Entenda quais são os sete pecados capitais do franchising e como evitá-los

(crédito: Assessoria)

Independentemente de crença ou religião, boa parte da população já ouviu falar sobre os sete pecados capitais. Talvez você não conheça todos de cabeça mas, ainda assim, consegue citar alguns. De forma geral, eles representam sete comportamentos básicos que trazem malefícios para a vida de quem os pratica, seja a nível ético, moral, prático ou — mais comum devido à sua origem religiosa — espiritual.

No franchising, não há igrejas nem deuses, mas alguns erros cometidos por franqueadores e franqueados podem, sim, ser comparados aos pecados originais. Antes de fazer um investimento na área de franquias, é necessário tomar cuidados. Em material exclusivo, Marcelo Cherto, CEO da Cherto Consultori, ensina como evitar os deslizes que podem levar à falência do negócio.

No geral, esses pecados estão relacionados a sensações universais, às quais todos nós estamos suscetíveis. São elas: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba. Os pecados podem ser vistos como a contraparte das virtudes, qualidades que constituem bons indivíduos, como humildade, generosidade, empatia, etc.

1 – Ira

No mundo das grandes corporações, as relações tendem a ser mais racionais, havendo pouco espaço para a ira. Mas, no mundo do franchising, a coisa é um pouco diferente, pois os franqueados são um grupo formado, em sua maioria, por empresários com pouca experiência. Para Cherto, nesse contexto, as emoções estão sempre muito presentes.

"A maioria dos negócios no mundo do franchising foi construída com muito sacrifício e dedicação. Então, as relações tendem a ser próximas entre o franqueador e franqueados, especialmente no início da rede.
Cuidar dessa relação é dever das duas partes. Uma relação entre franqueadores e franqueados que seja baseada em mentiras é certamente uma relação de curto prazo. Mas não é preciso que haja mentira para que ocorra a quebra de confiança. Basta que a comunicação entre as partes seja ruim", explicou o especialista.

Segundo o CEO, se a comunicação entre franqueadores e franqueados não é bem feita, fica a margem para interpretações erradas. Então, é fundamental que as expectativas de ambas as partes sejam muito claras e, assim, a raiva – algo que eclode normalmente quando as expectativas estão desalinhadas – não se sobreponha à razão.

2 – Gula

A característica básica do pecado da gula é o consumo compulsivo, excessivo. De acordo com Cherto, no franchising, a gula quase sempre está centrada na ânsia de crescer rapidamente, de ampliar o número de franquias custe o que custar. "Numa rede com uma franqueadora gulosa, o crescimento tende a ser desordenado e pode se mostrar insustentável", explica.

"Mas é importante observar que esse pecado pode acometer tanto o franqueador como o franqueado. Quando vê que a sua operação está crescendo, a tendência é que o franqueado também queira acelerar esse crescimento, e é aí que mora o perigo", ressalta o CEO.

Nesse tipo de situação, Cherto afirma que é comum que o franqueado que está indo muito bem com sua unidade acabe adquirindo novas franquias, sejam da mesma rede ou mesmo de outras marcas. "Se as coisas vão dando certo, ele já sai abrindo mais três, quatro, cinco negócios simultaneamente, sem se estruturar adequadamente. E, muitas vezes, nesse momento de gula, de querer fazer e acontecer, acaba atropelando processos e enfraquecendo as suas operações, colocando-as em risco".

3 – Soberba

A soberba é o pecado original de onde vêm todos os outros pecados. Envolve os sentimentos de arrogância, presunção e vaidade e leva ao orgulho desmedido e ao egocentrismo. Segundo o CEO, a soberba é comum nas grandes corporações, em que certos executivos em cargos mais altos parecem acreditar que são verdadeiros deuses.

"Infelizmente, o mundo do franchising não está livre desse pecado, o que é um contrassenso. Afinal, o sistema de franquias é baseado em parcerias e relações de troca. Por isso, franqueadores e franqueados prepotentes devem pensar muito bem se estão no negócio. Qualquer relação entre duas partes onde uma acha que é a dona da verdade – e acredita que a opinião da outra não precisa ser considerada – está fadada ao fracasso", observa Cherto.

4 – Avareza

Quando se pensa no pecado da avareza, imagina-se uma pessoa velha sozinha, contando suas moedas e guardando com todo o cuidado a sua riqueza. O desejo excessivo por riqueza, pelo acúmulo de bens, pode virar um vício.

Para Cherto, também é assim no mundo dos negócios, onde o dinheiro sempre presente facilita o aparecimento desse tipo de sentimento e promove o isolamento de certas pessoas. "No sistema de franquias, o pecado da avareza é mortal. Para que uma rede de franquias tenha sucesso, é preciso que os dois lados, tanto franqueador como franqueado, saiam ganhando", diz.

"A avareza é uma questão bastante delicada, porque existe um limiar entre você pagar o preço justo por um produto ou insumo e subvalorizar aquilo que se está pagando. No franchising, franqueados e franqueadores avarentos não conseguem crescer muito. Achar que, pagando mal funcionários e fornecedores, obterão maiores lucros, é uma grande ilusão", pontua.

De acordo com o CEO, quem pensa assim está impedindo o crescimento da própria empresa. "Afinal, o negócio só cresce se for bom para todos os stakeholders, para todos os que, de alguma forma, participam dele. Pensar pura e simplesmente no lucro é condenar a sua rede ao fracasso".

5 – Inveja

Segundo Cherto, um franqueado nunca deve enxergar como concorrente um integrante da mesma rede. "Os franqueados são como soldados que lutam sob uma mesma bandeira. Devem unir suas forças e lutar juntos contra os verdadeiros concorrentes e não desperdiçar energia lutando uns com os outros", afirma.

"E isso vale também para o franqueador que tem franqueados muito bem-sucedidos – sim, porque há casos em que o franqueador tem inveja dos próprios franqueados. Muitas vezes, o que ocorre é o franqueador não aceitar que o franqueado possa ganhar mais dinheiro que ele próprio, franqueador", explica.

Para o CEO, na relação entre franqueadores e franqueados, a inveja pode aparecer se os dois estiverem em momentos diferentes de prosperidade. "A inveja leva o empresário a dar mais atenção ao negócio do outro do que ao próprio empreendimento. E essa é uma forma muito eficiente para fazer com que um negócio dê errado", diz. 

6 – Luxúria

O desejo e as tentações da busca pelo prazer – o pecado da luxúria – no mundo dos negócios estão relacionados à realização profissional por meio de riquezas materiais. Cherto pontua que o sucesso pode inebriar e criar a necessidade de exibi-lo a todos ao redor, o que pode levar à ostentação por meio de carros caros, joias e escritórios luxuosos.

"No franchising, tudo o que puder passar a ideia de abundância excessiva acaba servindo à luxúria. O pecado da luxúria manifesta-se quando o franqueador e o franqueado tentam mostrar aos outros aquilo que eles não são. E o que acontece, muitas vezes, é que o sujeito – tanto o franqueador como franqueado – está muito rico, e o negócio está muito pobre", declara.

O CEO explica que muitas vezes, essa pessoa ganha mais dinheiro do que o que tinha planejado e acaba criando um padrão de vida mais alto do que aquele negócio pode gerar, até mesmo porque os negócios podem enfrentar os altos e baixos da economia – ou mesmo daquela determinada empresa ou segmento.

7 – Preguiça

Cherto ressalta que no mundo do franchising, esse cenário se estabelece na acomodação, seja do franqueado, seja do franqueador. Em alguns casos, a preguiça aparece quando a rede alcança a liderança de mercado. "Afinal, depois do longo e duro caminho para chegar lá, nem sempre é fácil fugir da zona de conforto", diz.

Segundo o CEO, a preguiça pode surgir do franqueador, quando ele acredita poder deitar-se no berço esplêndido do sucesso e deixar de inovar. "Quando ele crê que o padrão de excelência foi alcançado e que, dali para a frente, é só tocar o barco, sem maior esforço. Hoje, o mercado exige mudanças constantes, mas há empresários bem-sucedidos que se acomodam, perdem de vista as necessidades reais ou percebidas de seus clientes e deixam de fazer aquilo que efetivamente tem que ser feito a cada momento" ressalta.

"Quando você lidera uma franqueadora ou quando investe numa franquia, o que acontece em todas as áreas do negócio depende do seu parecer final e do seu estilo de liderança – e liderar requer esforço, requer energia. Como é que uma equipe vai seguir um líder preguiçoso?", questiona.

Para o especialista, se seus franqueados ou seus funcionários perceberem que tudo pode ser adiado, certamente não irão se esforçar para cumprir prazos e metas. "E, com a cultura do 'deixa para depoi', do 'deixa que eu deixo', seu negócio estará condenado a dar errado", pontua.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.


Football news:

<!DOCTYPE html>
Kane on Tuchel: A wonderful man, full of ideas. Thomas in person says what he thinks
Zarema about Kuziaev's 350,000 euros a year in Le Havre: Translate it into rubles - it's not that little. It is commendable that he left
Aleksandr Mostovoy on Wendel: Two months of walking around in the middle of nowhere and then coming back and dragging the team - that's top level
Sheffield United have bought Euro U21 champion Archer from Aston Villa for £18.5million
Alexander Medvedev on SKA: Without Gazprom, there would be no Zenit titles. There is a winning wave in the city. The next victory in the Gagarin Cup will be in the spring
Smolnikov ended his career at the age of 35. He became the Russian champion three times with Zenit

3:14 ‘Precisa suprimir artigo’, aponta Ibram sobre reforma tributária
3:12 A Fazenda 15: Lucas vence Prova do Fazendeiro e escapa da Roça
2:58 Ataques a tiros deixam 22 mortos e dezenas de feridos nos EUA (CNN)
2:56 Ao menos 22 mortos e 60 feridos por atirador em cidade do Maine, nos EUA
2:37 Romero marca, Corinthians supera Cuiabá em jogo tenso e se afasta da degola no Brasileirão
2:22 Abel defende e elogia Breno Lopes após goleada sobre o São Paulo: ‘Fui injusto com ele’
2:15 Dorival vê São Paulo dependente de Pablo Maia e admite partida ‘brilhante’ do Palmeiras
1:37 Ministério da Cultura lança Política Nacional Aldir Blanc
1:35 Cruzeiro faz 3 a 0 no Bahia e se distancia da zona de rebaixamento do Brasileirão
1:31 Rússia e EUA vetam resoluções rivais na ONU
1:29 Quina: aposta de BH fatura sozinha prêmio de mais de R$ 13 milhões
1:17 Eliziane entrega relatório da CPMI do 8/1 ao TCU, cujo presidente promete ir atrás de culpados
1:07 Palmeiras humilha São Paulo, aplica goleada e volta a vencer no Allianz Parque pelo Brasileirão
1:01 Deputadas de MG voltam a ser ameaçadas após parlamentar questionar escolta
0:54 Reduto de 16 mil promotores e procuradores elege seu novo presidente
0:48 Presa por matar idosa no RJ é 'filha de consideração' da vítima, diz polícia
0:47 Câmara aprova texto-base da taxação de offshores com 323 votos
0:36 Red Bull Bragantino é derratado pelo Atlético-MG e perde chance de se aproximar do Botafogo
0:35 Larissa Manoela teria ignorado convite para o ‘Teleton’ por estar chateada com o SBT, diz colunista
0:29 Senado aprova desoneração da folha até 2027; texto vai à sanção de Lula
0:07 Deputados lançam frente para implantar escolas cívico-militares em SP
23:58 Marcelo Fernandes tem retorno de trio e força máxima para tentar acabar com má fase do Santos
23:55 Jucielen Romeu garante lugar no pódio do boxe no Pan de Santiago e vaga na Olimpída de Paris
23:46 Etcheverry elimina Murray e vai às quartas de final no ATP da Basileia
23:44 Horóscopo do dia: confira as previsões para todos os signos nesta quinta-feira, 26
23:44 Senado aprova desoneração da folha de pagamentos; texto vai à sanção
23:39 Enem 2023: veja 12 possíveis temas da redação deste ano
23:37 Iza diz esperar fatura do cartão de crédito virar antes de gastar R$ 800 e web detona: ‘Zombando de pobre’
23:30 Ladrão anuncia assalto, mas é surpreendido e apanha de frentista
23:18 Demissões na GM atingem 1,2 mil trabalhadores, segundo sindicatos
23:15 Acapulco segue incomunicável após passagem de furacão Otis
23:15 Forças dos EUA enfrentam escalada de ataques no Iraque e na Síria
22:57 Rico Melquiades diz ter recorrido a remédios para dormir após onda de críticas na web
22:57 Confira os resultados da Dupla Sena 2558 e da Lotofácil 2938 desta quarta-feira (25/10)
22:55 Israel barra entrada de representantes da ONU
22:55 Policial militar atira em fisiculturista durante briga por causa de manga
22:50 EUA: menor volume de empréstimos pode prejudicar negócios de consultoras de crédito
22:48 Flávio Amary, ex-secretário da habitação de SP, assume a presidência da Fiabci
22:43 Petróleo fecha em alta com mercado de olho na guerra Israel-Hamas
22:32 Seis pessoas ficam feridas após casa pegar fogo, em área rural de Ceilândia
22:31 Aliado de Trump é eleito líder da Câmara dos EUA
22:31 Biden coloca em dúvida contagem de mortos palestinos
22:27 Presidente da China exalta nova associação estratégica com Colômbia ao receber Petro
22:22 Filho de Hortência, João Victor conquista a prata no hipismo adestramento do Pan de Santiago
22:15 Conselho de Segurança rejeita duas novas resoluções sobre guerra Israel-Hamas
22:12 Mais de 500 mamíferos marinhos morrem de gripe aviária no sul do Brasil
22:08 GS1 Brasil será homenageada em sessão solene, no Senado
22:04 Rita Serrano deixa presidência da Caixa Econômica Federal
21:59 City vence com 2 gols de Haaland em sua visita ao Young Boys e lidera na Champions
21:47 Barcelona vence Shakhtar (2-1) e segue 100% na Champions
21:45 Após Gusttavo Lima revelar vício: veja famosos que são fumantes e você não sabia
21:42 Mike Johnson, um ultraconservador em plena ascensão nos EUA
21:31 Aliado de Trump é eleito no líder da Câmara dos EUA
21:29 Rebeca Andrade ganha seu 2º ouro no Pan na trave de equilíbrio; Flávia Saraiva é prata
21:11 Taxas de juros zeram alta e fecham com viés de baixa com expectativa de PL dos fundos e IPCA-15
21:09 Biden diz que Israel deve fazer ‘todo o possível’ para proteger civis
21:04 Filho acusado de matar médico é absolvido em julgamento
21:01 Caminhoneiro morre após pular de carreta em capotamento na DF-150
21:01 ONU rejeita resoluções dos EUA e da Rússia sobre conflito
21:01 Hamas, Jihad Islâmica e Hezbollah se reúnem no Líbano
21:01 ‘Influenciadora do tráfico’ é morta a tiros no Chile
20:59 Jovem é pego usando o ChatGPT em vestibular de medicina
20:55 Ibaneis Rocha toma posse no Conselho da Federação, presidido por Lula
20:42 Ministra da Saúde confirma retomada da obra do Centro de Radioterapia de Roraima
20:38 Lucro da Whirlpool cai para US$ 83 milhões no 3º trimestre
20:32 Melhorias nos serviços da cidade demandam investimentos em tecnologia
20:31 Na Argentina, conservadora declara apoio a ultradireitista
20:31 O temor de que o barril de pólvora exploda no Oriente Médio
20:26 Influencer, ativista, trans e PCD: conheça Leandrinha Du Art, que rebateu críticas após viralizar com pedido de namoro
20:17 Lira é o verdadeiro presidente do Brasil
20:13 Lula demite Rita Serrano, presidente da Caixa Econômica
20:12 João Victor Oliva é prata no hipismo adestramento do Pan
20:03 Luis Nassif e jornalistas participam de painel sobre Lava Jato nesta quinta (26), na USP
19:54 ‘Não defendo intervenção, mas precisamos das forças federais’, diz Paes
19:51 Viviane Jungblut conquista bronze nos 1.500m livre no Pan; chilena Köbrich leva 6ª medalha aos 38 anos
19:51 Ministros latinos costuram às pressas proposta comum para a COP28
19:49 Influenciadora Leandrinha Du Art rebate críticas após fazer pedido de namoro e assumir relacionamento
19:46 Confiança do consumidor atinge menor nível desde junho, aponta FGV
19:44 Biden insta novo presidente da Câmara a votar ajuda a Israel e Ucrânia
19:43 Brasil tem casos de falsificação de Ozempic; veja lotes
19:34 Ocidente já percebeu que solução de dois estados não pode ser adiada, diz Gherman sobre Israel-Palestina
19:34 É hora de Lula se preparar para a maior luta da história do país, por Luís Nassif
19:31 Senado da Rússia aprova revogação de tratado que bane testes nucleares
19:30 Grátis: Rolê Ticket celebra o Dia da Cultura com 50 atrações em 14 espaços de SP
19:22 Acapulco segue incomunicável após passagem do furacão Otis
19:15 Feyenoord vence Lazio (3-1) em casa e é líder provisório do Grupo E da Champions
19:13 Lula compara situação no Rio com Faixa de Gaza
19:13 Falso Desenrola, Pix 'fantasma' – o que fez os golpes terem quadruplicado Brasil?
19:10 Remédio para emagrecimento Ozempic sofre falsificações, veja lotes
19:09 Jovem rouba celular de idosa, filma a própria fuga e apanha de moradores; VÍDEO
19:01 ++ Israel se prepara para entrar em Gaza, diz Netanyahu ++
19:01 Erdogan pede cessar-fogo, critica Israel e exalta Hamas
19:00 Ministros latino-americanos costuram às pressas proposta comum para COP28
18:59 Dívida pública federal tem queda de 3% em setembro e soma R$ 6,075 tri
18:55 Gusttavo Lima revela vício e diz que já teve crises de abstinência
18:50 Black Friday 2023: aumentam buscas por Whey, produtos para pets e lazer
18:47 51% das crianças menores de 6 meses do DF estão em aleitamento materno
18:46 MC Cabelinho é flagrado com ex-participante de reality e levanta rumores de novo affair
18:38 VÍDEO: Mãe e filho autista celebram aprovação em 1º lugar em colégio militar
18:35 Violência no Rio: ‘Parecia a própria Faixa de Gaza’, diz Lula ao debater medidas para o Estado