Cientistas climáticos que desmontam teorias conspirativas estão a ser perseguidos

Uma aliança de teóricos da conspiração, libertários e grupos conservadores - alguns com ligações aos combustíveis fósseis – perseguiram investigadores que forneceram verificações de factos utilizadas para contrariar desinformação que circula em redes como o Facebook e o TikTok.

Foto

Cientista climático Doug MacMartin foi surpreendido com um processo após um trabalho de verificação de factos Jim McAuley/Bloomberg

Os cientistas climáticos muito activos nas redes sociais têm agora algo mais com que se preocupar para além do aumento da temperatura global.

Uma aliança de teóricos da conspiração, libertários e grupos conservadores alguns com ligações aos combustíveis fósseis – perseguiram investigadores que forneceram verificações de factos utilizadas para contrariar desinformação que circula em redes como o Facebook e o TikTok.

Os investigadores do clima, que muitas vezes se oferecem como voluntários, têm enfrentado processos judiciais destinados a drenar recursos e dissuadir este trabalho de combate à desinformação. Estes cientistas também têm recebido um volume enorme de pedidos de informação das instituições públicas que os empregam. [A legislação em causa a Lei de Liberdade de Informação ou, na sigla inglesa, FOIA (Freedom of Information Act) obriga a desclassificar e a tornar pública muita documentação anteriormente reservada, classificada ou não divulgada.]

Esta ferramenta é frequentemente utilizada por jornalistas para investigar agências públicas. Os investigadores dizem que os registos públicos que são divulgados como resultado dos pedidos são, por vezes, utilizados para desafiar ou difamar – o seu trabalho. Em última análise, destinam-se a amordaçá-los.

“Fazem questão de ir atrás dos verificadores de factos porque, para além de pararem com a regulamentação, também querem impedir ou desencorajar os cientistas climáticos de fazer coisas que possam educar o público”, disse Lauren Kurtz, directora executiva do Fundo de Defesa Jurídica da Ciência Climática.

A organização de Kurtz fornece assistência jurídica aos investigadores. E, dizem, 2022 foi o ano mais movimentado até agora.

Doug MacMartin é apenas um dos beneficiários do fundo. No Outono passado, enquanto fazia malabarismos para lavar a loiça e entreter o seu filho recém-nascido em casa, cheio de manchas de vómito na camisa, um estranho tocou à campainha e entregou-lhe um processo judicial.

O queixoso, Dane Wigington, gere uma página chamada GeoEngineering Watch, que se dedica a expor “engenharia climática global”, ou o uso de tecnologias para alterar os sistemas climáticos. Wigington fez um documentário repleto de teorias conspiratórias, chamado The Dimming, sobre o mesmo tema. Entre as suas afirmações está a de que os rastos de condensação deixados pelos aviões eram, na realidade, produtos químicos perigosos a serem libertados por ordem do Governo para mitigar o aquecimento global.

MacMartin descreveu o documentário como “pura fantasia” no site de verificação de factos Climate Feedback. Tanto o TikTok como o Facebook usam a página para avaliar o rigor dos conteúdos sobre ciência publicados naquelas redes.

Wigington afirma que os comentários de MacMartin levaram o Facebook a limitar a visibilidade do seu documentário, restringindo o seu alcance e a quantidade de receitas que gerou. Ele pediu a MacMartin – e não ao Facebook ou ao Climate Feedback - 75000 dólares (um valor semelhante em euros) pelos “danos” causados.

O cientista Doug MacMartin foi processado por Dane Wigington, que gere uma página chamada GeoEngineering Watch Jim McAuley/Bloomberg

“Senti sobretudo incredulidade”, recorda MacMartin. “Um pouco de choque combinado com uma reacção de ‘simplesmente não tenho tempo para isto'”.

Os investigadores têm sido atingidos por processos judiciais e pedidos da Lei da Liberdade de Informação dos seus empregadores públicos, que requisitam registos volumosos de informação, que depois são utilizados, por vezes fora do contexto, para minar o próprio trabalho dos verificadores de informação, garantem.

Em pouco mais de uma década, o grupo de Kurtz ajudou 240 investigadores a defenderem-se de processos judiciais e de outros tipos de desafios dos opositores. Isto inclui dezenas que envolvem a luta contra o que eles acreditam serem pedidos de registos públicos destinados à intimidação, de acordo com Kurtz. O fundo normalmente ajuda cerca de 40 cientistas por ano. Em 2022, foram apoiados 35 cientistas.

Os pedidos de registos públicos, e os dados que por vezes revelam, têm sido uma ferramenta-chave para ambas as partes na questão das alterações climáticas, utilizada para responsabilizar as empresas de serviços públicos, mas também pelos cépticos do clima para extrair informações que possam desacreditar um cientista do clima.

Daniel Swain, um cientista climático da Universidade da Califórnia (UCLA) que fala com frequência sobre incêndios e secas no Oeste dos Estados Unidos, recordou a própria experiência frustrante ao lidar com um pedido de registos públicos. Um grupo chamado Energy Policy Advocates enviou um pedido de registos à UCLA em busca de e-mails, mensagens de texto e mensagens privadas encriptadas relacionadas com uma verificação de factos elaborada por Swain e outros.

Tratava-se de uma crítica do livro Unsettled: What Climate Science Tells Us, What It It Doesn't, and Why It Matters, de Steven Koonin, subsecretário para a ciência no Departamento de Energia sob a direcção do Presidente Barack Obama, para o periódico Wall Street Journal.

Swain tentou contestar o pedido recorrendo a um advogado universitário, queixando-se da “intenção presunçosa de interromper a investigação primária e as actividades de divulgação, inundando os cientistas climáticos com pedidos”. Um representante do departamento de registos, embora compreensivo, respondeu que as motivações dos requerentes eram irrelevantes e que estavam obrigados por lei a fornecer a informação.

“Passo noites e fins-de-semana a compilar e rever milhares e milhares de e-mails porque estes pedidos são extremamente amplos”, disse ele. “Em alguns casos, são essencialmente vagos. Estão a perguntar sobre múltiplos anos, múltiplas palavras-chave e múltiplas plataformas”.

Swain, que recebe regularmente ameaças de morte e mensagens de ódio, disse que está suficientemente seguro no seu trabalho para continuar a falar contra o que acredita serem falsas alegações climáticas. Mas ele disse que nem todos têm esse luxo.

“Penso que algumas pessoas vêem isto como: ‘Porque é que eu iria voluntariamente tornar isto mais difícil para mim?” disse ele.

Emmanuel Vincent, um cientista climático francês que dirige o Climate Feedback com sede em Paris, disse que investigadores voluntários e membros do pessoal pago que realizam verificações de factos recebem diariamente emails desagradáveis.

O Climate Feedback é contratado pelo Facebook e pelo TikTok para aconselhar quando um post deve ser removido ou parcialmente bloqueado, parte de um esforço mais amplo para refrear a propagação de informações falsas. O grupo sem fins lucrativos está envolvido em dois processos judiciais de sujeitos das suas verificações de factos, disse.

No início deste ano, por exemplo, a organização foi processada pelo jornalista libertário John Stossel, que procura obter mais de dois milhões de dólares (o mesmo valor em euros) e co-réu Meta Platforms. Entre as alegações de Stossel está o facto de o Facebook ter limitado a visibilidade do seu vídeo sobre os incêndios florestais de 2020 na Califórnia chamado “Government Fueled Fires” porque os verificadores de factos do Facebook e do Climate Feedback “falsamente atribuíram a Stossel uma alegação que ele nunca fez, e nessa base assinalaram o conteúdo como ‘enganoso’ e ‘contexto em falta'”, de acordo com o processo judicial.

Numa entrevista, Stossel rejeitou a ideia de que o processo iria intimidar os cientistas. Em vez disso, ele disse que se concentrava em forçar o Facebook a reconsiderar os rótulos que tinha colocado nos seus vídeos. Stossel disse que parte dos seus honorários legais estava a ser financiada por indivíduos ricos, mas recusou-se a revelar nomes. “O Climate Feedback é um grupo activista que quer que as pessoas fiquem histéricas acerca das alterações climáticas”, disse ele.

Entre os grupos que mais pedidos de registos públicos e processos judiciais apresentaram estão os Energy Policy Advocates, que pediram os registos de Swain, e um grupo relacionado, Government Accountability and Oversight. Eles possuem os acrónimos EPA e GAO, os mesmos utilizados pela Agência de Protecção Ambiental e pelo Government Accountability Office.

De acordo com os seus websites, as duas organizações trouxeram centenas de pedidos de registos de acesso público a agências e universidades públicas que empregam cientistas climáticos, incluindo alguns que ajudaram a realizar verificações de factos sobre o Climate Feedback.

O Government Accountability and Oversight afirma no seu website que procura educar o público, utilizando leis litigiosas e registos abertos, sobre a utilização de recursos públicos para promover uma agenda específica sobre política ambiental e energética. O seu co-fundador, Christopher Horner, é autor de livros como Red Hot Lies: How Global Warming Alarmists Use Threats, Fraud and Deception to Keep You Misinformed.

Tanto Horner como a sua organização estão ligados ao sector da energia. Horner recebeu pagamentos da companhia de combustíveis Alpha Natural Resources, e a Government Accountability and Oversight recebeu pelo menos 300 mil dólares (valor semelhante em euros) da companhia mineira Murray Energy, de acordo com os pedidos de falência. O pagamento à Government Accountability and Oversight foi previamente comunicado pela Intercept.

A Alpha Natural Resources recusou-se a comentar, ao passo que a Murray Energy não respondeu a um pedido de reacção. A Government Accountability and Oversight forneceu aos Defensores da Política Energética, com os quais partilha um oficial principal, pelo menos 40.000 dólares em financiamento nas suas fases iniciais.

Um dos membros do conselho dos Defensores da Política Energética, Michael Gardner, é um advogado que trabalhou para várias empresas mineiras de carvão, de acordo com o seu website.

(Os Energy Policy Advocates também procuraram registos públicos com referências a Mike Bloomberg, o fundador da Bloomberg News, relacionados com o financiamento filantrópico de cargos em procuradorias gerais do estado para combater acções que minam as alterações climáticas, energia limpa e protecção ambiental. Um representante da Bloomberg recusou-se a comentar).

Rob Schilling, director executivo da Energy Policy Advocates, disse que a sua organização se concentra no que dizem os registos públicos. Mais precisamente foca-se na “forma como certos actores estão a utilizar a confiança do público e o dinheiro do público”.

Mesmo método da Greenpeace?

“Pensamos que o público merece saber como é que o governo veio a ser utilizado para atender a uma determinada agenda”, disse Schilling num e-mail. O Greenpeace utiliza métodos semelhantes, disse, acrescentando que o trabalho dos Defensores da Política Energética é modelado segundo o grupo ambiental. Ele recusou-se a responder a outras questões apresentadas pela Bloomberg.

Horner não respondeu a um pedido de comentários.

Reagindo à observação de Schilling, Tim Donaghy, gestor de investigação da Greenpeace USA, disse: “Quer tenham copiado ou não os nossos métodos ligados à Lei de Liberdade de Informação, com certeza passaram ao lado da ciência básica”.

“É absurdo que se comparem ao Greenpeace - estamos a tentar proteger as pessoas e o planeta”, disse ele. “Eles estão a tentar apoiar uma indústria moribunda”.

Koonin, cujo trabalho foi criticado por Swain e outros, já acusou anteriormente os verificadores de factos do Climate Feedback de suprimir a discussão aberta. Ele disse que Swain e outros criticaram o seu trabalho com base numa crítica do Wall Street Journal, e não o livro em si.

“A verificação dos factos foi um trabalho bastante descuidado, indigno de um grupo de académicos superiores”, disse ele num e-mail, acrescentando que não conhecia os Defensores da Política Energética ou a Responsabilização e Supervisão do Governo.

Peter Neff, professor assistente de investigação na Universidade do Minnesota, mais conhecido como Icy Pete para os seus 195 300 seguidores no TikTok, descobriu que os Defensores da Política Energética tinham pedido registos públicos enquanto estava de férias com a sua família no ano passado. Neff, um voluntário de verificação de factos na Climate Feedback desde 2016, disse ter recebido instruções para partilhar todas as suas trocas de mensagens realizadas no ano passado mencionando Emmanuel Vincent.

Neff não tinha nenhum e-mail explosivo para partilhar. Mas ele disse que outros cientistas tomam frequentemente posições contrárias quando debatem com colegas - exactamente o tipo de coisas que podem ser retiradas do contexto e utilizadas contra eles.

“Basta fazer-nos pensar duas vezes sobre a forma como interagimos com o público, como se estivéssemos a assumir uma responsabilidade pessoal potencialmente por apenas falar sobre aquilo em que somos especialistas”, disse ele.

Pela sua parte, MacMartin passou 10 meses a lutar com o processo judicial de Wigington, mas recentemente recebeu algumas boas notícias. A 1 de Setembro, um juiz do tribunal federal da Califórnia rejeitou o caso de Wigington.

Wigington disse que planeia recorrer.


Football news:

<!DOCTYPE html>
Kane on Tuchel: A wonderful man, full of ideas. Thomas in person says what he thinks
Zarema about Kuziaev's 350,000 euros a year in Le Havre: Translate it into rubles - it's not that little. It is commendable that he left
Aleksandr Mostovoy on Wendel: Two months of walking around in the middle of nowhere and then coming back and dragging the team - that's top level
Sheffield United have bought Euro U21 champion Archer from Aston Villa for £18.5million
Alexander Medvedev on SKA: Without Gazprom, there would be no Zenit titles. There is a winning wave in the city. The next victory in the Gagarin Cup will be in the spring
Smolnikov ended his career at the age of 35. He became the Russian champion three times with Zenit

2:18 Portugal ocupa 10.º lugar na UE em número de artigos científicos publicados
1:41 Mealheiro com 11 moedas do século XVI encontrado em obras na muralha de Évora
1:00 Um facto, duas dedicatórias
1:00 A psicologia, a persuasão e o consumo
1:00 Construção de habitação social: uma prioridade para o Funchal
0:32 Açores registam perto de 450 mil dormidas em alojamentos turísticos em setembro
0:30 Greve de atores de Hollywood em novo impasse
0:30 Luisinha Oliveira pode estar a viver momento delicado na relação
23:31 Os lucros que voam na TAP
23:30 A saúde como nunca esteve
23:27 'Mar e Serra' promoveu workshop de pesca desportiva no Porto Santo
23:20 Ex-jogadores confiam em resposta forte do Benfica após desaire na 'Champions'
23:18 Ex-jogadores confiam em resposta forte do Benfica após desaire na Liga dos Campeões
23:16 Parlamento do leste da Líbia exige saída de embaixadores apoiantes de Israel
23:08 "Roubam o nosso sangue sem sequer sabermos": Cientista deixa-se morder por percevejo 
22:59 Abusos na Igreja: Grupo Vita enviou 14 denúncias para a Procuradoria-Geral da República
22:57 Chega vai convidar Marcelo Rebelo de Sousa para as suas jornadas parlamentares sobre a saúde
22:49 11 milhões de LEDs, mercados e "a maior árvore do planeta": Vigo prepara Natal em grande
22:43 Novo sismo de magnitude 2,1 na escala de Richter sentido na ilha Terceira
22:18 Furacão Otis deixa rasto de destruição no México
22:13 Jason Kelce preocupado com a segurança do irmão devido à atenção mediática do romance com Taylor Swift
21:58 Sismo de magnitude 2.1 na escala de Richter sentido na ilha Terceira
21:56 Dois polícias demitidos por detenção do atleta português Ricardo dos Santos
21:56 Benfica celebra 20 anos do Estádio da Luz com inauguração do 'mural dos campeões'
21:52 OMS insta Hamas a libertar reféns por razões "humanitárias e de saúde"
21:51 Guerra Israel-Hamas: líderes tentam consenso sobre "pausas" para que ajuda humanitária chegue a Gaza
21:28 Madeira mantém oito percursos classificados encerrados
21:21 Medina só respondeu a metade das perguntas dos deputados: o pior registo do Governo
21:19 Afaf Ahmed, jornalista palestiniana: “Os jornalistas em Gaza são melhores do que a maioria dos ocidentais, que estão a distorcer a verdade”
21:13 No enorme plano da Europa para a energia eólica, cidadãos ficam esquecidos
21:09 Sócio nº 1 sai de sindicato médico por ser contra luta “à custa dos doentes”
21:00 Saiba tudo sobre os voos directos para Caracas
20:46 Governo anuncia fusão da Transtejo e Soflusa até final do ano
20:42 Família despejada em Arroios vai passar a noite num Alojamento Local
20:41 Rúben Amorim prevê "jogo de encaixe" na Polónia
20:22 Francisco Lobo Faria foi o convidado Clube de Leitura da Biblioteca Municipal do Funchal
20:19 Guterres: o salto em frente
20:09 Sporting tem de vencer Raków para manter ambições
20:04 Biden diz não ter exigido que Netanyahu adiasse ofensiva terrestre a Gaza
20:03 'Barça' faz o pleno em três jornadas e fica perto de ganhar Grupo H
20:02 Direcção do PSD vai poder escolher até dois terços dos candidatos a deputados
20:00 Mercados à espera que 'falcões' do BCE aceitem pausa na subida dos juros
20:00 Mais um Conselho Europeu de guerra, agora voltado para o Médio Oriente
19:59 Pepe torna-se o jogador de campo mais velho a jogar na Champions
19:51 Governo quer aumentar remunerações médias mensais base dos militares em 20% até 2026
19:46 PSD passará a ter uma convenção antes das eleições directas de escolha do líder
19:44 Netanyahu admite que também deve ser responsabilizado por ataque do Hamas
19:41 Representante da República recusa entregar cópias dos acordos entre PSD, CDS e PAN
19:34 Ministra irá à AR explicar falta de estatutos da agência das migrações, mas só em Dezembro
19:32 Falta de efetivos agrava-se: Exército sem pessoal para combater ratos e baratas
19:31 Alguns homens não têm espermatozóides. A razão está numa minúscula proteína
19:30 Mulher de 64 anos desaparecida em Oliveira de Azeméis
19:27 "O Cristiano não é igual aos outros": Ronaldo comenta bom momento de forma
19:25 Coreia do Norte encerra embaixada em Angola
19:25 As consequências (reais e confirmadas) das mudanças climáticas na nossa saúde
19:24 Huthis do Iémen dizem que "não ficarão de braços cruzados" face a "genocídio em Gaza"
19:21 Operação terrestre massiva em Gaza seria "um erro"
19:18 Sindicato de professores nos Açores diz que escolas não têm dinheiro para despesas correntes
19:18 Angola exportou mais de 96 milhões de barris de petróleo no terceiro trimestre
19:12 Ultraconservador Mike Johnson eleito líder da Câmara dos Representantes dos EUA
19:10 Governo moçambicano interdita pesca de camarão durante quatro meses
19:03 Jovem consegue vaga para estudar em Oxford depois de ser sem-abrigo
19:01 Militares ajudam a limpar levadas e caminhos no Porto Moniz
18:53 Alberto João diz que Guterres é uma "nulidade gritante" na ONU
18:38 PS apoia posições de Guterres e critica “más interpretações” e política de “barricada”
18:34 Protecção Civil realiza questionário aos bombeiros voluntários para conhecer realidade
18:30 Israel acusa Guterres de “falta de clareza moral” e recusa cessar-fogo
18:28 2,5 milhões de euros até 2027 para financiar novos cursos na área tecnológica
18:27 IL acusa Guterres de afundar ONU no pântano e retirar capacidade de mediar conflito
18:26 IL acusa Guterres de afundar ONU no pântano e lhe retirar capacidade de mediar conflito no Médio Oriente
18:21 PSD diz que clarificação de Guterres sanou polémica mas houve uma frase "menos feliz"
18:20 PCP pede valorização dos trabalhadores da Administração Pública
18:15 Direção do PSD vai poder escolher até dois terços dos candidatos a deputados
18:12 A adaptação está atrasada na acção climática dos países europeus
18:09 Nove membros do clero e um leigo afastados por suspeitas de abusos sexuais a menores
18:08 Turistas identificados pela Polícia Florestal na vereda do Areeiro
18:08 Sismo de magnitude 2.2 na escala de Richter sentido na ilha Terceira
18:03 Ultraconservador aliado de Trump eleito líder da Câmara dos Representantes dos EUA
17:58 Proteção Civil avisa para chuva e vento fortes e agitação marítima no norte e centro
17:57 Regresso na defesa após longa ausência: Veja o onze do FC Porto para o jogo na Liga dos Campeões
17:56 Guterres teve posição “equilibrada” e de “bom senso”, dizem ex-ministros e embaixadores, mas há quem recomende “contenção”
17:51 Mike Portnoy regressa aos Dream Theater: novo álbum e digressão a caminho
17:48 BE repudia “ataque ignóbil” a Guterres e propõe que parlamento lhe manifeste solidariedade
17:47 Registados 33 casos de doença viral transmitida por mosquitos
17:46 GNR detém dez pessoas com doze mil doses de droga nos concelhos de Montemor-o-Velho, Soure e Coimbra
17:42 Sandro Tonali deverá enfrentar suspensão de dez meses devido ao escândalo de apostas ilegais em Itália
17:39 Universidade da Madeira foi a que “mais cresceu” proporcionalmente na colocação na 1.ª fase
17:37 Lucros da Jerónimo Martins aumentam 33%, para €558 milhões
17:37 Rede ciclável de Lisboa vai crescer 17 quilómetros e ter mais 19 ciclovias
17:33 Produção de vinho na Europa diminui depois de ano vitícola desafiante. Portugal é excepção
17:32 Quatro distritos do continente sob aviso laranja de chuva amanhã
17:31 Japão declara esterilização obrigatória de pessoas trans inconstitucional
17:30 Parlamento autoriza alteração da data da visita do Presidente da República à Moldova
17:23 "Dificuldades" não permitiram lista recheada de pilotos no Rally Madeira Legend
17:22 PSP está a preparar maior presença nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto
17:20 Como está e até onde irá a crise na habitação?
17:17 Moedas diz que apoio de 7 milhões de euros do município de Lisboa à Web Summit será menor "se houver menos gente"
17:17 “A Universidade da Madeira tem o financiamento de quem?”, questiona Calado
17:15 Mãe deixa duas crianças dentro de carro enquanto está num bar na Flórida
17:11 Ricardo Bonifácio protesta com a “falta de respeito” da tutela para com a UMa