Mudanças climáticas podem causar danos em alargamento de Balneário Camboriú, alertam especialistas; megaobra completa 1 ano

Elevação do nível do mar, alterações na biodiversidade e falta de estudos sobre efeitos da obra são apontados como problemas por estudiosos. Prefeitura diz que alargamento é estável e planeja mais trabalhos envolvendo vegetação e drenagem.

Por Joana Caldas, g1 SC

Há um ano a faixa de areia na Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, passou de 25 para 70 metros. A conclusão da megaobra ocorreu em 3 de dezembro de 2021, nove meses após o início dos trabalhos. Desde então, alguns episódios chamam a atenção no local, como os aparecimentos de “degraus” e lagoas.

Além disso, algumas etapas previstas para depois da obra de alargamento ainda não estão prontas. Entre elas, a ampliação do calçadão e o plantio de restinga, uma exigência do licenciamento ambiental da obra, o que preocupa geólogos.

O alargamento foi projetado com objetivos ambientais e turísticos. Segundo a prefeitura, a alteração vai permitir, além da proteção da orla contra o avanço das marés, a criação de espaços privilegiados para os moradores e os visitantes.

Neste marco de 12 meses após o alargamento, o g1 ouviu especialistas, que alertaram para a influência de mudanças climáticas na praia, principalmente em relação a elevação do nível do mar e alterações na biodiversidade local.

“A natureza resgata tudo o que é dela de novo, é uma questão de tempo. Se vão ser cinco, 20 anos, não se sabe”, resume o geólogo Juarês José Aumond.

Ele, que também é professor da Universidade Regional de Blumenau (FURB), ainda avalia que há a possibilidade de a água, com a elevação do nível do mar, passar por baixo do alargamento e chegar às bocas de lobo. (veja mais abaixo).

A prefeitura, no entanto, afirma que a obra está estável e que mais projetos são planejados para melhorar a infraestrutura urbana.

Mudanças climáticas

A elevação do nível do mar foi citada por Aumond e pelo professor de ecologia e oceanografia Paulo Horta, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), como uma situação preocupante globalmente, e que pode afetar a Praia Central.

“O nível do mar deverá aumentar em função do aquecimento global, do degelo dos glaciários. E todos esses grandes glaciares estão degelando, esse degelo de áreas continentais eleva nível do oceano. A água não cabe dentro da caixa oceânica e ela acaba transgredindo sobre a área continental”, declara Aumond.

Banhistas na Praia Central de Balneário Camboriú em 24 de novembro de 2022 — Foto: Patrick Rodrigues/NSC

Sobre a possibilidade de a água passar por baixo do alargamento, ele diz que “essa água vai migrar subterraneamente até a área litorânea, onde está a cidade. Vai migrar nas bocas de lobo, nos sanitários mais baixos”.

Tubarão aparece em praia de Balneário Camboriú em agosto de 2021

Os professores também se preocupam com a influência da obra na flora e fauna da praia. “Estamos mudando ecossistema marinho, começaram a aparecer tubarões”, diz Aumond. Ele se refere aos cerca de 30 animais vistos entre agosto e outubro do ano passado, durante as obras.

Paulo Horta completa que falta conhecimento sobre a real situação da biodiversidade do lugar. “Precisamos identificar os sistemas que foram perdidos com o engordamento, toda a flora comprometida nos costões. Essas formações podem ser restauradas, isso ajuda que a vida retorne com mais velocidade”.

“Não se sabe qual o tamanho do comprometimento porque os estudos não tiveram a necessária abrangência para as áreas adjacentes”, complementa Horta.

Meio ambiente

Um dos fatores para a elevação do nível do mar é o aquecimento global, afirmam os professores. “O CO2 [gás carbônico] é o grande provocador do efeito estufa.

Mudanças climáticas sempre ocorreram e foram processos naturais. Nestes 4,5 bilhões de anos da Terra, pela primeira vez uma única espécie está conseguindo mudar isso, provocando uma aceleração do aquecimento global”, diz Aumond.

Uma ação de aliviar esses problemas foi sugerida por Paulo Horta. “Plantando restinga, marisma, vegetação que vai segurar a areia e vai absorver gás carbônico”, resume.

Essa solução, do plantio de restinga, é uma exigência do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para dar o licenciamento ambiental à obra de alargamento.

Trabalhadores fazem plantio de restinga em projeto-piloto na Barra Sul, em Balneário Camboriú — Foto: PMBC/Divulgação

Um projeto-piloto de plantio de mudas de restinga foi feito na Barra Sul no meio do ano para que se possa verificar como a vegetação vai se comportar ao longo do tempo.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Maria Heloisa Lenzi, afirma que há 700 metros quadrados de plantio em 13 bolsões “para avaliar como será o desenvolvimento da restinga”.

Área de plantio de restinga em projeto-piloto na Barra Sul, em Balneário Camboriú — Foto: PMBC/Divulgação

Foram plantadas quatro espécies: Ipomea pes-caprae (pé-de-cabra), Blutaparon portulacoidesHydrocotyle bonariensis (erva-capitão) e Panicun racemosum (capim-das-dunas). “Todas são espécies de restinga herbácea que não crescem mais do que alguns centímetros”, diz a secretária.

“As mudas estão se desenvolvendo bem e estão sendo monitoradas pela empresa responsável e pela SEMAM [Secretaria Municipal do Meio Ambiente]. Sempre que necessário, estão sendo replantadas”, afirma.

O plantio no restante da orla, porém, será feito após a reurbanização (veja mais informações abaixo) da Praia Central, confirma a secretária.

Sobre estudos relacionados à biodiversidade, Lenzi diz que houve programa com monitoramento semanal na fase das obras e agora há alguns com periodicidade mensal e outros trimestral.

“No que se refere à biota, não houve alterações significativas do que já ocorria antes da obra. As espécies que tiveram mudanças foram aquelas associadas ao fundo arenoso. Algo que já era esperado”, diz a secretária. Entre as espécies relacionadas ao fundo arenoso, ela esclarece que são crustáceos.

Orla da Praia Central em Balneário Camboriú em 24 de novembro — Foto: Patrick Rodrigues/NSC

Em relação à elevação do nível do mar, o gestor do Fundo de Outorga Onerosa de Transferência do Potencial Construtivo (FETPC) de Balneário Camboriú, Rubens Spernau, diz que o alargamento levou isso em conta.

“O projeto pegou os níveis máximos em 100 anos para definir isso, acima da maré a altura que protegeria a infraestrutura urbana, os prédios”, declara. Essa altura é de 2,60 metros, segundo ele.

Já a macrodrenagem foi citada por ele como uma forma de evitar que a água transborde nas bocas de lobo. Segundo Spernau, não há conexão entre o mar e esse sistema. “Claro que somos uma cidade costeira, com a maré alta vamos ter problemas com drenagem”, afirma.

O projeto para a macrodrenagem deve ficar pronto este mês, de acordo com Spernau, e as obras devem começar após a alta temporada.

Lagoa se forma em meio à areia na Praia Central de Balneário Camboriú em 24 de novembro — Foto: Patrick Rodrigues/NSC

O objetivo da obra na macrodrenagem é dar mais vazão à água. “O esgotamento da água da chuva vai para o Rio Camboriú e a foz do canal do Marambaia, no lado Norte”.

“Da Rua 2.500 até 1.101, com destaque para a Praça Almirante Tamandaré, nos momentos de chuva muito forte, a água vinda da Avenida Brasil, dos Bairros das Nações, essa água acaba transbordando, por isso nessa região a gente vai criar uma galeria adicional, com mais capacidade de vazão”, diz.

Projetos futuros

Segundo Spernau, a obra está “estável”.

“Nós recriamos um espaço, um ambiente mais desejado por todos. De fato, a praia tem sido usada por banhistas, lazer, caminhadas. Está com muita vida. Estamos com um projeto de urbanização, nos encaminhamentos finais, só adicional de macrodrenagem. Só temos um pequeno processo erosivo na região Sul, que já era previsto”, diz Spernau, que também é engenheiro.

Homem sobe degrau na Praia Central de Balneário Camboriú em 24 de novembro — Foto: Patrick Rodrigues/NSC

Ele se refere ao “degrau”, chamado de escarpa, e a lagoa, que têm aparecido na Barra Sul desde março. Aumond diz que “esses degraus aparecem, vão desaparecer, vão aparecer, assim como essa lagoa, também vai aparecer, desaparecer. O mar tem a sua dinâmica, vai voltar e resgatar aquilo que é dela”.

O engenheiro Spernau explica como os fenômenos ocorrem. “É uma refração da onda. Bate no molhe e cria processo de movimentação forte de areia”, resume.

‘Degrau’ surge na areia de praia em Balneário Camboriú, alargada há 10 meses

A prefeitura quer fazer um processo de estabilização, através da instalação de geotubos. Segundo o engenheiro e diretor de planejamento e gestão orçamentária do município, Toni Fausto Frainer, esses tubos são bolsas de grande volume de areia usados para conter o avanço da erosão.

Sobre quando isso será feito, Spernau afirma que o município aguarda autorização ambiental.

Outros projetos

Em relação ao projeto de urbanização, que inclui a ampliação do calçadão na Avenida Atlântica, em frente à Praia Central, as primeiras imagens foram mostradas logo após o término da obra, durante o evento de inauguração da temporada de verão passada na cidade, em 4 de dezembro de 2021.

Naquela ocasião, a previsão é que as obras começassem neste ano. Porém, Spernau diz que faltam algumas etapas. O projeto, feito por uma empresa de arquitetura do Rio de Janeiro, ficou pronto em 19 de julho deste ano, segundo ele.

“Falta o projeto executivo final, não só a parte de paisagismo, mas da infraestrutura, da drenagem até muros de limitação entre praia, microdrenagem, macrodrenagem. A gente deve estar recebendo isso até final de dezembro”, afirma Spernau.

Imagem de projeto de reurbanização da orla da Praia Central, de Balneário Camboriú, com pet place, calçadão, faixa para corrida e ciclofaixa — Foto: PMBC/Divulgação

Ele também diz, porém, que as obras devem começar depois do verão. “Durante a temporada, é difícil fazer obra”, resume. Ele prevê o início dos trabalhos para abril e diz que a ideia é fazer, inicialmente, 350 metros do projeto para que se possa fazer uma avaliação de como ficou.

“Não se pode fazer obra em toda a praia. Um trecho que você interdita, limita o acesso à praia, traz transtornos aos estabelecimentos comerciais, para os imóveis. Faz-se uma parte, libera e faz outra, para não criar transtornos”, explica.


Football news:

<!DOCTYPE html>
Kane on Tuchel: A wonderful man, full of ideas. Thomas in person says what he thinks
Zarema about Kuziaev's 350,000 euros a year in Le Havre: Translate it into rubles - it's not that little. It is commendable that he left
Aleksandr Mostovoy on Wendel: Two months of walking around in the middle of nowhere and then coming back and dragging the team - that's top level
Sheffield United have bought Euro U21 champion Archer from Aston Villa for £18.5million
Alexander Medvedev on SKA: Without Gazprom, there would be no Zenit titles. There is a winning wave in the city. The next victory in the Gagarin Cup will be in the spring
Smolnikov ended his career at the age of 35. He became the Russian champion three times with Zenit

20:27 Salud iniciará jornadas de diagnóstico y prevención de cáncer de piel
20:11 Morte de piloto pode ter sido provocada por pancada na cabeça após pouso forçado 
20:05 Las bolsas plásticas reutilizables pueden usarse hasta 20 veces
18:39 Ouvir música favorita ajuda a aliviar dores físicas, aponta estudo
18:36 Os alimentos inesperados que podem aumentar o colesterol
18:19 Paraguay apunta a fortalecer las tecnologías para afianzar su desarrollo
18:05 Furacão Otis atinge costa do México e provoca rajadas de até 330 km/h
18:01 Condenado a 80 anos, mentor de roubo de aviões que fugiu da Máxima é capturado na Bolívia
12:01 PF prende duas pessoas em flagrante por tráfico de drogas em Dourados/MS
11:33 Frente fria avança com chance de temporais e queda de granizo em MS
11:27 Francisco prepara un viaje a Dubai en diciembre para participar de la cumbre climática COP28
3:08 Se salvó Lali González y continúa en el Bailando 2023
21:49 El mal momento de Lali González en el Bailando 2023
10:53 Octubre inicia con adelanto de hora y aumento de temperaturas
9:59 Quedó detenido tras verificar si fue denunciado por violencia familiar
9:50 ¿Qué pasó con el ingreso de carne a EE. UU.? “Es hora que envíen señales positivas”, auguran
9:48 Invitó a un hombre a su casa a ‘pasarla bien’, allí su pareja lo asaltó
21:26 Setiembre, un mes para generar conciencia sobre los cánceres de la sangre
21:24 Patrulla fluvial busca a un joven desaparecido
20:53 Argentina paga a Paraguay primera cuota de la deuda por cesión de energía
20:41 Mais de R$ 900 mil em cocaína preta é apreendida dentro de para-choque de carro em Corumbá
20:39 A espantar al Karai Octubre con un suculento jopara
20:37 China chama EUA de ‘império das mentiras’ em resposta a acusações de desinformação
20:00 Projeto Mariana: Moeda global começa a ser testada pelo Banco Central dos Bancos Centrais
19:55 Camiones de gas retenidos en Argentina: cadena de valor es afectada y no hay respuestas
19:51 Tras causar accidente, chofer de bus intenta arrollar a un joven y huye
19:49 Rússia está recrutando cubanos para combater na Ucrânia
19:47 Dupla é presa com carga de cigarro contrabandeado na MS-164
19:45 Hombre muere tras volcar y ser aplastado por su automóvil en Guarambaré
19:29 Construtoras chinesas estão erguendo na Bahia a Maior Ponte da América Latina, superando Rio-Niterói
19:24 Blue Zone: cidade brasileira busca título de mais longeva; veja os 9 hábitos para chegar aos 100 anos
19:17 Construção do prédio mais alto do mundo recomeça após 5 anos parada
19:13 ‘Já enfrentamos muitas crises, mas a que mais preocupa é a possível perda de nossas propriedades’, diz Galvan
19:10 Uma das maiores fazendas do Brasil aposta no confinamento do gado Rubia Gallega
18:57 BRASILEIRO COM CABEÇA INVERTIDA PARTICIPA DE ESTUDO REALIZADO POR CIENTISTAS
17:26 Argentina discrimina solo a camiones paraguayos hace más de ocho días, según Central Obrera
17:24 Cigana ‘prevê’ poucos dias de vida, entrega bombom e jovem morre envenenada em Alagoas
16:55 Argentina pagó USD 12 millones de su deuda con Yacyretá por consumo de energía
15:01 Senador celebra decisión de Peña para que debate sobre tierras de Remansito vuelva a “foja cero”
14:43 Caminhoneiro fica preso às ferragens ao capotar carreta com carga de milho na MS-040
14:37 Cómo ver el debate presidencial argentino en TV y Youtube
14:23 Com Hilux e Onix, Senad leiloa 23 veículos com lances a partir de R$ 100 em Mato Grosso do Sul
14:13 Humo causó triple choque: ambulancia llevaba un bebé
14:11 150 atletas de MS participam do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu
13:36 Calor gera derretimento recorde dos Alpes, cria lagos e desenterra corpos
12:45 Denuncian que 33 camiones paraguayos de gas están varados en la Argentina
12:42 Empate entre ascendidos en el Río Parapití
12:31 Sábado con clima fresco a cálido y lluvias al norte y este del país
12:09 Adiós a septiembre y al horario de invierno
11:22 Paraguay, entre los cuatro países que lideran el crimen organizado a nivel mundial
11:18 “Paraguay nos interesa”, dice ministra de Economía de Suiza
10:12 Preso, homem ligado a Beira-Mar chefiava tráfico a partir de Bonito
10:10 Peña vetará proyecto que desafecta tierras del Ministerio de Defensa
9:59 ¿Cómo será el clima este fin de semana?
2:46 Lali González bailó tango en el Bailando 2023
22:45 Cateto, tido como chefe do tráfico em Bonito, é preso pelo Gaeco
22:27 PRF apreende 760 quilos de drogas e recupera veículo em MS
21:55 Aos 39 anos, sul-mato-grossense descobre ser filho de Junno Andrade, namorado da Xuxa
21:51 Así será Jornadas 2023
21:48 Resgatadas, crianças ficavam presas em casa e comiam ração de cachorro
21:43 Este domingo se adelanta en 60 minutos la hora oficial del Paraguay
21:17 Camión de Essap que llevó agua a pobladores se vuelca en el Chaco
20:44 Mujer de 90 años se recibe de Magíster, entre las noticias positivas de la semana
19:11 Argentina suspende por 60 dias cobrança de pedágio para embarcações na hidrovia
19:09 Incêndios no Pantanal são controlados após seis dias de atuação dos bombeiros
19:07 Incautan casi 900 litros de combustible vendidos a granel en la calle
18:23 Juez ordena que procesado done una heladera para “reparar daños” por abuso sexual infantil
18:04 Peña recordó a excombatientes, en aniversario de la victoria de Boquerón
18:02 Así actuó la Prefectura Naval Argentina, cuando hirió al suboficial de la Armada Paraguaya
17:52 MS vai enviar aeronave ao Amazonas para ajudar a combater fogo em floresta
16:19 Adolescentes são flagrados transportando 400 quilos de maconha em motos
16:17 Piqué mandó a Shakira a “visitar Mbuyapey”
16:13 Carga de maconha apreendida em ação da PRF e Exército pesou pouco mais de 3t
16:10 Horário de verão paraguaio entra em vigor no próximo domingo
16:09 Pedro Juan Caballero: Incineran vehículo en el que se privó de su libertad a una mujer
14:24 Plata yvyguy significa plata escondida o plata enterrada en guaraní
12:54 FocusEconomics: el clima presenta un riesgo para la producción agrícola de Paraguay
12:52 Ordenan que Aduanas opere en horario normal este feriado
12:48 Detienen a joven por talar el antiquísimo y famoso “árbol de Robin Hood” del Reino Unido
11:09 Un corazón sano, un futuro saludable: Día Mundial del Corazón
10:54 México encontra corpos de 6 adolescentes mortos em sequestro que chocou país
10:50 Após denúncia anônima DOF fecha entreposto com carga milionária de cocaína e maconha em Dourados
10:36 Tudo o que você precisa saber sobre gordura corporal
10:29 Inchaço nos tornozelos de manhã pode ser sinal de problemas cardíacos
10:28 Policía que habría matado al militar Líder Javier Ríos se fuga de Tacumbú
10:25 Plantas: decoração e benefícios para a saúde
10:24 Ómnibus con alumnos paraguayos involucrado en accidente fatal en Clorinda
22:18 Necropsia confirma que una mujer fue asesinada y no se suicidó
22:15 Polícia apreende quase quatro toneladas de maconha em carga de sucata na região de Dourados
20:53 Prepare o tereré: Nova onda de calor deve elevar as temperaturas a 43°C em MS
20:50 Se inició juicio oral contra Gregorio Papo Morales, acusado por homicidio doloso
20:46 “Día Mundial de la Rabia”: sin casos de la enfermedad en Paraguay desde el 2004
19:51 Presidente afirma que conflicto de la Argentina es con el tratado sobre hidrovía y espera se disipen diferencias
19:45 Detienen a un abogado que atropelló una capilla para hacer justicia por mano propia
19:18 Ejemplar condena: Pastor de iglesia, su esposa y padre biológico condenados por abuso y coacción a una niña
18:34 Fenómeno astronómico: ¿Cómo se verá en Paraguay el eclipse anular del Sol?
17:43 Filho acessava site adulto com palavra mãe e cometeu crime ‘quase perfeito’ em MS, revela promotor
17:37 Pagos de Tekoporâ Mbareté se harán de forma mensual a partir de octubre en Capital y 4 departamentos
16:12 WhatsApp anuncia el adiós a los estados
15:51 Feriado y fin de semana con clima agradable y cambio de hora