Por que governos estão preocupados com o TikTok

Apelos nos EUA pela proibição do TikTok reacenderam o debate global sobre os riscos desse popular aplicativo à segurança cibernética.

Os apelos pela proibição do TikTok nos Estados Unidos reacenderam o debate global sobre os riscos à cibersegurança do aplicativo.

Esta semana, o CEO (diretor-executivo) do TikTok foi questionado durante mais de quatro horas na sua primeira audiência no Congresso dos EUA, em meio a crescentes pedidos de proibição em todo o país do aplicativo que, para algumas pessoas, é uma preocupação de segurança nacional.

Shou Zi Chew vem defendendo há meses que a plataforma chinesa de compartilhamento de vídeos é segura, apesar de uma onda de proibições junto a autoridades do governo dos EUA, Reino Unido, Canadá e vários países europeus, que o eliminaram dos telefones celulares dos seus funcionários.

A China acusou os Estados Unidos de exagerarem os temores de cibersegurança para reprimir a empresa, que atravessa uma fase de rápido crescimento. Mas vem crescendo o ímpeto para forçar sua venda nos Estados Unidos ou pela sua completa proibição, frente às alegações de que a rede social poderia ser usada como instrumento de espionagem.

Vamos pensar um pouco nos executivos do TikTok.

Em 2020, eles escaparam por pouco de ver seu aplicativo, de imenso sucesso, ser proibido nos Estados Unidos pelo então presidente Donald Trump. E enfrentaram uma enxurrada diária de perguntas sobre os riscos à cibersegurança impostos pelo TikTok.

Graças a inúmeros e complexos processos legais, o debate praticamente se extinguiu – e acabou sendo encerrado em 2021, quando o presidente Joe Biden revogou a proposta de Trump.

Você quase pode ouvir um suspiro coletivo de alívio, tanto do próprio TikTok, quanto dos milhões de influenciadores que dependem do aplicativo de rede social para ganhar a vida.

Mas, agora, em uma ironia que imita o formato de looping da logomarca do aplicativo de vídeo, estamos de volta ao ponto de partida. Com uma exceção: os riscos atuais são ainda maiores.

Quando Trump propôs a proibição do aplicativo, três anos atrás, o TikTok havia sido baixado cerca de 800 milhões de vezes em todo o mundo. Atualmente, são 3,5 bilhões de downloads, segundo a companhia de análise de aplicativos Sensor Tower.

Quais são as três preocupações sobre a cibersegurança do TikTok que voltam a surgir e como a empresa respondeu a elas?

  1. O TikTok coleta uma quantidade ‘excessiva’ de dados
    Uma porta-voz do TikTok declarou à BBC que a coleta de dados do aplicativo está “de acordo com as práticas do setor”.

Os críticos costumam acusar o TikTok de coletar enormes quantidades de dados dos usuários.

Um relatório de cibersegurança publicado em julho de 2022 por pesquisadores da empresa australiana de tecnologia Internet 2.0 é frequentemente mencionado como prova. Os pesquisadores estudaram o código fonte do aplicativo e concluíram que ele faz “coleta de dados excessiva”.

Analistas afirmam que o TikTok coleta detalhes como a localização do usuário, qual aparelho específico ele está usando e quais outros aplicativos estão instalados no aparelho.

Mas um teste similar conduzido pelo Citizen Lab, da Universidade de Toronto, no Canadá, concluiu que “em comparação com outras plataformas populares de redes sociais, o TikTok coleta tipos similares de dados para rastrear o comportamento dos usuários”.

Da mesma forma, um relatório do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, afirmou em janeiro que “o fato principal aqui é que a maioria dos outros aplicativos de celulares e de redes sociais faz as mesmas coisas”.

  1. O TikTok poderia ser usado pelo governo chinês para espionar os usuários
    A porta-voz do TikTok declarou à BBC que a empresa é totalmente independente e “não forneceu dados de usuários ao governo chinês e nem o faria se fosse solicitada.”

Mesmo com a irritação dos especialistas em segurança, a maioria de nós aceita que entregar grandes quantidades de dados particulares é parte do acordo que fazemos com as redes sociais. Em troca dos seus serviços gratuitos, eles coletam conhecimento sobre nós, que usam para vender publicidade na sua plataforma – ou vendem nossos dados para outras empresas que tentam fazer anúncios para nós em outros lugares da internet.

A questão dos críticos com relação ao TikTok é que o dono do aplicativo é a gigante da tecnologia ByteDance, com sede em Pequim. Ou seja, ele é o único dos principais aplicativos que não é americano.

Facebook, Instagram, Snapchat e YouTube, por exemplo, coletam quantidades similares de dados, mas todas são empresas fundadas nos Estados Unidos.

Os legisladores norte-americanos e da maioria dos demais países consideram há anos que existe um nível de confiança – que os dados coletados por estas plataformas não serão usados por razões desonestas que possam colocar a segurança nacional em risco.

O decreto de Donald Trump, de 2020, alegou que a coleta de dados pelo TikTok poderia potencialmente permitir à China “rastrear a localização de funcionários públicos e terceirizados, formar dossiês de informações pessoais para chantagem e realizar espionagem comercial”.

Até o momento, as evidências indicam que este é apenas um risco teórico, mas os receios são intensificados por uma vaga lei chinesa aprovada em 2017. O artigo sétimo da Lei de Inteligência Nacional da China estabelece que todas as empresas e cidadãos chineses devem “apoiar, assistir e cooperar” com os esforços chineses de inteligência.

Este artigo, muitas vezes, é mencionado por pessoas que suspeitam não apenas do TikTok, mas de todas as empresas chinesas. Mas os pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia defendem que ele foi retirado de contexto. Eles observam que a lei também inclui ressalvas que protegem os direitos dos usuários e das empresas privadas.

Desde 2020, os executivos do TikTok tentaram repetidamente garantir às pessoas que os funcionários chineses não têm acesso aos dados dos usuários de fora da China. Mas, em dezembro, a ByteDance admitiu que diversos dos seus funcionários em Pequim tiveram acesso aos dados de pelo menos dois jornalistas norte-americanos e de um “pequeno número” de outros, para rastrear suas localizações e verificar se eles estavam se reunindo com funcionários do TikTok suspeitos de vazar informações para a imprensa.

A porta-voz do TikTok afirma que os funcionários que tiveram acesso aos dados foram demitidos em dezembro.

A empresa insiste que os dados dos usuários são mantidos nos Estados Unidos e em Cingapura, nunca tendo sido armazenados na China. Ela afirma que está também em processo de criar armazéns de dados em outros lugares, como a Irlanda, onde planeja processar todos os dados do Reino Unido e da União Europeia até 2024.

  1. O TikTok poderia ser usado como instrumento de ‘lavagem cerebral’
    A porta-voz do TikTok afirmou: “Nossas Normas da Comunidade proíbem desinformação que possa prejudicar nossa comunidade ou o público em geral, o que inclui a prática de comportamento não autêntico coordenado.”

Em novembro de 2022, o diretor do FBI Christopher Wray afirmou aos legisladores norte-americanos: “o governo chinês poderia… controlar o algoritmo de recomendações, o que poderia ser usado para influenciar operações.”

Estas preocupações são ainda intensificadas pela forte censura imposta ao aplicativo irmão do TikTok, o Douyin – disponível apenas na China. E relatos indicam que ele foi elaborado para fazer viralizar material seguro e educacional com mais facilidade.

Todas as redes sociais sofrem forte censura na China por um exército de policiais da internet, que excluem conteúdo criticando o governo ou convocando perturbações políticas.

No início da ascensão do TikTok, houve casos significativos de censura no aplicativo. Uma usuária dos Estados Unidos teve sua conta suspensa por discutir o tratamento dos muçulmanos em Xinjiang, na China, pelo governo de Pequim. Após intensa reação negativa do público, o TikTok se desculpou e reativou a conta.

Desde então, tem havido alguns casos de censura, diferentes das controversas decisões de moderação que todas as plataformas precisam enfrentar.

Pesquisadores do Citizen Lab compararam o TikTok com o Douyin. Eles concluíram que o TikTok não usa o mesmo tipo de censura política da sua versão para o público chinês. Para os pesquisadores, “a plataforma não pratica censura óbvia das postagens”.

Analistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia também pesquisaram temas como a independência de Taiwan e brincadeiras com o líder chinês Xi Jinping. Sua conclusão foi: “vídeos de todas essas categorias podem ser facilmente encontrados no TikTok. Muitos são populares e amplamente compartilhados.”

Risco teórico
O quadro geral, portanto, é de receios teóricos – e de riscos teóricos.

Os críticos argumentam que o TikTok é um “cavalo de Troia” – ou seja, parece inofensivo, mas pode vir a ser uma arma poderosa em tempos de conflito, por exemplo.

O TikTok já foi proibido na Índia, que tomou ações contra o aplicativo e dezenas de outras plataformas chinesas em 2020. Mas a proibição do TikTok nos Estados Unidos pode ter enorme impacto sobre a plataforma, já que os aliados americanos tipicamente acompanham essas decisões.

Isso ficou evidente quando os Estados Unidos lideraram, com sucesso, os apelos para bloquear a gigante chinesa das telecomunicações Huawei do desenvolvimento da infraestrutura 5G – também neste caso, com base em riscos teóricos.

E é preciso observar, naturalmente, que estes riscos são uma via de mão única. A China não precisa se preocupar com os aplicativos norte-americanos porque o seu acesso para os cidadãos chineses já foi bloqueado há vários anos.


Football news:

<!DOCTYPE html>
Kane on Tuchel: A wonderful man, full of ideas. Thomas in person says what he thinks
Zarema about Kuziaev's 350,000 euros a year in Le Havre: Translate it into rubles - it's not that little. It is commendable that he left
Aleksandr Mostovoy on Wendel: Two months of walking around in the middle of nowhere and then coming back and dragging the team - that's top level
Sheffield United have bought Euro U21 champion Archer from Aston Villa for £18.5million
Alexander Medvedev on SKA: Without Gazprom, there would be no Zenit titles. There is a winning wave in the city. The next victory in the Gagarin Cup will be in the spring
Smolnikov ended his career at the age of 35. He became the Russian champion three times with Zenit

20:27 Salud iniciará jornadas de diagnóstico y prevención de cáncer de piel
20:11 Morte de piloto pode ter sido provocada por pancada na cabeça após pouso forçado 
20:05 Las bolsas plásticas reutilizables pueden usarse hasta 20 veces
18:39 Ouvir música favorita ajuda a aliviar dores físicas, aponta estudo
18:36 Os alimentos inesperados que podem aumentar o colesterol
18:19 Paraguay apunta a fortalecer las tecnologías para afianzar su desarrollo
18:05 Furacão Otis atinge costa do México e provoca rajadas de até 330 km/h
18:01 Condenado a 80 anos, mentor de roubo de aviões que fugiu da Máxima é capturado na Bolívia
12:01 PF prende duas pessoas em flagrante por tráfico de drogas em Dourados/MS
11:33 Frente fria avança com chance de temporais e queda de granizo em MS
11:27 Francisco prepara un viaje a Dubai en diciembre para participar de la cumbre climática COP28
3:08 Se salvó Lali González y continúa en el Bailando 2023
21:49 El mal momento de Lali González en el Bailando 2023
10:53 Octubre inicia con adelanto de hora y aumento de temperaturas
9:59 Quedó detenido tras verificar si fue denunciado por violencia familiar
9:50 ¿Qué pasó con el ingreso de carne a EE. UU.? “Es hora que envíen señales positivas”, auguran
9:48 Invitó a un hombre a su casa a ‘pasarla bien’, allí su pareja lo asaltó
21:26 Setiembre, un mes para generar conciencia sobre los cánceres de la sangre
21:24 Patrulla fluvial busca a un joven desaparecido
20:53 Argentina paga a Paraguay primera cuota de la deuda por cesión de energía
20:41 Mais de R$ 900 mil em cocaína preta é apreendida dentro de para-choque de carro em Corumbá
20:39 A espantar al Karai Octubre con un suculento jopara
20:37 China chama EUA de ‘império das mentiras’ em resposta a acusações de desinformação
20:00 Projeto Mariana: Moeda global começa a ser testada pelo Banco Central dos Bancos Centrais
19:55 Camiones de gas retenidos en Argentina: cadena de valor es afectada y no hay respuestas
19:51 Tras causar accidente, chofer de bus intenta arrollar a un joven y huye
19:49 Rússia está recrutando cubanos para combater na Ucrânia
19:47 Dupla é presa com carga de cigarro contrabandeado na MS-164
19:45 Hombre muere tras volcar y ser aplastado por su automóvil en Guarambaré
19:29 Construtoras chinesas estão erguendo na Bahia a Maior Ponte da América Latina, superando Rio-Niterói
19:24 Blue Zone: cidade brasileira busca título de mais longeva; veja os 9 hábitos para chegar aos 100 anos
19:17 Construção do prédio mais alto do mundo recomeça após 5 anos parada
19:13 ‘Já enfrentamos muitas crises, mas a que mais preocupa é a possível perda de nossas propriedades’, diz Galvan
19:10 Uma das maiores fazendas do Brasil aposta no confinamento do gado Rubia Gallega
18:57 BRASILEIRO COM CABEÇA INVERTIDA PARTICIPA DE ESTUDO REALIZADO POR CIENTISTAS
17:26 Argentina discrimina solo a camiones paraguayos hace más de ocho días, según Central Obrera
17:24 Cigana ‘prevê’ poucos dias de vida, entrega bombom e jovem morre envenenada em Alagoas
16:55 Argentina pagó USD 12 millones de su deuda con Yacyretá por consumo de energía
15:01 Senador celebra decisión de Peña para que debate sobre tierras de Remansito vuelva a “foja cero”
14:43 Caminhoneiro fica preso às ferragens ao capotar carreta com carga de milho na MS-040
14:37 Cómo ver el debate presidencial argentino en TV y Youtube
14:23 Com Hilux e Onix, Senad leiloa 23 veículos com lances a partir de R$ 100 em Mato Grosso do Sul
14:13 Humo causó triple choque: ambulancia llevaba un bebé
14:11 150 atletas de MS participam do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu
13:36 Calor gera derretimento recorde dos Alpes, cria lagos e desenterra corpos
12:45 Denuncian que 33 camiones paraguayos de gas están varados en la Argentina
12:42 Empate entre ascendidos en el Río Parapití
12:31 Sábado con clima fresco a cálido y lluvias al norte y este del país
12:09 Adiós a septiembre y al horario de invierno
11:22 Paraguay, entre los cuatro países que lideran el crimen organizado a nivel mundial
11:18 “Paraguay nos interesa”, dice ministra de Economía de Suiza
10:12 Preso, homem ligado a Beira-Mar chefiava tráfico a partir de Bonito
10:10 Peña vetará proyecto que desafecta tierras del Ministerio de Defensa
9:59 ¿Cómo será el clima este fin de semana?
2:46 Lali González bailó tango en el Bailando 2023
22:45 Cateto, tido como chefe do tráfico em Bonito, é preso pelo Gaeco
22:27 PRF apreende 760 quilos de drogas e recupera veículo em MS
21:55 Aos 39 anos, sul-mato-grossense descobre ser filho de Junno Andrade, namorado da Xuxa
21:51 Así será Jornadas 2023
21:48 Resgatadas, crianças ficavam presas em casa e comiam ração de cachorro
21:43 Este domingo se adelanta en 60 minutos la hora oficial del Paraguay
21:17 Camión de Essap que llevó agua a pobladores se vuelca en el Chaco
20:44 Mujer de 90 años se recibe de Magíster, entre las noticias positivas de la semana
19:11 Argentina suspende por 60 dias cobrança de pedágio para embarcações na hidrovia
19:09 Incêndios no Pantanal são controlados após seis dias de atuação dos bombeiros
19:07 Incautan casi 900 litros de combustible vendidos a granel en la calle
18:23 Juez ordena que procesado done una heladera para “reparar daños” por abuso sexual infantil
18:04 Peña recordó a excombatientes, en aniversario de la victoria de Boquerón
18:02 Así actuó la Prefectura Naval Argentina, cuando hirió al suboficial de la Armada Paraguaya
17:52 MS vai enviar aeronave ao Amazonas para ajudar a combater fogo em floresta
16:19 Adolescentes são flagrados transportando 400 quilos de maconha em motos
16:17 Piqué mandó a Shakira a “visitar Mbuyapey”
16:13 Carga de maconha apreendida em ação da PRF e Exército pesou pouco mais de 3t
16:10 Horário de verão paraguaio entra em vigor no próximo domingo
16:09 Pedro Juan Caballero: Incineran vehículo en el que se privó de su libertad a una mujer
14:24 Plata yvyguy significa plata escondida o plata enterrada en guaraní
12:54 FocusEconomics: el clima presenta un riesgo para la producción agrícola de Paraguay
12:52 Ordenan que Aduanas opere en horario normal este feriado
12:48 Detienen a joven por talar el antiquísimo y famoso “árbol de Robin Hood” del Reino Unido
11:09 Un corazón sano, un futuro saludable: Día Mundial del Corazón
10:54 México encontra corpos de 6 adolescentes mortos em sequestro que chocou país
10:50 Após denúncia anônima DOF fecha entreposto com carga milionária de cocaína e maconha em Dourados
10:36 Tudo o que você precisa saber sobre gordura corporal
10:29 Inchaço nos tornozelos de manhã pode ser sinal de problemas cardíacos
10:28 Policía que habría matado al militar Líder Javier Ríos se fuga de Tacumbú
10:25 Plantas: decoração e benefícios para a saúde
10:24 Ómnibus con alumnos paraguayos involucrado en accidente fatal en Clorinda
22:18 Necropsia confirma que una mujer fue asesinada y no se suicidó
22:15 Polícia apreende quase quatro toneladas de maconha em carga de sucata na região de Dourados
20:53 Prepare o tereré: Nova onda de calor deve elevar as temperaturas a 43°C em MS
20:50 Se inició juicio oral contra Gregorio Papo Morales, acusado por homicidio doloso
20:46 “Día Mundial de la Rabia”: sin casos de la enfermedad en Paraguay desde el 2004
19:51 Presidente afirma que conflicto de la Argentina es con el tratado sobre hidrovía y espera se disipen diferencias
19:45 Detienen a un abogado que atropelló una capilla para hacer justicia por mano propia
19:18 Ejemplar condena: Pastor de iglesia, su esposa y padre biológico condenados por abuso y coacción a una niña
18:34 Fenómeno astronómico: ¿Cómo se verá en Paraguay el eclipse anular del Sol?
17:43 Filho acessava site adulto com palavra mãe e cometeu crime ‘quase perfeito’ em MS, revela promotor
17:37 Pagos de Tekoporâ Mbareté se harán de forma mensual a partir de octubre en Capital y 4 departamentos
16:12 WhatsApp anuncia el adiós a los estados
15:51 Feriado y fin de semana con clima agradable y cambio de hora