Por que precisamos de mais horas de sono no inverno do que no verão

Enquanto, no Brasil, damos as boas vindas ao outono, o hemisfério norte recebe a primavera – uma agradável mudança após os longos meses de inverno.

Lá, os dias ficam mais longos e quentes e surgem as primeiras flores. E, em muitos países, começa o horário de verão, adiantando os relógios para que as noites comecem mais cedo.

Mas, no caminho rumo ao verão, surge também uma mudança que pode ser menos agradável: as pessoas começam a dormir menos.

Muitos de nós sabemos como é difícil reunir forças para sair da cama de manhã durante o inverno, sem pressionar o botão “soneca” do despertador. E os cientistas afirmam que isso não é nenhuma surpresa.

Pesquisas recentes indicam que os seres humanos podem precisar de mais sono durante os meses escuros do inverno que durante o verão. Ess a necessidade parece afetar as pessoas que moram nas cidades, onde as luzes artificiais costumam alterar a influência natural da luz do dia sobre os nossos padrões de sono.

“Nosso estudo demonstra que, mesmo morando em ambientes urbanos, apenas com luz artificial, os seres humanos vivenciam o sono sazonal”, diz Dieter Kunz, um dos principais autores do estudo e chefe da clínica de sono e cronomedicina do Hospital St. Hedwig, em Berlim, na Alemanha.

“Eu esperaria variações sazonais muito maiores, se os pacientes vivessem em ambientes externos e fossem expostos apenas à luz natural”, acrescenta Kunz.

Estudos anteriores concluíram que a exposição à luz artificial antes da hora de dormir pode suprimir a secreção de melatonina, o hormônio produzido pela glândula pineal que regula o relógio circadiano — o ciclo natural de sono e vigília que se repete a cada 24 horas e nos faz sentir sonolentos.

Mas o estudo alemão usou registros detalhados do sono de 188 pacientes que moram em ambientes urbanos e têm padrões de sono alterados. A conclusão foi que, mesmo quando expostos predominantemente às luzes artificiais, os participantes sofreram variações sazonais no sono REM, o que é relacionado diretamente ao ritmo circadiano.

E, de fato, os participantes do estudo dormiram uma hora a mais em dezembro (quando é inverno, na Alemanha) do que em junho, no verão europeu.

O sono REM (movimento rápido dos olhos, na sigla em inglês) é o estágio mais ativo do sono, quando temos nossos sonhos e os batimentos cardíacos aumentam. Ele foi 30 minutos mais longo no inverno do que no verão.

O sono REM é regulado pelo relógio circadiano, “de forma que o fato de que ele varia em paralelo com a sazonalidade faz sentido”, afirma Kunz.

Mas a equipe de Kunz ficou surpresa ao concluir que houve mudanças sazonais também com relação ao sono de ondas lentas (SWS, na sigla em inglês), também conhecido como sono profundo.

“Encontramos mudanças específicas no sono REM e no sono profundo — os dois principais estágios do sono — ao longo do ano. Isso foi totalmente novo”, segundo o pesquisador.

O sono de ondas lentas ocorre durante o estágio final do sono NREM (sem movimento rápido dos olhos). Nele, o corpo promove o reparo e crescimento dos tecidos, constrói os músculos e fortalece o sistema imunológico. Ele é importante para a consolidação da memória de longo prazo e para o processamento de informações recém-adquiridas.

E o sono de ondas lentas dos participantes do estudo foi 30 minutos mais curto em setembro (o outono alemão) do que em fevereiro.

A sazonalidade do sono profundo “foi algo que não esperávamos”, segundo Kunz. “O sono profundo não é dirigido pelo sistema de relógio circadiano; é um processo homeostático. [Isso significa que] quanto mais tempo você ficar acordado, mais sono profundo você precisa para recuperar sua energia.”

Kunz afirma que mais pesquisas são necessárias para compreender por que precisamos de menos sono profundo no outono do que no inverno. “Ainda não temos ideia do que isso significa funcionalmente.”

Também é preciso observar que o estudo foi realizado em pacientes que sofrem de distúrbios do sono, como insônia, de forma que ele precisará ser repetido em populações saudáveis, para confirmar se esses efeitos são observados de forma mais ampla.

O especialista em sono Neil Stanley, da clínica britânica Sleep Station (que fornece terapia comportamental cognitiva online para insônia), afirma que é “surpreendente” não precisarmos de mais sono profundo durante o inverno.

“Acredita-se que o sono de ondas lentas seja [a fase do sono] mais importante, pois está relacionado com a memória, o aprendizado e a otimização do sistema imunológico”, segundo ele. “A percepção é que nós priorizaríamos [o sono profundo] sobre qualquer outra coisa.”

“Se você passar uma noite inteira sem dormir, na noite seguinte você compensaria todo o sono profundo perdido e apenas metade do sono REM”, afirma Stanley.

Para ele, a forma exata como o nosso sono se altera com as estações do ano pode ser explicada pelo nosso passado evolutivo.

“Nós evoluímos para ciclos de luz e escuro, de forma que, quando acordamos em uma manhã de inverno e está escuro, nosso cérebro diz ‘não posso fazer nada… não há razão para pular da cama’.”

Mas a boa noite de sono também depende da temperatura. O nosso corpo exige temperatura da pele de 31-35 °C, o que podemos controlar no inverno de forma relativamente fácil hoje em dia.

Mas, no verão, quando as temperaturas mais altas são mais comuns, esse controle pode ser mais difícil, principalmente durante as ondas de calor.

Legenda da foto,Especialistas recomendam que as pessoas evitem luzes brilhantes e telas de celulares antes de dormir

Mudança de hábitos?

Se os resultados do estudo de Kunz forem confirmados como corretos, devemos considerar a possibilidade de mudar nossos hábitos de dormir ao longo do ano?

Kunz afirma que a maioria das pessoas mantém um padrão de sono similar ao longo do ano. Elas vão para a cama entre 22h30 e 23 horas e acordam perto das 7 horas da manhã para ir trabalhar.

Kunz e seus colegas observaram que as crianças são particularmente levadas a adotar um horário de dormir constante. E, como os horários da escola e do trabalho determinam quando precisamos acordar de manhã, os pesquisadores afirmam que pode valer a pena ir para a cama um pouco mais cedo durante o inverno, para compensar a “maior necessidade de sono”.

“Sabendo que precisamos de mais sono no inverno, não faz sentido seguir os mesmos horários que criamos quando nos sentimos melhor, durante o verão”, explica Kunz.

Se as pessoas seguirem os mesmos padrões de sono durante todo o ano, “nosso estudo demonstra que elas perderão uma a duas horas de sono todas as noites durante o inverno”, segundo ele. “Duvido que isso melhore a nossa saúde.”

Consequências

A falta de sono aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2, doenças cardíacas, obesidade e depressão, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

Um recente estudo norueguês indica que pacientes que relataram aos seus médicos que dormem menos de seis horas por noite apresentavam maior risco de infecções do que aqueles que dormiam de sete a oito horas por noite.

Os pacientes que sofriam de problemas crônicos do sono eram mais propensos a precisar de antibióticos. E as pessoas que dormiam mais de nove horas por noite também apresentaram maior risco de infecção, segundo o estudo.

“Uma provável explicação para essas descobertas pode ser que as infecções gerem distúrbios do sono ou aumento da sonolência, ou que o sono e o risco de infecções são ambos associados a uma doença subjacente”, afirma a pesquisadora Ingeborg Forthun, a principal autora do estudo, da Universidade de Bergen, na Noruega.

“Como as infecções são mais comuns no inverno, pode ser importante dormir mais [nessa estação] para ajudar a evitar infecções”, afirma Forthun.

De qualquer forma, se não funcionar, dormir mais cedo pode nos ajudar a diminuir a preguiça quando o alarme tocar nas manhãs frias de inverno.

Legenda da foto,Cientistas alemães afirmam que ir para a cama mais cedo no inverno pode ser bom para o sono das crianças

Como melhorar o sono

Além de ir para a cama mais cedo no inverno, o que mais podemos fazer para melhorar o nosso sono?

“Tenha o máximo de luz natural que puder de manhã, para que o seu sistema circadiano pelo menos saiba que o dia já começou”, afirma Dieter Kunz. “É importante que, antes de irem para a escola, as crianças passem pelo menos 10-15 minutos fora de casa, [vendo] o céu.”

Neil Stanley afirma que as pessoas podem tolerar diferentes níveis de luz à noite, mas ele recomenda evitar luzes brilhantes duas horas antes de ir para a cama e telas de celular antes de dormir.

Leia a versão original desta reportagem (em inglês) no site BBC Future.


Football news:

<!DOCTYPE html>
Kane on Tuchel: A wonderful man, full of ideas. Thomas in person says what he thinks
Zarema about Kuziaev's 350,000 euros a year in Le Havre: Translate it into rubles - it's not that little. It is commendable that he left
Aleksandr Mostovoy on Wendel: Two months of walking around in the middle of nowhere and then coming back and dragging the team - that's top level
Sheffield United have bought Euro U21 champion Archer from Aston Villa for £18.5million
Alexander Medvedev on SKA: Without Gazprom, there would be no Zenit titles. There is a winning wave in the city. The next victory in the Gagarin Cup will be in the spring
Smolnikov ended his career at the age of 35. He became the Russian champion three times with Zenit

20:27 Salud iniciará jornadas de diagnóstico y prevención de cáncer de piel
20:11 Morte de piloto pode ter sido provocada por pancada na cabeça após pouso forçado 
20:05 Las bolsas plásticas reutilizables pueden usarse hasta 20 veces
18:39 Ouvir música favorita ajuda a aliviar dores físicas, aponta estudo
18:36 Os alimentos inesperados que podem aumentar o colesterol
18:19 Paraguay apunta a fortalecer las tecnologías para afianzar su desarrollo
18:05 Furacão Otis atinge costa do México e provoca rajadas de até 330 km/h
18:01 Condenado a 80 anos, mentor de roubo de aviões que fugiu da Máxima é capturado na Bolívia
12:01 PF prende duas pessoas em flagrante por tráfico de drogas em Dourados/MS
11:33 Frente fria avança com chance de temporais e queda de granizo em MS
11:27 Francisco prepara un viaje a Dubai en diciembre para participar de la cumbre climática COP28
3:08 Se salvó Lali González y continúa en el Bailando 2023
21:49 El mal momento de Lali González en el Bailando 2023
10:53 Octubre inicia con adelanto de hora y aumento de temperaturas
9:59 Quedó detenido tras verificar si fue denunciado por violencia familiar
9:50 ¿Qué pasó con el ingreso de carne a EE. UU.? “Es hora que envíen señales positivas”, auguran
9:48 Invitó a un hombre a su casa a ‘pasarla bien’, allí su pareja lo asaltó
21:26 Setiembre, un mes para generar conciencia sobre los cánceres de la sangre
21:24 Patrulla fluvial busca a un joven desaparecido
20:53 Argentina paga a Paraguay primera cuota de la deuda por cesión de energía
20:41 Mais de R$ 900 mil em cocaína preta é apreendida dentro de para-choque de carro em Corumbá
20:39 A espantar al Karai Octubre con un suculento jopara
20:37 China chama EUA de ‘império das mentiras’ em resposta a acusações de desinformação
20:00 Projeto Mariana: Moeda global começa a ser testada pelo Banco Central dos Bancos Centrais
19:55 Camiones de gas retenidos en Argentina: cadena de valor es afectada y no hay respuestas
19:51 Tras causar accidente, chofer de bus intenta arrollar a un joven y huye
19:49 Rússia está recrutando cubanos para combater na Ucrânia
19:47 Dupla é presa com carga de cigarro contrabandeado na MS-164
19:45 Hombre muere tras volcar y ser aplastado por su automóvil en Guarambaré
19:29 Construtoras chinesas estão erguendo na Bahia a Maior Ponte da América Latina, superando Rio-Niterói
19:24 Blue Zone: cidade brasileira busca título de mais longeva; veja os 9 hábitos para chegar aos 100 anos
19:17 Construção do prédio mais alto do mundo recomeça após 5 anos parada
19:13 ‘Já enfrentamos muitas crises, mas a que mais preocupa é a possível perda de nossas propriedades’, diz Galvan
19:10 Uma das maiores fazendas do Brasil aposta no confinamento do gado Rubia Gallega
18:57 BRASILEIRO COM CABEÇA INVERTIDA PARTICIPA DE ESTUDO REALIZADO POR CIENTISTAS
17:26 Argentina discrimina solo a camiones paraguayos hace más de ocho días, según Central Obrera
17:24 Cigana ‘prevê’ poucos dias de vida, entrega bombom e jovem morre envenenada em Alagoas
16:55 Argentina pagó USD 12 millones de su deuda con Yacyretá por consumo de energía
15:01 Senador celebra decisión de Peña para que debate sobre tierras de Remansito vuelva a “foja cero”
14:43 Caminhoneiro fica preso às ferragens ao capotar carreta com carga de milho na MS-040
14:37 Cómo ver el debate presidencial argentino en TV y Youtube
14:23 Com Hilux e Onix, Senad leiloa 23 veículos com lances a partir de R$ 100 em Mato Grosso do Sul
14:13 Humo causó triple choque: ambulancia llevaba un bebé
14:11 150 atletas de MS participam do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu
13:36 Calor gera derretimento recorde dos Alpes, cria lagos e desenterra corpos
12:45 Denuncian que 33 camiones paraguayos de gas están varados en la Argentina
12:42 Empate entre ascendidos en el Río Parapití
12:31 Sábado con clima fresco a cálido y lluvias al norte y este del país
12:09 Adiós a septiembre y al horario de invierno
11:22 Paraguay, entre los cuatro países que lideran el crimen organizado a nivel mundial
11:18 “Paraguay nos interesa”, dice ministra de Economía de Suiza
10:12 Preso, homem ligado a Beira-Mar chefiava tráfico a partir de Bonito
10:10 Peña vetará proyecto que desafecta tierras del Ministerio de Defensa
9:59 ¿Cómo será el clima este fin de semana?
2:46 Lali González bailó tango en el Bailando 2023
22:45 Cateto, tido como chefe do tráfico em Bonito, é preso pelo Gaeco
22:27 PRF apreende 760 quilos de drogas e recupera veículo em MS
21:55 Aos 39 anos, sul-mato-grossense descobre ser filho de Junno Andrade, namorado da Xuxa
21:51 Así será Jornadas 2023
21:48 Resgatadas, crianças ficavam presas em casa e comiam ração de cachorro
21:43 Este domingo se adelanta en 60 minutos la hora oficial del Paraguay
21:17 Camión de Essap que llevó agua a pobladores se vuelca en el Chaco
20:44 Mujer de 90 años se recibe de Magíster, entre las noticias positivas de la semana
19:11 Argentina suspende por 60 dias cobrança de pedágio para embarcações na hidrovia
19:09 Incêndios no Pantanal são controlados após seis dias de atuação dos bombeiros
19:07 Incautan casi 900 litros de combustible vendidos a granel en la calle
18:23 Juez ordena que procesado done una heladera para “reparar daños” por abuso sexual infantil
18:04 Peña recordó a excombatientes, en aniversario de la victoria de Boquerón
18:02 Así actuó la Prefectura Naval Argentina, cuando hirió al suboficial de la Armada Paraguaya
17:52 MS vai enviar aeronave ao Amazonas para ajudar a combater fogo em floresta
16:19 Adolescentes são flagrados transportando 400 quilos de maconha em motos
16:17 Piqué mandó a Shakira a “visitar Mbuyapey”
16:13 Carga de maconha apreendida em ação da PRF e Exército pesou pouco mais de 3t
16:10 Horário de verão paraguaio entra em vigor no próximo domingo
16:09 Pedro Juan Caballero: Incineran vehículo en el que se privó de su libertad a una mujer
14:24 Plata yvyguy significa plata escondida o plata enterrada en guaraní
12:54 FocusEconomics: el clima presenta un riesgo para la producción agrícola de Paraguay
12:52 Ordenan que Aduanas opere en horario normal este feriado
12:48 Detienen a joven por talar el antiquísimo y famoso “árbol de Robin Hood” del Reino Unido
11:09 Un corazón sano, un futuro saludable: Día Mundial del Corazón
10:54 México encontra corpos de 6 adolescentes mortos em sequestro que chocou país
10:50 Após denúncia anônima DOF fecha entreposto com carga milionária de cocaína e maconha em Dourados
10:36 Tudo o que você precisa saber sobre gordura corporal
10:29 Inchaço nos tornozelos de manhã pode ser sinal de problemas cardíacos
10:28 Policía que habría matado al militar Líder Javier Ríos se fuga de Tacumbú
10:25 Plantas: decoração e benefícios para a saúde
10:24 Ómnibus con alumnos paraguayos involucrado en accidente fatal en Clorinda
22:18 Necropsia confirma que una mujer fue asesinada y no se suicidó
22:15 Polícia apreende quase quatro toneladas de maconha em carga de sucata na região de Dourados
20:53 Prepare o tereré: Nova onda de calor deve elevar as temperaturas a 43°C em MS
20:50 Se inició juicio oral contra Gregorio Papo Morales, acusado por homicidio doloso
20:46 “Día Mundial de la Rabia”: sin casos de la enfermedad en Paraguay desde el 2004
19:51 Presidente afirma que conflicto de la Argentina es con el tratado sobre hidrovía y espera se disipen diferencias
19:45 Detienen a un abogado que atropelló una capilla para hacer justicia por mano propia
19:18 Ejemplar condena: Pastor de iglesia, su esposa y padre biológico condenados por abuso y coacción a una niña
18:34 Fenómeno astronómico: ¿Cómo se verá en Paraguay el eclipse anular del Sol?
17:43 Filho acessava site adulto com palavra mãe e cometeu crime ‘quase perfeito’ em MS, revela promotor
17:37 Pagos de Tekoporâ Mbareté se harán de forma mensual a partir de octubre en Capital y 4 departamentos
16:12 WhatsApp anuncia el adiós a los estados
15:51 Feriado y fin de semana con clima agradable y cambio de hora