Angola
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Angola apoia convenção sobre armas biológicas

Angola participou, nesta quarta-feira, na apresentação do projecto de apoio à universalização e implementação efectiva da convenção sobre armas biológicas em África, numa sessão que decorreu em Genebra (Suíça).

A informação vem expressa numa nota de imprensa da Missa Permanente de Angola naquele país, sublinhado o facto do Estado angolano ser parte da referida Convenção desde 2016.

Segundo o documento, Angola designou como Ponto de Contacto Nacional, junto da Convenção, a Autoridade Nacional para o Controlo de Armas e Desarmamento (ANCAD).

No evento, a ANCAD partilhou algumas das suas prioridades, fundamentalmente, os relativos ao desenvolvimento da legislação e à preparação e submissão das Medidas de Reforço da Confiança.

O documento refere que Angola alertou que África é um continente com particularidades próprias, o que implica ajustar este género de iniciativas a acções de assistência concreta.

A convenção sobre armas biológicas é um acordo sobre o controlo de armas, que proíbe a produção, desenvolvimento, armazenamento e utilização de armas químicas.

Actualmente, 189 Estados-membros, incluindo Angola, fazem parte do acordo, que tem disposições para a avaliação sistemática da indústria química, bem como para investigações de alegações de uso e produção de armas biológicas para fins militares. AL