Angola
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Angola e Turquia estabelecem metas comerciais

As trocas comerciais entre Angola e Turquia vão atingir, num futuro próximo, a cifra de 500 milhões de dólares, ao contrário dos actuais 250 milhões de dólares, informou, esta terça-feira, em Luanda, o embaixador turco, Ufuk Ekici.

Segundo o diplomata, que falava durante a abertura do Fórum de Negócios Turquia-Angola, os dois governos pretendem duplicar o volume das trocas comerciais, tendo em conta o desenvolvimento exponencial, verificado nas relações entre os dois países.

Ufuk Ekici referiu que os indicadores mostram que esta intenção está no bom caminho, a julgar pelos dados apresentados pela Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX).

Dados oficiais mostram que a Turquia é o quinto país com maior número de projectos apresentados à AIPEX.

De acordo com Ufuk Ekici, Angola e Turquia possuem relações de alto nível, pelo que acredita existirem ainda muitas áreas abertas para cooperação.

” As empresas turcas podem ajudar a diversificar a economia angolana, com a variação da produção, a exportação e a construção de infra-estruturas, tendo em conta o seu conhecimento nestas áreas”, asseverou.

Avançou que a indústria de montagem pode ser uma solução comercial para Angola, adiantando que as empresas turcas já estão a aplicar este modelo em Angola e noutros países.

O diplomata entende que é necessário flexibilizar e simplificar o regime de vistos, as alfândegas e o sistema bancário, podendo assim aumentar a eficiência dos investimentos estrangeiros.

Apontou também que o aumento das frequências de voos da Turkish Airline, de 3 para 4 vezes semanais, como outro ponto que ajudará os povos a visitarem-se facilmente e com maior frequência.

Por sua vez, o embaixador de Angola na Turquia, José Patrício, disse que a cooperação entre os dois países atingiu o ponto mais alto, há dois anos, com as visitas mútuas dos dois Chefes de Estado, que permitiu a assinatura de vários acordos.

De acordo com o diplomata, Angola possui muitos recursos naturais e é precisamente neste capítulo que a Turquia pode apoiar o país com o seu conhecimento.

“Espero que os empresários turcos possam sair daqui, com a percepção sobre o ambiente de negócio em Angola”, frisou José Patrício.

O Fórum empresarial Turquia-Angola é uma organização da Agência de Exportadores da Turquia (TIM). A delegação empresarial turca está em Luanda com 28 empresas de vários sectores.

Ainda hoje as delegações empresariais dos dois países discutiram, entre outros assuntos, as propostas de investimentos apresentadas pelas partes.

Angola e Turquia mantêm cooperação comercial nas áreas dos transportes aéreos, defesa, comércio, proteção de investimentos, petróleo, mineração, agricultura e energias renováveis.