Angola
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

“Atacar Belarus significará um ato à Rússia”, diz Vladimir Putin

O presidente Russo, Vladimir Putin acusou a Polônia de ter ambições territoriais na antiga União Soviética e disse que qualquer agressão contra a vizinha e aliada Belarussia seria considerada uma agressão contra a Rússia.

“[Em 1939] a Polônia foi abandonada por seus aliados ocidentais, foi lançada para a máquina de guerra alemã e perdeu formalmente sua independência e estado, que foram restaurados em grande parte graças à União Soviética. Foi graças à União Soviética, graças às medidas tomadas por Stalin, a Polônia obteve territórios substanciais nas terras alemãs ocidentais. Isso é um fato”, declarou.

Putin disse que havia relatos na imprensa de planos para uma unidade polaco-lituana a ser usada para operações no oeste da Ucrânia – parte da qual no passado pertencia à Polônia – e, finalmente, para ocupar território lá.

“Sabe-se que eles também sonham com as terras bielorrussas”, afirmou, também sem fornecer provas.

Moscou reagiria a qualquer agressão contra a Belarus “com todos os meios à nossa disposição”, disse Putin em uma reunião de seu Conselho de Segurança em comentários televisionados.

“Quanto aos líderes poloneses, muito possivelmente eles estão contando com a formação de algum tipo de coalizão sob a égide da Otan para se envolver diretamente no conflito ucraniano, a fim de arrancar um bom pedaço da Ucrânia para si”, disse.

“Não vamos nos envolver. Mas, quanto à Belarus, faz parte do Estado da União. A agressão contra a Belarus significará agressão contra a Federação Russa. Responderemos a isso com todos os meios à nossa disposição.”

O Comitê de Segurança de Varsóvia decidiu na quarta-feira última mover unidades militares para o leste da Polônia depois que membros da força mercenária russa Wagner chegaram a Belas, informou ainda a agência de notícias estatal PAP, citando seu secretário de defesa.