Angola
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Crise bancária continua nos EUA: tempestade financeira à vista?

Desde o início de 2023, três bancos faliram nos Estados Unidos: Silicon Valley Bank, First Republic Bank e Signature Bank. O colapso do Credit Suisse na Suíça somou-se a esta lista de falências bancárias, aumentando os temores de uma crise financeira internacional em meio ao aumento das taxas de juros pelos Bancos Centrais para conter a inflação.

No início de maio, os ventos se acalmaram e a tempestade parecia ter passado.

Agora, mais três bancos estão com problemas nos Estados Unidos, questionando a saúde do sistema financeiro e levantando temores de que o sistema financeiro esteja se aproximando de um precipício.

Três credores regionais lideraram a queda do setor bancário dos EUA, abalando ainda mais os investidores depois que várias empresas faliram nos últimos meses.

O PacWest Bancorp caiu 51% após um relatório de que está explorando opções estratégicas, incluindo uma possível venda. First Horizon e Western Alliance Bancorp caíram 33% e 38%, respectivamente.

Investidores, incluindo o bilionário dos fundos de hedge Bill Ackman, alertaram que as tensões no sistema bancário estão longe de terminar, enquanto alguns analistas dizem que a queda foi longe demais.

Por outro lado, o preço do petróleo Brent mantém-se abaixo dos 75 dólares o barril, apesar das medidas de redução da produção tomadas pela OPEP+ que entraram em vigor a 1 de maio. A retomada da atividade econômica na China, que parecia forte no início de abril, parece desacelerar

Alguns analistas acreditam que a economia mundial ainda não está fora do perigo de entrar em recessão. A crise financeira, o aumento das taxas de juro e a desaceleração da economia são ingredientes que podem criar uma situação explosiva para a economia mundial.

Por: José Correia Nunes
Director Executivo Portal de Angola