logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo logo
star Bookmark: Tag Tag Tag Tag Tag
Angola

Ministra destaca importância da qualificação de docentes

13 Janeiro de 2020 | 13h54 - Actualizado em 13 Janeiro de 2020 | 13h54

Ministra destaca importância da qualificação de docentes

Luanda - A importância da formação de professores em língua inglesa para o desenvolvimento de competências profissionais, centradas na melhoria do desempenho dos trabalhos em sala de aula foi destacada hoje (segunda-feira), pela ministra da Educação, Ana Paula Elias.

A necessidade surge pelo facto do ensino da Língua Inglesa nas escolas públicas em Angola ser assegurado por uma maioria docente sem a necessária qualificação, porque dos 1.886 docentes cadastrados, apenas 28 por cento são qualificados.

Ao intervir no acto de abertura da acção de capacitação de formadores de professores de língua inglesa, a governante referiu que a capacitação é centrada nas estratégias e técnicas modernas de ensino de Inglês, de modo a promover uma aprendizagem efectiva que permita ao aluno usar a língua para diversos fins e domínios.

A capacitação enquadra-se no objectivo do Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente, aprovado pelo Decreto Presidencial n.º 205/18, de 3 de Setembro, que busca proporcionar aos docentes em serviço oportunidades de desenvolvimento de competências profissionais,  centradas na melhoria do desempenho docente em sala de aula.

Enquadrada no âmbito da retomada da cooperação com a British Council, a iniciativa insere-se também no Plano de Desenvolvimento Nacional que augura que até 2022, 25 mil professores (em serviço) concluam programas de formação contínua para a melhoria e actualização de competências.

Por sua vez o 1º secretário da embaixada britânica, David Hinchin, adiantou que o programa visa melhorar a qualidade do ensino da língua inglesa, facilitar a literacia digital, ajudar os jovens a empregabilidade, entre outros.

O Programa de capacitação de formadores de professores de Língua Inglesa tem como destinatários coordenadores e professores de Língua Inglesa, a nível nacional e terá a duração de 10 dias.

Themes
ICO