Angola
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

MPLA participa na reunião do Comité África da IS

Uma delegação do MPLA encabeçada pelo secretário do Bureau Político para as Relações Internacionais e Vice-Presidente da Internacional Socialista (IS), Manuel Augusto, participou, em Niamey, Níger, na Reunião do Comité África da Internacional Socialista, soube a ANGOP hoje, segunda-feira.

O Acto de Abertura, ocorrido sexta-feira (16), foi prestigiado pelo Primeiro-Ministro da República do Níger, Ouhoumoudou Mahamadou, e pelo Presidente do Partido UNDR e Primeiro-Ministro do Governo de Transição da República do Chade, Saleh Kebzabo.

Os presentes debateram, entre outros temas, a “Consolidação da democracia para fortalecer os Estados em África” e adoptaram os mecanismos de implementação da Declaração de Dakar.

Na mesma reunião foi eleito Saleh Kebzabo, como o novo presidente do Comité África da Internacional Socialista, em substituição do maliano Bokary Treta, do Partido RPM (Mali) e presidente cessante do referido Comité.

A declaração de Dakar é um documento no qual os países subscritores se comprometem em promover uma educação realmente capaz de chegar a todas as pessoas do planeta, reafirmando-se à educação como um direito humano fundamental.

Essa responsabilidade será atingida de forma mais eficaz por meio de amplas parcerias no âmbito de cada país, apoiada pela cooperação com agências e instituições regionais e internacionais, segundo os participantes.

A delegação do partido no poder em Angola foi recebida, nesta segunda-feira (19), em audiência pelo Presidente do Níger, Mohamed Bazoum, e pelo ex- Presidente Mahamadou Issoufou.

A reunião da IS, que encerrou sábado (17), teve ainda a participação de Benedicta Lasi, a primeira mulher e africana eleita secretária-geral da Internacional Socialista, no último Congresso da Organização realizado em Madrid, em Novembro de 2022.

Integrou a delegação do MPLA o Chefe de Divisão África e Médio Oriente do Departamento de Relações Internacionais do Comité Central, Bernardo Samuel Ngueve Catoto.

A Internacional Socialista é a maior plataforma mundial que congrega partidos socialistas, sociais democratas, trabalhistas e progressistas e é presidida, desde Novembro último, pelo Chefe do Governo do Reino de Espanha, Pedro Sanchez. MR/AL