Cape Verde
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

África Avanza realiza várias consultas gratuitas com apoio da cadeia RIU

O grupo RIU, uma das maiores cadeias de hotéis em Cabo Verde, está a apoiar a ONG África Avanza no projecto de cuidados médicos gratuitos que são levados à população do Sal e Boa Vista. Durante as suas deslocações às duas referidas ilhas, os médicos desta ONG espanhola ficam alojados gratuitamente nos hotéis do grupo. Em termos de tratamentos, os médicos espanhóis somam já centenas de consultas e formações.  

Conforme nota de imprensa, depois das missões de Junho e Julho, estão previstas mais quatro missões desta ONG ainda durante o ano de 2022, nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.

A parceria vem desde 2014, e depois da pandemia está a ser retomada. Na prática, esta cadeia hoteleira oferece alojamento aos médicos que vêm de Espanha para realizar formações, consultas e cirurgias gratuitas à população das ilhas do Sal e da Boa Vista. 

Durante a missão número 41, do passado mês de junho, na ilha do Sal, os voluntários da área da saúde realizaram consultas nas especialidades de dermatologia e tratamento para varizes. 

No total foram efetuadas 211 consultas médicas de dermatologia para adultos e crianças nas zonas de Espargos e Santa Maria. 

Efetuaram, ainda, 41 consultas de varizes e úlceras da perna e 18 tratamentos de esclerose de varizes. Para o tratamento da esclerose de varizes foi utilizado um método inovador e não invasivo. 

Em relação à formação, 42 pessoas da área da saúde e não só, foram contempladas com seis sessões de formação em suporte básico de vida e desfibrilação automática e manual.

Na missão número 43, também no Sal, foi ministrada uma formação em “iniciação de ecografia clínica” a 29 profissionais locais da área da saúde e foram realizadas 17 consultas médicas e 15 ecografias em consulta.

Boa Vista

Já a Boa Vista, acolheu, entre junho e julho, a missão número 42, onde foram realizadas consultas gratuitas na área de medicina de família e formação em ecografia clínica. 

Durante esta missão 4 pessoas foram formadas no curso de ecografia clínica e foram realizadas um total de 185 consultas e 18 ecografias em consulta.

De notar que estão previstas mais 4 missões desta ONG durante o ano de 2022, nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.

Com esta colaboração, a RIU diz que tem “conseguido levar assistência médica e cirúrgica aos hospitais regionais das ilhas do Sal e da Boa Vista”, onde têm prestado assistência médica à população local, inclusive aos trabalhadores do grupo. 

Esta colaboração é realizada com o apoio da Africa Avanza e do Ministério da Saúde.

PUB