Cape Verde
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Novo livro de André Silva: “Recados de Amor”

“Recados de Amor” é o mais novo livro do poeta André Monteiro Silva. Esta terceira obra, deste foguense residente nos Estados Unidos, tem como fonte de inspiração o amor e as mulheres. O seu lançamento está previsto para Agosto, enquadrado nas festividades do município dos Mosteiros.

“Recados de amor” é o terceiro livro de André Monteiro Silva, depois de ter lançado, em 2016, o “Nostalgia I”, escrito em inglês, e em 2021, o “Nostalgia II”, em português e cabo-verdiano.

Ao A NAÇÃO, o autor, natural dos Mosteiros, ilha do Fogo, contou que “Recados de Amor” “expressa sentimentos profundos e remete-nos para a urgência de aprendermos a ser felizes e livres ao lado de um grande amor. São palavras, rimas, versos que tocam diretamente a alma e o coração para nos fazer refletir sobre a vida, o amor e as relações com as pessoas que amamos. Portanto, é uma obra de grande beleza que toca profundamente o sentimento da mulher”.

 Lançamento em Agosto

O livro deverá chegar ao público em Agosto, com lançamento em Cabo Verde e nos EUA. “A ideia é fazer o lançamento do livro em Cabo Verde, mais precisamente na ilha do Fogo, no mês de Agosto, enquadrado nas festividades do município dos Mosteiros. Depois, pretendo fazer também uma apresentação nos Estados Unidos”, adiantou o poeta.

Questionado sobre a escolha da língua portuguesa para este novo livro, tendo em conta o seu contacto “mais directo” com o inglês e o crioulo, o autor explicou que precisou “adequar-se” aos leitores, principalmente os cabo-verdianos residentes nos EUA.

“Depois de escrever Nostalgia I em inglês, houve críticas que eu devia escrever em português, porque grande número de cabo-verdianos  radicados nos Estados Unidos  não sabem ler inglês. Recebi isto como uma crítica positiva e então decidi escrever livros em português para que a comunidade cabo-verdiana possa entender melhor os meus poemas, compreender desejos e pensamentos presente neles”, explica André Silva.

“A minha maior vontade é que o lirismo dos meus versos Novo livro de André Silva   “Recados de Amor” seja sentido e partilhado pelos leitores. Em Ômega, onde todos os sentimentos se unificam, o amor é experimentado com auto-estima e a resistência em prol do belo na sua máxima perfeição”, salientou

Novos livros a caminho…

Tendo em conta a sua fonte de inspiração, as mulheres, o autor avança que os seus próximos livros não fugirão a essa regra. “Todos os meus livros que eu escrevi mencionei as mulheres e o amor”, expressou, confessando que tem grandes ambições a nível da literatura.

“O livro ‘Recados de Amor II’ e o romance que pretendo lançar, daqui a dois anos, falarei sobre as mulheres, o amor que tenho por elas e os cuidados que merecem”, adianta o escritor e também compositor, para quem “escrever  livros  no estrangeiro não é uma tarefa fácil, devido ao factor tempo”.

“Já iniciei o livro ‘Recados de Amor II’ em Inglês e estou a escrever um romance em português. Não  sei qual será  a meta que poderei alcançar, mas o futuro dirá, pois tenho planos ambiciosos a nível da escrita”, termina.

Sobre o autor

André Monteiro Silva nasceu, em 1961, na localidade de Atalaia, Mosteiros, na ilha do Fogo. Em 1984 viajou para a então União Soviética para se formar em Ciências Políticas. De regresso ao país natal, trabalhou na cidade de São Filipe e, em 1988, regressou aos Mosteiros, para desempenhar as funções de coordenador da organização juvenil. Na mesma região, trabalhou como docente na escola primária, em 1991.

Em 1995, cumprindo a sina dos cabo-verdianos, imigrou para os EUA, onde aproveitou para prosseguir os seus estudos. Hoje com o título de “poliglota”, está certificado para trabalhar como intérprete-médico das línguas portuguesa e crioulo cabo-verdiano.

Na literatura…

Enquanto poeta, o reconhecimento de André Monteiro Silva deu-se no Mindelo, SãoVicente, onde a Rádio de Cabo Verde difundia os seus poemas no programa “Música e Poesia”.

Até agora, conta com três livros de poesia, nomeadamente, “Nostalgia I”, em língua inglesa, e “Nostalgia II”, em língua portuguesa e crioulo cabo-verdiano, e “Recados de Amor” em duas versões, portuguesa e espanhola.

Nos EUA, é membro da International Society of Poetry, associação essa que já publicou alguns dos seus poemas. Outros poemas de André Monteiro Silva encontram-se ainda na Antologia “ALMA DE MAR”, editada pela Chiado Editora.

Silva que é também compositor, tem algumas das suas letras publicadas, nomeadamente, “Djon Funandi di Tchada Maris”, “Boka Dosi,” “Bida e Bunitu”, “Nos Amor”, e “Belita Bunita”.

Actualmente, o poeta vive em Brockton, Massachusetts, nos EUA, na companhia de sua amada esposa, Santa Gomes Rodrigues Silva, dos dois filhos, Délcio e Andreia, e das duas netas, Leilani e Reina.

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 771, de 09 de Junho de 2022

PUB