Cape Verde
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Novo presidente da Câmara de Turismo: Scapa quer que ganhos do sector sejam distribuídos por todos

O empresário Jorge Spencer Lima “Scapa” é o novo presidente da Câmara de Turismo de Cabo Verde, eleito em lista única, com 364 votos expressos, sem votos contra nem abstenções. Uma lista, disse, de “consenso e continuidade” e que, entre outras coisas, que que os ganhos do sector sejam distribuídos por todos os cabo-verdianos. 

Os novos órgãos sociais da Câmara do Turismo eleitos, na sexta-feira passada,  contam com elementos das várias ilhas do país, o que na óptica do novo presidente é um “sinal claro” da nova direcção no sentido de ter associados em todo arquipélago.

Numa primeira reacção, Jorge Spencer Lima, “Scapa” como também é conhecido, qualifica a lista eleita como “uma lista de consenso e continuidade” e prometeu trabalhar em união de esforços com o Governo e com todos os parceiros para a retoma do sector turístico e da economia do país.

“Nós procuramos fazer uma lista de consenso, mas sobretudo procuramos transmitir confiança dos associados na nossa lista. Esta unanimidade na votação mostra que a Câmara do Turismo está viva e sabem o que querem e esperam desta nova direcção, perante um sector que é extremamente importante para Cabo Verde”, disse.

Scapa  alerta que o sector, “não pode ser menosprezado, ignorado e nem tratado como mais um actor secundário” da vida económica do país, devendo ser “devidamente reconhecido” no sistema económico.

“Mas sobretudo que os ganhos deste sector sejam distribuídos para todos os cabo-verdianos, mas que também sirva para reforçar as empresas e os seus trabalhadores que dão o seu contributo forte para a melhoria do sistema em Cabo Verde”, destacou.

Reforçar economia

Considerando que a economia em Cabo Verde, durante muito tempo ainda, vai continuar a depender do turismo, Scapa entende que compete às empresas e aos associados nesta área, trabalhar e dar o seu contributo para reforçar a economia e a situação económica do país.

“Estamos a sair de um momento extremamente difícil que o país e o mundo ainda atravessam, onde nós todos sofremos, fala-se muito na retoma, a retoma ainda está no seu caminho, mas estamos longe dos valores de 2019. Portanto, temos um longo caminho a percorrer, que só será possível se houver o contributo de todos”, afirmou.

Essa fonte apela ainda à unidade nesta retoma e à afirmação de Cabo Verde, para se sair deste “marasmo económico”.

A construção da sede da Câmara de Turismo, a implementação de um polo de formação turística que sirva as ilhas do Sal e da Boa Vista e a aposta “forte” no domínio da Cultura, são algumas das propostas de Spencer Lima durante o seu mandato.

Por sua vez, o presidente cessante, Gualberto do Rosário, que dirigiu a Câmara de Turismo desde a sua fundação, há 13 anos, felicitou a nova equipa liderada por Spencer Lima, mostrando-se particularmente satisfeito com a lógica de continuidade do trabalho feito, asseverando que esse organismo está “bem entregue”.

C/Inforpress

PUB