Cape Verde
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Portugal: Governo alerta para Terceira Vaga de Calor

O Governo de Portugal (na Europa) alertou, esta quarta-feira, para o aumento das temperaturas, a partir do fim de semana.

As declarações – citadas pelo portal jn.pt -, foram feitas pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, após uma Reunião no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a que, também, esteve presente, a secretária de Estado da Protecção Civil, Patrícia Gaspar.

Segundo Carneiro, a Terceira Vaga de Calor vai chegar, a partir do próximo sábado, dia 20 de Agosto, e vai prolongar-se pelo mês de Setembro.

“Vamos ter tempo, em regra, mais quente do que os setembros anteriores, entre 50 por cento (%) e 60% e mais seco entre 40% e 50%”, afirmou, vincando que “que isto diz tudo dos riscos acrescidos, que teremos de enfrentar”.

Questionado sobre se esta Terceira Vaga de Calor será a mais grave, o ministro disse que “não” e que a onda mais crítica “terá sido a de Julho”.

Perigo de Incêndiios Rurais 

Por sua vez, o presidente do IPMA alertou, também esta quarta-feira, 17, que se mantém o perigo de Incêndios Rurais.

“O perigo de Incêndio Rural em Portugal está, ainda, a meio da Campanha. Passámos uma Onda de Calor de grande intensidade e que chegou a temperaturas que quase rondaram os 50 graus, passamos uma Segunda Onda com menos intensidade, mas, mesmo assim, com grande impacto, e vamos passar uma Terceira Onda de Calor, provavelmente, dentro de dias”, afirmou Jorge Miguel Miranda, acrescentando que “as previsões não são positivas”, em termos de Precipitação.

PUB