Cape Verde
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Praia: Convocada manifestação geral “Sima nu sta nu ka podi fika”

A rede das associações comunitárias e movimentos sociais da Praia (RACMS) está a mobilizar a sociedade civil para uma manifestação geral, no próximo dia 19 de Agosto, 16h, na Praça Alexandre Albuquerque. O estado da justiça e insegurança, evacuações, transportes, desemprego e bloqueios na governação devido a quizilas partidárias são alguns dos motivos que vão levar estas associações à rua. O apelo é, contudo, nacional. 

“A situação na Cidade e no país é cada vez mais insustentável para os cidadãos, sobretudo aqueles que dispõem de escassos recursos financeiros”, começa por explicar a RACMS, na sua página oficial das redes sociais, para justificar os motivos que estão por detrás desta luta pacífica. 

Esta rede conta com 40 associações engajadas e pretende fazer ouvir a sua voz de insatisfação contra uma série de problemas que afectam a capital, mas também o país.

“Permanentemente pede-se aos cidadãos comuns contenções e exigências que infelizmente não se nota a nível dos sectores públicos tal correspondência nas decisões e nos actos de gestão”, justificam.

Melhorar bem estar da cidade 

Esta rede assume-se como um espaço de articulação e reflexão, com o principal objetivo de contribuir para a construção colaborativa de uma “agenda comum voltada para a emancipação”, mas também para conferir “maior dignidade e melhoria contínua do bem estar na cidade, com enfoque nas pessoas e famílias expostas à injustiça social”.

Neste contexto, dizem convocar “todos” os praienses e a “nação em geral” para uma manifestação pacífica – “Stadu di Nason”, sob o lema “Sima nu sta nu ka podi fika”.

A questão da (in) segurança e situação da justiça, saúde e evacuações, desemprego, precariedade laboral e desigualdade salarial, a situação dos transportes (marítimos e aéreos) a ineficiência e intransparência na gestão da coisa pública e os bloqueios no processo de governação devido a interesses partidários são os motivos que estão por detrás desta manifestação.

A manifestação está marcada para o dia 19 de Agosto com concentração às 16h na praça Alexandre Albuquerque, no Platô, Praia.

PUB