Cape Verde
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Quais os desafios do desenvolvimento da capital?

Desemprego, pobreza e desigualdade social, falta de acesso habitação condigna e insegurança. Estes são os principais desafios da cidade da Praia, pela voz dos munícipes. Confira o que pensam os praienses sobre o estado da cidade e o quadro que precisa ser revertido para termos uma cidade mais harmoniosa. 

Elder Fernandes – Professor

“Um dos maiores desafios do desenvolvimento da capital do país deve estar centrado em criar e desenvolver nos munícipes o sentimento e espírito de pertença.

A cidade da Praia só será aquilo que cada cidadão quiser que ela seja. Só assim se pode alcançar uma cidade linda, maravilhosa e desenvolvida.

Tudo isso acontecerá quando percebermos que estamos a viver numa cidade segura e que o nosso vizinho esteja a viver com a mesma dignidade de vida que nós.

Por isso, um dos maiores desafios da Praia é a segurança.  Devemos trabalhar no sentido de eliminar o sentimento de estarmos a andar com medo e sempre atentos por causa dessa insegurança na capital”.

Rodilson Delgado – Estudante 

“Na capital do país, um dos principais desafios é a pobreza, principalmente quando falamos do período após a pandemia e o aumento do preço de alimentos e produtos.

Também podemos verificar uma grande desigualdade na cidade da Praia, em vários sentidos, principalmente no que diz respeito ao atendimento nas empresas e instituições públicas.

Um outro desafio está ligado à educação que apresenta um sistema de ensino muito desorganizado com consequências na própria segurança. 

Nos últimos tempos, vimos claramente que a cidade da Praia não tem nenhuma segurança, com várias ondas de assaltos e violência, em qualquer horário”.

Paulino Dias – Economista

“Destaco três grandes desafios para o desenvolvimento da capital do país.

Um desses desafios prende-se com as  desigualdades existentes, nomeadamente de oportunidades, de rendimento e de condições de vida que acabam por contribuir fortemente para outros problemas sociais mais visíveis.

Um segundo desafio diz respeito ao planeamento e gestão do território. O território urbano do município vem sendo maltratado a olhos vistos, com desvios evidentes em relação a instrumentos legais de planeamento existentes e à harmonia estética.

Sendo a Praia uma cidade que acolhe pessoas dos quatro cantos do mundo, é preciso que aprendamos a amá-la em todas as suas dimensões e, assim, cuidar dela, respeitá-la e cumprir as nossas obrigações para com ela”.

Janise Xavier – Comerciante

“Um dos principais desafios da capital do país é no sentido de ultrapassar as dificuldades de acesso à habitação e os problemas de insegurança urbana.

A problemática da extrema pobreza, principalmente nos bairros mais periféricos da cidade e a exclusão social, são outros factores que têm atrapalhado o desenvolvimento da cidade da Praia

Um outro desafio é a necessidade de desenvolvimento do turismo que também merece uma maior atenção dos governantes da Praia”.

Maria Mendes – Funcionária Pública

“Os desafios da capital têm a ver com o desenvolvimento sustentável e, infelizmente, noto que tem sido difícil conseguir traçar caminhos necessários para a mitigação das fragilidades existentes em vários domínios.

Praia devia estar à altura dos desafios própios de uma capital de um país como Cabo Verde pelo que vai ter que vencer problemas nos domínios da habitação, insegurança nas comunidades e principalmente a nível do saneamento básico”.

Nelson Martins – Professor de inglês

A cidade da Praia teve grandes investimentos e desenvolvimento nos últimos 30 anos, com maior ênfase nos últimos 12 anos. Houve grandes investimentos na infraestruturacão, eliminação de bairros clandestinos, organização dos espaços públicos e segurança pública. Contudo, a meu ver, apesar dos avultados investimentos, o maior problema da Cidade da Praia é a segurança. Ainda estamos a assistir a ondas de violência cíclicas. Essas ondas de violência criam uma sensação de insegurança e isso influencia diretamente no desenvolvimento da cidade em várias vertentes.

Carlos Lopes – Aposentado

Um dos maiores desafios da Praia, hoje, é a segurança. É um problema que tem de ser resolvido para  bem de todos nós, porque, sem segurança, não vamos longe. Não há confiança, não temos como, por vezes, nem procurar trabalho.

De resto, a questão da urbanização precisa melhorar. Nos bairros periféricos da cidade, isto é um problema. São dois problemas que precisam ser atacados pelos governos central e local.

Por outro lado, os cidadãos devem apostar num melhor comportamento em relação à coisa pública. Acho que existe algum desprezo por aquilo que é a coisa pública. A nossa parte, enquanto cidadão, é fundamental. Aqui eu falo da educação para a cidadania.

Dulcelina Rodrigues – Artesã e activista social

Neste momento, o grande desafio da cidade da Praia é apostar no emprego, mais trabalho, sobretudo para jovens.

Isto, para podermos sobreviver, ultrapassando este momento difícil. A situação de vida não tem sido fácil com este aumento do preço dos produtos.

Por outro lado, precisamos melhorar a segurança, um problema muito grave na nossa cidade.

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 768, de 19 de Maio de 2022

PUB