Cape Verde
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Santa Catarina: Comemorações do Dia da áfrica arrancam hoje

As actividades de comemorações do Dia de África, assinalado a 25 de maio, arrancam esta segunda-feira, 23, em Santa Catarina, com a abertura da Feira de Artesanato e Gastronomia Africana.

O evento organizado pela autarquia local acontece no Espaço do Emigrante, junto ao Cineclube de Assomada, segundo nota de imprensa.

A Feira de Artesanato e Gastronomia Africana decorre até quarta-feira,25, e conta com a participação de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Nigéria, São Tomé e Príncipe, Senegal e Serra Leoa.

Para amanhã, terça-feira,24, está previsto a partir das 15 horas, a demonstração de Música Tradicional, Dança e Poesia Africana, para além de um desfile de moda apresentado as tradições do continente.

Já na quarta-feira,25, Dia de África, o Centro Cultural Norberto Tavares acolhe o debate “A Liderança Africana e os Desafios do Futuro”, com os professores Maria da Silva, Paulino do Canto e Saidu Bangura. A moderação estará a cargo de Guedson Rompão.

Efeméride

O Dia da África comemora-se anualmente a 25 de maio, pela criação da a Organização de Unidade Africana (OUA) na Etiópia, em 1963, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano.

Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 25 de maio como o Dia da África ou o Dia da Libertação da África.

Este dia recorda a luta pela independência do continente africano, contra a colonização europeia e contra o regime do Apartheid, assim como simboliza o desejo de um continente mais unido, organizado, desenvolvido e livre.

A data é celebrada em vários países de África e pelos africanos ao redor do mundo, com diversas actividades culturais em que Cabo Verde não foge à regra sendo “um pedacinho” deste continente.

PUB