Paraguay

2 a cada 3 brasileiros com Covid que precisaram de intubação morreram, aponta levantamento

Entre os pacientes que precisam de diálise, o número sobe para 7 a cada 10, segundo a Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

Por Lara Pinheiro, G1

De 1° de março de 2020 até 24 de fevereiro deste ano, 2 a cada 3 brasileiros com Covid-19 que precisaram ser intubados morreram. Quando o paciente intubado está internado no Sistema Único de Saúde (SUS), o número é ainda maior: 7 a cada 10 morrem.

Os dados são da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), que tem monitorado UTIs do país na pandemia, tanto na rede pública quanto privada.

Mortalidade e intubação

De acordo com o levantamento da Amib:

Mortalidade de pacientes intubados com Covid-19Dados são referentes ao período de 1º de março de 2020 a 24 de fevereiro de 2021em %66,366,371,271,26363GeralSUSRede privada020406080Fonte: Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib)https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Uma das explicações possíveis para a diferença entre público e privado é que, quando o paciente chega na UTI do SUS, já está mais grave, por causa do menor acesso à saúde, explica o intensivista Otávio Ranzani, epidemiologista da Universidade de São Paulo (USP).

“Ou que o SUS interna doente mais grave porque tem menos leito, o que também cai no ponto do acesso”, lembra.

Os dados do levantamento apontam, por exemplo, que o índice que mede a gravidade da situação de cada paciente (escore de gravidade SOFA, Sequential Organ Failure Assessment, que é calculado a partir de disfunções de seis órgãos) é o dobro entre pacientes nas UTIs do SUS comparados aos da rede privada. Nos leitos privados, o índice foi de 2,4. Nos públicos, de 4,8.

“Na UTI, nós damos suporte aos órgãos que param de funcionar. No caso, você vai acumulando disfunções de órgãos. Então, além do pulmão, também o rim e muitas vezes o coração – aqui damos um medicamento para deixar a pressão alta, droga vasoativa”, explica Ranzani.

Football news:

Klopp on the Real Madrid game: Liverpool have nothing much to lose. We will try to win, and then we will see
Borussia Dortmund coach Edin Terzic shared his thoughts about the upcoming game with Manchester City in the 1/4 League final
Ilkay Gundogan: Holand is an amazing player. He has the right attitude to climb to the top
PSG and Bayern Munich are bidding for Lucas Vazquez. He can't agree with Real Madrid
Allegri told Agnelli when he retired: Get rid of Ronaldo, he hinders the progress of the team and the club
Ibrahimovic was suspended for 1 match for insulting the referee
Adrian: In December, the coach decided that another goalkeeper would play, not me. Liverpool are happy with me, but we need to discuss something