Paraguay

Café termogênico: a bebida capaz de reduzir medidas

Saiba como o líquido acelera o metabolismo e ajuda no rendimento físico e mental

Hoje, os cafés termogênicos são uma febre entre os atletas de plantão –

Atualmente, a busca por fórmulas que forneçam foco e rendimento físico tem aumentado bastante. O intuito de muitos é procurar melhores versões de si mesmo e, de alguma forma, retardar os sintomas do envelhecimento.

Assim cresceu o consumo potente de produtos termogênicos. Eles têm substâncias que aumentam a temperatura do corpo e auxiliam na perda de medidas. E, hoje, os cafés termogênicos são uma febre entre os atletas de plantão. 

Seus ativos funcionais tendem a agir rapidamente e proporcionam resultados já nas primeiras semanas de uso, desde que a pessoa siga uma dieta saudável e pratique exercícios regularmente. Os nutricionistas Dani Borges e Davi Reis explicam como a bebida atua de verdade.

O QUE É
O café termogênico é constituído de substâncias estimulantes que auxiliam no aumento do foco e da taxa metabólica basal, fornecendo energia, disposição e gasto de calorias extras.

RENDIMENTO FÍSICO E MENTAL
A bebida pode ser uma grande aliada se associada a uma dieta equilibrada e a prática regular de atividade física. Por ser um estimulante do sistema nervoso central, a cafeína ajuda a reduzir a fadiga, a sonolência e contribui para uma maior concentração e até coordenação motora. 

O que ocorre é que esse estimulante bloqueia a adenosina, um neurotransmissor que causa sono, promovendo estado de alerta e vigília, melhorando, assim, o foco e a atenção. Além disso, bebidas que possuem chá-verde contribuem para a função cerebral, melhorando a resposta de tempo de reação e aumentando a concentração. 

Sobre os efeitos ergogênicos (artifícios adotados para melhor desempenho), alguns estudos demonstraram resultados significativos para o desempenho anaeróbico, como resistência e força muscular.

CONTRAINDICAÇÕES
Quem tem intolerância ou alergia à cafeína, hipertensos, pessoas que apresentam úlcera ou gastrite, crianças, grávidas e lactantes não devem consumir. Outro fator importante: a bebida não deve ser ingerida juntamente com ferro, cálcio e vitamina
D, pois a cafeína e alguns outros componentes podem interferir na absorção desses nutrientes.

Reações adversas também podem surgir. “Apesar da cafeína ter um efeito estimulante do sistema nervoso central, aumentando os batimentos cardíacos e acelerando o metabolismo, ajudando na queima de gordura, alguns efeitos indesejados também são conhecidos, como insônia, ansiedade e aumento de refluxo gástrico.

COMO INCLUIR NO CARDÁPIO
Segundo a nutricionista Dani Borges, antes do treino é um bom momento para incorporar esse tipo de café, principalmente se a sua alimentação for pobre em carboidratos. Tome uma dose de proteína em pó com o café termogênico no café da manhã. A bebida também pode ser ingerida com uma fonte de proteína, como ovos mexidos ou shake.

FIQUE ALERTA
“Deve-se atentar para os cafés termogênicos que possuem adições artificiais, corantes ou substâncias que podem gerar algum tipo de dependência. Dê preferência às bebidas que não apresentem mais de oito aditivos e que não usem ativos artificiais. As substâncias que contribuem de maneira positiva são a cafeína, o chá-verde, o gengibre e a canela”, revela Dani.

HORA CERTA
Para Reis, o café termogênico tem como objetivo principal melhorar a disposição e o foco. “Mas, antes de incluir na sua dieta, leve em consideração a quantidade de café consumida durante o dia para evitar um excesso de cafeína. Hoje existem diversas marcas no mercado e, por conter outras substâncias estimulantes em sua formulação, o melhor horário para ser utilizado é pela manhã ou antes do treino.

Football news:

Griezmann spoke with Hamilton and visited the Mercedes boxes at the Spanish Grand Prix
Barcelona feels that Neymar used it. He said that he wanted to return, but extended his contract with PSG (RAC1)
Aubameyang to the Arsenal fans: We wanted to give you something good. I am sorry that we could not
Atletico did not lose at the Camp Nou. Busquets' injury is the turning point of the match (and the championship race?)
Verratti injured his knee ligaments in PSG training. Participation in the Euro is still in question
Neymar's contract in one picture. Mbappe wants the same one
Manchester United would like to sign Bellingham in the summer, not Sancho. Borussia do not intend to sell Jude