Paraguay

Coronavírus nos pets? Estudos para avaliar contaminação em cães serão feitos em Campo Grande

Primeiros casos de Sarv-Cov-2 no Brasil foram confirmados em dois cães.

(Foto: Arquivo/Midiamax)

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) confirmou nesta semana dois casos de Sarv-Cov-2 em dois cães pela primeira vez no Brasil, na cidade de Curitiba e Cuiabá, em Mato Grosso. Os estudos devem continuar nos próximos meses para afirmar, ou não, se o vírus pode ser transmitido para outros animais, em seis capitais do país, incluindo Campo Grande.

De acordo com o estudo, o primeiro caso é de um macho da raça Bulldog Francês. O tutor não soube informar onde o animal pode ser sido contaminado. Ele percebeu uma pequena secreção nasal no cachorro, que dorme na mesma cama. O segundo teste o dono negativou, mas o cão estava positivo, com uma pequena quantidade do vírus no organismo. No segundo teste feito no dia seguinte, o buldogue testou negativo.

O segundo caso é de um ‘vira-lata’, também adulto em que a tutora testou positivo para a Covid-19. Ela contou aos pesquisadores que seus quatro cães dormem na mesma cama, e tiveram episódios de espirros. Todos os moradores humanos da casa testaram positivo e, dentre os quatro cães, apenas um confirmou a presença do vírus.

Coronavírus nos pets? Estudos para avaliar contaminação em cães serão feitos em Campo Grande
Buldogue foi testado na universidade; positivou em um dos testes para Sars-CoV-2 (Foto: Divulgação Pet-Covid)

De acordo com Alexander Biondo, coordenador do estudo, os animais podem se infectar pelo vírus Sars-CoV-2, inclusive cães e gatos, porém, isso não significa que transmites para humanos.

Segundo estudos já publicados, gatos podem se infectar e transmitir para outros gatos, mas não há dados para cães. De acordo com a médica veterinária Gizelly Bandeira, os estudos devem continuar em na Capital, porém, ainda não há estudos científicos que comprovem a contaminação e transmissão do vírus por animais domésticos.

“Não há evidências científicas que comprovem quais são os sintomas, ainda é muito cedo para afirmar coisas sobre a Covid-19, para afirmar os critérios e a possibilidade da transmissão em animais. Nos casos onde foi detectado o vírus, os tutores que já tinham testado positivo tinham uma convivência extrema com os animais, mas, por exemplo, o buldogue já é predisposto a ser braquicefalizo, que é a dificuldade na respiração, ou seja, não podemos afirmar que é um sintoma da Covid”, explica.SAIBA MAIS:

Embora o andamento do estudo, a profissional ressalta que o ideal é evitar passeios durante o período que o humano testar positivo e aderir o uso de máscaras e demais medidas de biossegurança.

“Quando o tutor testa positivo ele tem que ficar de quarentena, isolado em casa, o ideal é evitar dar passeios, levar para o banho e tosa, pois como tem contato com o pet, ele pode transportar o vírus para outra até mesmo por pelo do cão. As medidas preventivas são essenciais tanto para os humanos como para os pets”, finaliza.

Football news:

Juventus have been in contact with Genoa regarding Shomurodov (Calciomercato)
Alexey Miranchuk was named after the singer of the 90s Glyzin. From him fanatela mom
Ibrahimovic scored for the first time in two months. Before Ronaldo - 4 goals
Due to attending an illegal party, Gladbach forward Embolo will miss the match with Werder
Torino sacked Giampaolo as head coach
Gary Neville: Manchester United will not become champions unless Pogba gives a couple of months of brilliant play
Mohamed Salah: I want to stay in Liverpool as long as possible, but everything is in the hands of the club