Paraguay

“Transmissão por ar é esmagadora”. Especialistas deixam alerta à OMS

Um novo estudo científico defende que a “transmissão por ar é esmagadora”, quando comparada com a transmissão por gotículas.

“A evidência que apoia a transmissão por ar é esmagadora e a evidência que apoia a transmissão por gotículas é quase inexistente. É urgente que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras agências de saúde pública adaptem a sua descrição da transmissão às evidências científicas para que a mitigação se concentre na redução da transmissão aérea”, defende José-Luis Jiménez, químico da Universidade do Colorado Boulder e um dos especialistas que assina o artigo, citado pelo El Mundo. 

A equipe de especialistas liderada por Trish Greenhalgh, da Universidade de Oxford, analisou os dados da pesquisa e identificou 10 linhas de evidência que sustentam o domínio da transmissão por vias aéreas. Um dos aspectos frisados pelos especialistas diz respeito ao coral musical de Skagit, de Washington, onde 53 pessoas foram infectadas a partir de um único caso positivo. 

Os responsáveis sustentam que os estudos confirmam que eventos desta natureza “não podem ser explicados adequadamente pelo contato próximo ou pelo toque em superfícies ou objetos partilhados. Além disso, as taxas de transmissão de SARS-CoV-2 são muito mais altas em ambientes fechados do que ao ar livre, e a transmissão é bastante reduzida com ventilação interna”

A transmissão silenciosa do vírus, por parte de assintomáticos, é considerada uma das principais vias de transmissão da Covid-19 em todo o mundo. 

De salientar ainda que os especialistas trazem a público casos de pessoas que foram infectadas em quartos de hotel adjacentes, sem terem estado juntas fisicamente.

Football news:

Griezmann spoke with Hamilton and visited the Mercedes boxes at the Spanish Grand Prix
Barcelona feels that Neymar used it. He said that he wanted to return, but extended his contract with PSG (RAC1)
Aubameyang to the Arsenal fans: We wanted to give you something good. I am sorry that we could not
Atletico did not lose at the Camp Nou. Busquets' injury is the turning point of the match (and the championship race?)
Verratti injured his knee ligaments in PSG training. Participation in the Euro is still in question
Neymar's contract in one picture. Mbappe wants the same one
Manchester United would like to sign Bellingham in the summer, not Sancho. Borussia do not intend to sell Jude