Angel Olsen de regresso a casa: uma fera à solta no Capitólio

Há 12 ou 13 anos que Angel Olsen vem a Portugal, partilha a própria na segunda de duas noites no Capitólio, e ainda não sabe falar português. “Eu bem tento, mas depois toda a gente fala inglês comigo”, justifica-se, num de vários momentos de conversa que marcaram este seu regresso a Lisboa. Além de um ‘obrigado’ tímido, a cantora-compositora norte-americana arriscou, por estes dias em que foi turista na capital, cumprimentar com um “olá” bem redondo a um empregado de mesa “que afinal era de Denver”, conta risonha, espalhando a boa disposição numa sala cheia de gente entusiasmada por voltar a ver uma das artistas indie mais acarinhadas no nosso país. O carinho é recíproco: em entrevista ao “Expresso”, Angel Olsen explicou que a única parte má de começar as digressões europeias por Portugal é que, a partir daí, “é sempre a descer”. O facto de os portugueses “ouvirem mesmo as letras” pesa na cotação elevada que os concertos por cá têm no coração da mulher que, esta noite, se mostrou também fã das “pessoas simpáticas e dos bolinhos” de Lisboa. Mas todo este mel é temperado por uma saudável secura, que faz com que os agradecimentos e declarações de amor surjam, de forma quase furtiva, pelo meio de comentários sobre tuc-tucs ou a pandemia. Pode não falar a nossa língua, mas esta abordagem sem excesso de açúcar resulta na perfeição com um público que gosta de ser mimado, mas já leva muitos anos de concertos para perceber quando os piropos são ou não de circunstância. E depois há a música.

Tendo editado, este ano, o seu sexto álbum, “Big Time”, Angel Olsen tenta não se repetir - até porque, como confessou ao “Expresso”, vai-se cansando dos sons explorados em cada disco. A curiosidade em explorar novos planetas faz com que haja praticamente uma Angel para todos os gostos: do rock quase grungy de ‘Give It Up’, à indie pop orelhuda de ‘Shut Up Kiss Me’, passando pelo drama gótico de ‘Lark’ ou pelos momentos de guitar heroine a que se entrega no final de vários temas, o Capitólio assistiu, embevecido, a uma panóplia de facetas entre as quais a autora alterna sem deixar as costuras à mostra. A maior parte das fichas, contudo, é jogada em “Big Time”: o disco que foi gravar a Topanga Canyon, na Califórnia, depois da morte da mãe e do pai, no espaço de dois meses, e que quis que soasse simplesmente “clássico”.

Com Jonathan Wilson (conhecido com braço direito de Father John Misty) como produtor, Angel Olsen deu indicações simples para este seu novo capítulo: “Queria um pedal steel que soasse a pedal steel e a minha voz à frente, sem esquisitices”. Bastam os primeiros segundos da canção que abre o concerto, ‘Dream Thing’, para perceber que a sua voz está efetivamente à frente, mas também por cima, ao centro e a toda a volta, numa espécie de surround system emocional. Chega a impressionar como parece não fazer qualquer esforço para soltar este lamento que consola e abraça: eis uma mulher que nasceu para cantar, é a única conclusão que podemos tirar ao ver o seu uivo percorrer os quatro cantos de uma sala rendida.

Depois do algodão doce de ‘Dream Thing’ tocar todas as notas de “Big Time” - melancolia, superação e doçura -, a viagem por um dos álbuns mais bonitos deste ano prossegue, através do tema-título, da mais contemplativa ‘Ghost On’ (de ‘cauda’ elétrica e psicadélica) e de ‘Right Now’. Na plateia, cantam-se as letras novas com acerto e empenho; em palco, Angel solta um sorriso - ou “o” sorriso - e a eletricidade faz-se sentir. Num perpétuo misto de sedução e desafio, o centro de todas as atenções mostra-se em pleno controlo do ‘jogo’, tanto vocalmente como a nível de comunicação, brincando com o público quando anuncia que vai cantar uma canção nova, escrita na noite anterior e inspirada pelo turismo de Lisboa (era, na verdade, o seu maior êxito, ‘Shut Up Kiss Me’), ou interagindo com a sua banda (quatro mulheres e dois homens, distribuídos entre guitarra, baixo, teclas, bateria, violino e violoncelo).

Ao contrário do que é comum nas suas companheiras de ofício, em Angel Olsen um sussurro não é sinal de timidez, mas sim uma provocação, uma promessa ou até uma ameaça de algo maior ao virar do refrão. É assim em ‘Lark’, que do ambiente de perigo iminente, embalado por uma bateria de baixa tensão arterial, passa para um dos momentos mais gloriosos da carreira da nossa anfitriã. Antes, já ‘All Mirrors’, tema-título do álbum de 2019, fizera estragos quando o animal selvagem que é a voz de Angel Olsen se soltou - nunca com esforço, sempre com estrondo - sobre a plateia do Capitólio. Fazendo do lento mais lento e do alto mais alto, a jovem gere os contrastes e as tensões com uma maturidade que faz tudo parecer fácil. Porém, e como diria Tomberlin na primeira parte, “it's simple but it ain't easy”.

O regresso à country lânguida com ‘This Is How It Works’, a explosiva ‘Go Home’ (servindo, mais uma vez, de veículo à voz inacreditável de Angel Olsen) e a muito aplaudida ‘Sister’ ("sete ou nove minutos, dependendo de como a tocamos", foi avisando a ‘patroa’ da banda) foram conduzindo o espetáculo ao seu ocaso. Num concerto sem pontos mortos, novos picos de intensidade foram alcançados com ‘All The Good Times’, uma das mais triunfais canções de fim de relação que nos lembramos de ouvir, e ‘Chance’. Resgatada ao anterior “All Mirrors” e apresentada quase em registo de torch song, esta balada foi a despedida perfeita para uma noite cheia de ternura e classicismo, em que a voz de Angel Olsen voou com a imponência e a elegância de uma águia-real - mas onde o sentido de humor e a comunicação fácil impediram o virtuosismo de se tornar demasiado pomposo.

E por falar em virtuosismo, no único encore da noite todo o Capitólio entoou a letra de uma canção que Angel Olsen disse adorar cantar: conhecemos ‘Without You’ como um dos grandes êxitos de Mariah Carey (está no seu primeiro disco, “Musicbox”, de 1993), mas fora gravada anteriormente pelo bardo americano Harry Nilsson (1941-1994) e antes ainda pelos galeses Badfinger, que em 1970 a ofereceram ao mundo, sem imaginar que em 2022 a estaríamos a cantar com uma ‘miúda’ nascida em St. Louis, no Missouri, em 1987.

Insondáveis são os caminhos da música mas, como disse Angel Olsen nos seus agradecimentos finais, “it's scary out there”. Lá fora as coisas podem realmente meter medo, mas lá dentro - da sala do espetáculo e da obra desta fera - estamos bem. Estamos juntos, estamos com ela, e enquanto o concerto dura, vai (mesmo) correr tudo bem.

Na primeira parte, Sarah Beth Tomberlin, que usa o nome de família como nome artístico, aproveitou a ‘boleia’ de Angel Olsen para apresentar a sua folk acústica e delicada, provando o poder que uma voz e uma guitarra ainda podem exercer sobre uma plateia atenta. Brincando com pequenas mudanças de velocidade e com as possibilidades da sua voz, a norte-americana de 27 anos protagonizou ainda um momento emocionante, ao colocar o público a cantar a letra de uma canção que a maioria dos espectadores não conheceria segundos antes. Foi em ‘idnwntht’, acrónimo para "i don't know who need to hear this"…", segundo álbum para a cantora-compositora da Flórida que muitos terão saído da Capitólio com vontade de descobrir. ‘Stoned’ e ‘Happy Accident’, a pedido do público mais conhecedor, fecharam a contento uma atuação feliz, numa noite em que, do outro lado da avenida, tocou o brasileiro Emicida e, uns metros acima, o cinema São Jorge tinha também muita gente à porta. É bom estar de volta, disse Angel Olsen - e nós subscrevemos.


Football news:

<!DOCTYPE html>
Kane on Tuchel: A wonderful man, full of ideas. Thomas in person says what he thinks
Zarema about Kuziaev's 350,000 euros a year in Le Havre: Translate it into rubles - it's not that little. It is commendable that he left
Aleksandr Mostovoy on Wendel: Two months of walking around in the middle of nowhere and then coming back and dragging the team - that's top level
Sheffield United have bought Euro U21 champion Archer from Aston Villa for £18.5million
Alexander Medvedev on SKA: Without Gazprom, there would be no Zenit titles. There is a winning wave in the city. The next victory in the Gagarin Cup will be in the spring
Smolnikov ended his career at the age of 35. He became the Russian champion three times with Zenit

2:18 Portugal ocupa 10.º lugar na UE em número de artigos científicos publicados
1:41 Mealheiro com 11 moedas do século XVI encontrado em obras na muralha de Évora
1:00 Um facto, duas dedicatórias
1:00 A psicologia, a persuasão e o consumo
1:00 Construção de habitação social: uma prioridade para o Funchal
0:32 Açores registam perto de 450 mil dormidas em alojamentos turísticos em setembro
0:30 Greve de atores de Hollywood em novo impasse
0:30 Luisinha Oliveira pode estar a viver momento delicado na relação
23:31 Os lucros que voam na TAP
23:30 A saúde como nunca esteve
23:27 'Mar e Serra' promoveu workshop de pesca desportiva no Porto Santo
23:20 Ex-jogadores confiam em resposta forte do Benfica após desaire na 'Champions'
23:18 Ex-jogadores confiam em resposta forte do Benfica após desaire na Liga dos Campeões
23:16 Parlamento do leste da Líbia exige saída de embaixadores apoiantes de Israel
23:08 "Roubam o nosso sangue sem sequer sabermos": Cientista deixa-se morder por percevejo 
22:59 Abusos na Igreja: Grupo Vita enviou 14 denúncias para a Procuradoria-Geral da República
22:57 Chega vai convidar Marcelo Rebelo de Sousa para as suas jornadas parlamentares sobre a saúde
22:49 11 milhões de LEDs, mercados e "a maior árvore do planeta": Vigo prepara Natal em grande
22:43 Novo sismo de magnitude 2,1 na escala de Richter sentido na ilha Terceira
22:18 Furacão Otis deixa rasto de destruição no México
22:13 Jason Kelce preocupado com a segurança do irmão devido à atenção mediática do romance com Taylor Swift
21:58 Sismo de magnitude 2.1 na escala de Richter sentido na ilha Terceira
21:56 Dois polícias demitidos por detenção do atleta português Ricardo dos Santos
21:56 Benfica celebra 20 anos do Estádio da Luz com inauguração do 'mural dos campeões'
21:52 OMS insta Hamas a libertar reféns por razões "humanitárias e de saúde"
21:51 Guerra Israel-Hamas: líderes tentam consenso sobre "pausas" para que ajuda humanitária chegue a Gaza
21:28 Madeira mantém oito percursos classificados encerrados
21:21 Medina só respondeu a metade das perguntas dos deputados: o pior registo do Governo
21:19 Afaf Ahmed, jornalista palestiniana: “Os jornalistas em Gaza são melhores do que a maioria dos ocidentais, que estão a distorcer a verdade”
21:13 No enorme plano da Europa para a energia eólica, cidadãos ficam esquecidos
21:09 Sócio nº 1 sai de sindicato médico por ser contra luta “à custa dos doentes”
21:00 Saiba tudo sobre os voos directos para Caracas
20:46 Governo anuncia fusão da Transtejo e Soflusa até final do ano
20:42 Família despejada em Arroios vai passar a noite num Alojamento Local
20:41 Rúben Amorim prevê "jogo de encaixe" na Polónia
20:22 Francisco Lobo Faria foi o convidado Clube de Leitura da Biblioteca Municipal do Funchal
20:19 Guterres: o salto em frente
20:09 Sporting tem de vencer Raków para manter ambições
20:04 Biden diz não ter exigido que Netanyahu adiasse ofensiva terrestre a Gaza
20:03 'Barça' faz o pleno em três jornadas e fica perto de ganhar Grupo H
20:02 Direcção do PSD vai poder escolher até dois terços dos candidatos a deputados
20:00 Mercados à espera que 'falcões' do BCE aceitem pausa na subida dos juros
20:00 Mais um Conselho Europeu de guerra, agora voltado para o Médio Oriente
19:59 Pepe torna-se o jogador de campo mais velho a jogar na Champions
19:51 Governo quer aumentar remunerações médias mensais base dos militares em 20% até 2026
19:46 PSD passará a ter uma convenção antes das eleições directas de escolha do líder
19:44 Netanyahu admite que também deve ser responsabilizado por ataque do Hamas
19:41 Representante da República recusa entregar cópias dos acordos entre PSD, CDS e PAN
19:34 Ministra irá à AR explicar falta de estatutos da agência das migrações, mas só em Dezembro
19:32 Falta de efetivos agrava-se: Exército sem pessoal para combater ratos e baratas
19:31 Alguns homens não têm espermatozóides. A razão está numa minúscula proteína
19:30 Mulher de 64 anos desaparecida em Oliveira de Azeméis
19:27 "O Cristiano não é igual aos outros": Ronaldo comenta bom momento de forma
19:25 Coreia do Norte encerra embaixada em Angola
19:25 As consequências (reais e confirmadas) das mudanças climáticas na nossa saúde
19:24 Huthis do Iémen dizem que "não ficarão de braços cruzados" face a "genocídio em Gaza"
19:21 Operação terrestre massiva em Gaza seria "um erro"
19:18 Sindicato de professores nos Açores diz que escolas não têm dinheiro para despesas correntes
19:18 Angola exportou mais de 96 milhões de barris de petróleo no terceiro trimestre
19:12 Ultraconservador Mike Johnson eleito líder da Câmara dos Representantes dos EUA
19:10 Governo moçambicano interdita pesca de camarão durante quatro meses
19:03 Jovem consegue vaga para estudar em Oxford depois de ser sem-abrigo
19:01 Militares ajudam a limpar levadas e caminhos no Porto Moniz
18:53 Alberto João diz que Guterres é uma "nulidade gritante" na ONU
18:38 PS apoia posições de Guterres e critica “más interpretações” e política de “barricada”
18:34 Protecção Civil realiza questionário aos bombeiros voluntários para conhecer realidade
18:30 Israel acusa Guterres de “falta de clareza moral” e recusa cessar-fogo
18:28 2,5 milhões de euros até 2027 para financiar novos cursos na área tecnológica
18:27 IL acusa Guterres de afundar ONU no pântano e retirar capacidade de mediar conflito
18:26 IL acusa Guterres de afundar ONU no pântano e lhe retirar capacidade de mediar conflito no Médio Oriente
18:21 PSD diz que clarificação de Guterres sanou polémica mas houve uma frase "menos feliz"
18:20 PCP pede valorização dos trabalhadores da Administração Pública
18:15 Direção do PSD vai poder escolher até dois terços dos candidatos a deputados
18:12 A adaptação está atrasada na acção climática dos países europeus
18:09 Nove membros do clero e um leigo afastados por suspeitas de abusos sexuais a menores
18:08 Turistas identificados pela Polícia Florestal na vereda do Areeiro
18:08 Sismo de magnitude 2.2 na escala de Richter sentido na ilha Terceira
18:03 Ultraconservador aliado de Trump eleito líder da Câmara dos Representantes dos EUA
17:58 Proteção Civil avisa para chuva e vento fortes e agitação marítima no norte e centro
17:57 Regresso na defesa após longa ausência: Veja o onze do FC Porto para o jogo na Liga dos Campeões
17:56 Guterres teve posição “equilibrada” e de “bom senso”, dizem ex-ministros e embaixadores, mas há quem recomende “contenção”
17:51 Mike Portnoy regressa aos Dream Theater: novo álbum e digressão a caminho
17:48 BE repudia “ataque ignóbil” a Guterres e propõe que parlamento lhe manifeste solidariedade
17:47 Registados 33 casos de doença viral transmitida por mosquitos
17:46 GNR detém dez pessoas com doze mil doses de droga nos concelhos de Montemor-o-Velho, Soure e Coimbra
17:42 Sandro Tonali deverá enfrentar suspensão de dez meses devido ao escândalo de apostas ilegais em Itália
17:39 Universidade da Madeira foi a que “mais cresceu” proporcionalmente na colocação na 1.ª fase
17:37 Lucros da Jerónimo Martins aumentam 33%, para €558 milhões
17:37 Rede ciclável de Lisboa vai crescer 17 quilómetros e ter mais 19 ciclovias
17:33 Produção de vinho na Europa diminui depois de ano vitícola desafiante. Portugal é excepção
17:32 Quatro distritos do continente sob aviso laranja de chuva amanhã
17:31 Japão declara esterilização obrigatória de pessoas trans inconstitucional
17:30 Parlamento autoriza alteração da data da visita do Presidente da República à Moldova
17:23 "Dificuldades" não permitiram lista recheada de pilotos no Rally Madeira Legend
17:22 PSP está a preparar maior presença nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto
17:20 Como está e até onde irá a crise na habitação?
17:17 Moedas diz que apoio de 7 milhões de euros do município de Lisboa à Web Summit será menor "se houver menos gente"
17:17 “A Universidade da Madeira tem o financiamento de quem?”, questiona Calado
17:15 Mãe deixa duas crianças dentro de carro enquanto está num bar na Flórida
17:11 Ricardo Bonifácio protesta com a “falta de respeito” da tutela para com a UMa