Salah Matteos: O “black panther” cabo-verdiano

Foi amigo e companheiro de Malcolm X e militante da Nação do Islão, até descobrir na figura de Amílcar Cabral o herói que lhe faltava. O revolucionário Salah Matteos, abandonou a América e o combate pelos direitos civis para se embrenhar nas matas da Guiné, em busca do líder do PAIGC. Neto de cabo-verdianos do Fogo e da Brava, Salah testemunhou de perto os acontecimentos mais conturbados dos últimos 70 anos. O reconhecimento oficial chegou em 2005, com a atribuição da Medalha de Amílcar Cabral, pelos serviços prestados a Cabo Verde.

Salah Matteos tem 90 anos, mas fala como um homem de 50 e tem a memória de um jovem de 30 e poucos. Especialmente quando evoca os acontecimentos que o levaram, em 1955, a juntar-se à Nação do Islão. Movimento dos negros americanos então liderado por Alijah Mohamed, mas cujo porta-voz era Malcolm X, figura icónica desse período, ainda hoje. E o ponto alto desses acontecimentos, que acabaram por atirar para a ordem do dia a questão racial nos Estados Unidos da América (EUA), foi o rapto do jovem Emmet Till, no Mississipi, por racistas brancos, seguido do seu brutal assassínio.

O homem que esteve na frente da luta pelos direitos civis na América e percorreu a Guiné com a água pela cintura, ao lado dos guerrilheiros do PAIGC, hoje recorda as ideias de Cabral pelas páginas das redes sociais.

Ao telefone para o A NAÇÃO, Salah é ajudado pelo filho mais novo, Aaron Amílcar Cabral Matteos, a estabelecer a comunicação e a ligar o carregador do telemóvel. Não vá este ficar sem bateria. Mas o antigo revolucionário vai mostrando como ainda não esqueceu a língua dos seus avós. O filho explica-nos que o pai mantém duas páginas no Facebook, para fugir ao limite permitido para as amizades nesta plataforma. “É um comunicador nato, já vai ver”, avisa-nos. E mal a conversa se inicia, Salah diz: “OK, pode perguntar-me tudo o que quiser…”

Nesse ano de 1955, Salah Matteos, neto de cabo-verdianos da Brava e do Fogo, acabava de ser desmobilizado da guerra da Coreia, para onde se voluntariara, aos 18 anos. E a América que ele encontrou já não era aquela que havia pactuado com linchamentos no Sul do país, durante anos, ou segregara soldados negros, inclusive os cabo-verdianos, durante a Segunda Guerra Mundial. O impacto deste acontecimento, em especial, foi de tal ordem que galvanizou as novas gerações de afro-americanos e levou-os a aderir em massa a movimentos de luta pelos direitos civis. A fúria e a contestação de Salah juntou-se à de milhões de negros americanos.

Nação do islão

Salah tornou-se num ‘soldado’ disciplinado da Nação do Islão. A sua antiga veia contestatária encontrara o seu espaço de realização, nesta organização. Distribuía panfletos pelas esquinas da cidade, com as palavras o líder, Elijah Mohamed (ver QUEM É QUEM, pág. 6), impressas. Não bebia, não fumava e tornou-se amigo da estrela ascendente do movimento, o jovem Malcolm X, e da irmã deste, que ele já conhecia de Boston. Salah mudou-se para Nova Iorque para estar junto de Malcolm X e aprender mais com ele. Frequentou bibliotecas, continuou a estudar, leu vários livros, cultivou-se e tornou-se ‘tenente’ na organização de Elijah Mohamed.

Por esta altura, a comunidade cabo-verdiana pode dizer-se que era uma realidade bastante remota na sua vida. Muito cedo Salah deixou o pequeno meio crioulo e embrenhou-se nesse outro mundo que ficava muito para lá da rua e da casa dos avós: “nhas dono di Brava e di Fogo”. O espírito curioso levara-o para longe do aconchego do lar de Nha Carolina e Nho Lino, ‘tocador di rabeca’. Quando era menino, lembra, era só crioulo que falava com o seu ‘dono’ e ‘dona’.

Salah frequentou a escola por pouco tempo, optando por conhecer a vida de frente, aprender com a experiência, como então se fazia.

E foi após a sua segunda visita a África, entre Julho e Novembro de 1964, que Malcolm X (ver QUEM É QUEM, pág. 6) lhe falou, pela primeira, vez de Amílcar Cabral, conta Salah. Nessa altura, o porta-voz da Nação do Islão encontrara-se com líderes e intelectuais africanos, por entender que todos os negros faziam parte do mesmo movimento político. “Quando ele chegou, mandou-me chamar e fui encontrar-me com ele no hotel onde estava. Estivemos muito tempo a conversar sobre África e outros assuntos.’’

Mais tarde, em 1965, Salah tomou conhecimento da luta armada, que decorria em África, em Angola, Guiné e Moçambique, principalmente, através de um professor cabo-verdiano de Filadélfia, natural de Santo Antão, Paul, chamado John Peter Santos. Mas ainda antes disso, conta Salah, “depois de Nova Iorque, talvez 1963, 64, mudei-me para Filadélfia porque o filho de Elijah Muhammad, que era meu amigo e me fez ‘ministro’ na organização, teve de ir para Chicago. Ele era objector de consciência e não queria apresentar-se para cumprir o serviço militar. Pediu-me para ficar em Filadélfia.’’

Morte de Malcolm X

Salah recorda que um dos momentos mais marcantes da sua vida, foi um telefonema de Malcolm X. ‘’Ele ligou-me e disse-me que não queria que eu fosse ter com ele no dia seguinte. Eu perguntei, mas porquê? E Malcolm respondeu, ‘faz o que eu te digo’. Eu tentei ir na mesma ter com ele e assistir ao seu discurso, em Manhattan. Mas aconteceram várias coisas estranhas nesse dia, uma grande confusão, que me impediram de viajar para Nova Iorque. Nós sabíamos que ele vinha recebendo várias ameaças de morte, inclusive de dentro da organização da Nação do Islão. Dias depois, alguém ter-me-á dito que a pessoa que me iria levar para Nova Iorque, com quem tinha combinado, a organização desconfiava que ele fosse um detective do departamento da polícia de Filadélfia, infiltrado.’’ Um dos mistérios da sua vida, recorda Salah, que nunca será desvendado.

Depois do assassínio de Malcolm X, a 21 de Fevereiro de 1965, por elementos da Nação do Islão, num salão de Manhattan no dia seguinte a terem falado ao telefone, Salah abandonou a organização de Elija Mohamed. “Foram nove anos de militância e a Nação do Islão não é uma organização de onde se sai facilmente e sem problemas; há muita disciplina, muitas regras. Mas, tive fortes razões para isso. Descobri que nem tudo o que eles diziam eles cumpriam. E todas as religiões, como sabemos, bebem da mesma fonte. O meu instinto levou-me noutro sentido; eu não tenho religião e não quero pertencer a uma religião, mas a uma legião, o que é muito diferente.’’

Ao contrário do que muitos pensam, depois da Nação do Islão, Salah nunca se juntou aos Black Panthers, outra organização que lutava pelos direitos civis dos negros americanos, recorrendo à violência, inclusive, para responder à violência dos brancos. Ele conta como eram próximos nos seus propósitos. “Eles respeitavam os meus conhecimentos e a antiga militância na Nação do Islão e conversávamos muito.’’

Mas, depois da Nação do Islão, a haver alguma organização à qual Salah desejasse juntar-se eram os ‘freedom fighters’, os guerrilheiros do PAIGC, que nas matas de África tinham começado a luta contra o colonialismo português desde 1963. E essa seria a descoberta da sua vida.

Da Nação do Islão para o PAIGC

Com a morte de Malcolm X, Salah voltou-se para Amílcar Cabral. A luta deste líder africano com quem ele partilhava as suas origens africanas fascinava-o, desde que Malcolm X lhe falara dele. Nisso, durante as campanhas de sensibilização dos afroamericanos pelas universidades, Salah conheceu Mamadou Dia, um estudante senegalês de economia, de quem ficou muito amigo. “Ele terminou o doutoramento na universidade de Pennsylvania, em Economia. E quando regressava, disse-me que quando eu quisesse ir a África, teria todo o prazer em receber-me’’.

Nessa mesma altura, Salah já era pai de família e ganhava a vida como condutor de autocarros na cidade de Filadélfia. Mais tarde, foi maquinista de comboios e condutor de carros eléctricos, na mesma cidade. Mas o que se desenrolava nas matas do continente africano e essa figura heroica que ele descobrira em Cabral, deixavam-no inquieto e sem dormir.

Durante algum tempo, Salah continuou a frequentar reuniões numa igreja episcopal de Filadélfia, liderada pelo padre e activista comunitário, Paul Washington. Participavam nelas também outras figuras do movimento black power, como Stokely Carmichael e Angela Davis. Certo dia, Salah falou ao padre dos seus projectos e da sua vontade em encontrar-se com o seu herói, Amílcar Cabral. A igreja episcopal ajudou-o com 2 mil dólares, para cobrir as despesas com as passagens.

“Também fui fazendo as minhas economias, fazia os meus planos ‘gatchadu’, sem dizer nada a ninguém. E certo dia, liguei para o meu chefe e disse-lhe que não iria trabalhar no dia seguinte. Perguntou se eu estava doente. ‘Não’, respondi, todo contente, estou é a caminho de África!’’

Corria o ano de 1969. Salah pensou em ficar os 30 dias previstos para a viagem com o seu amigo senegalês Mamadou Dia, que residia na cidade de Thyès. Mas encontrar guerrilheiros do PAIGC ou passar pela organização do partido até chegar a Amílcar Cabral, não era tarefa fácil.

Nisso, Salah iria descobrir como a realidade africana, a luta de guerrilha e a organização dos movimentos de libertação tinham a sua complexidade.Mas, o antigo soldado da Nação do Islão não tinha atravessado o Atlântico para desistir assim tão facilmente.

“Eu queria encontrar-me Amílcar Cabral a todo o custo. Deixei a casa do Mamadou Dia e fui para Dacar. Quando fiquei sem dinheiro, fui viver para uma casa no mato, como as outras pessoas do país. Tudo o que eu tinha, relógio, sapatos, dei em troca de comida. Dei-lhes as minhas roupas e vesti as deles, africanizei-me, vivi desta maneira durante muito tempo. Mas estava feliz, porque perseguia o meu sonho: estava em África e esperava vir a encontrar-me com Amílcar’’.

Entretanto, Salah aprendeu o wolof e percorreu Dacar, Thyés e outras cidades senegalesas, junto dos cabo-verdianos e de outras pessoas, a conhecer a vida do continente, a ouvir as suas histórias, e também em busca de informações sobre o PAIGC. Foi fazendo alguns contactos, com eventuais elementos de ligação, mas não obteve qualquer resposta nem grandes avanços. ‘’Na altura, deviam perguntar quem era este americano que se queria encontrar com eles e porque é que haveriam de confiar em mim. Eu podia ser um espião qualquer, ao serviço do governo americano.’’ A desconfiança, na altura, era grande.

Joaquim Arena

Leia mais na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 839, de 28 de Setembro de 2023

PUB


Football news:

<!DOCTYPE html>
Kane on Tuchel: A wonderful man, full of ideas. Thomas in person says what he thinks
Zarema about Kuziaev's 350,000 euros a year in Le Havre: Translate it into rubles - it's not that little. It is commendable that he left
Aleksandr Mostovoy on Wendel: Two months of walking around in the middle of nowhere and then coming back and dragging the team - that's top level
Sheffield United have bought Euro U21 champion Archer from Aston Villa for £18.5million
Alexander Medvedev on SKA: Without Gazprom, there would be no Zenit titles. There is a winning wave in the city. The next victory in the Gagarin Cup will be in the spring
Smolnikov ended his career at the age of 35. He became the Russian champion three times with Zenit

2:15 Destaques da edição 843 do Jornal A NAÇÃO
1:49 II Edição da Feira Agropecuária de Cabo Verde decorre de 24 a 26 de Novembro
18:43 Cabo Verde reforça parceria com o ecossistema tecnológico macaense
18:30 TACV regressa aos voos domésticos e passa a ligar Praia ao Sal 
15:24 São Vicente: Mindelense e Académica do Mindelo disputam Supertaça da ilha 
12:40 Natação/Águas abertas: Associação Children´s Trust CV lança o projeto “Águas e Mentes Abertas – Nadar para Viver”
12:35 Rapaz 100 Juiz e Garry anunciam single em colaboração para “dominarem pistas da CPLP”
12:28 Brava: Ano agrícola “satisfatório”, apesar das pragas e falta de mão-de-obra
1:00 Salah Matteos: O “black panther” cabo-verdiano
15:58 Campanha Outubro Rosa: Mercado de Sucupira na Praia recebe acção de sensibilização sobre cancro da mama
15:30 Ilha do Sal acolhe, a 02 de Outubro, fórum da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais de África
15:23 Turismo de natureza: Governo anuncia 5 milhões até 2026 para sinalização e restauro de trilhas
12:53 CV Interilhas suspende actualização tarifária do transporte de mercadorias
7:29 O sistema de ensino em Cabo Verde
7:27 Educação em tempos de crise: Investir hoje para colher amanhã
7:27 O sistema educativo Cabo-Verdiano e a “Imaginação da Nação”
1:00 Willian Santos e Letícia Neves vencem primeira etapa do Santo Antão Triangle Trail
16:30 Mercado automóvel: Multimarcas diversifica oferta de eléctricos
15:00 Futebol Veteranos/Santiago Sul: Equipas finalistas conhecidas este fim-de-semana
13:17 Interceptada embarcação com 1 tonelada de cocaína em águas próximas de Cabo Verde
11:48 Porto Novo: Fundo do Turismo investe 34 mil contos na 2ª fase de requalificação da praia de Curraletes 
11:37 Presidente da Alemanha visita Cabo Verde na terça-feira
7:26 Semana de 29 de Setembro a 5 de Outubro de 2023
7:13 Bolo de cenoura recheado
1:00 Artur Barbosa, um jovem multifacetado
22:31 Portugal: Éllàh Barbosa, William Araújo e Djam Neguin atuam no Festival “MIL“
15:16 Cabo Verde acolhe Fórum Africano da Igualdade de Género no Desporto 
13:41 V Interilhas aumenta tarifário de transporte de mercadorias a partir de 1 de outubro
2:15 Destaques da edição 839 do Jornal A NAÇÃO
15:00 Santo Antão acolhe comemorações oficiais do Dia Mundial do Turismo 
14:21 Comité Olímpico Cabo-verdiano lança “primeiro pneu” para construção de sede sustentável 
11:06 Conselho de Ministros aprova Resolução que decreta Situação de Calamidade em São Filipe, Santa Catarina no Fogo e Brava
10:58 Tarrafal/ São Nicolau: “Número de casos de suicídio está acima da média nacional” – Delegado de Saúde
21:16 CAN 2024: Selecção feminina de futebol vence na Libéria e segue em frente na qualificação 
19:11 Sal: Associação de Táxis volta a pedir atualização do tarifário 
15:00 III Encontro de Jovens Escritores Africanos de Língua Portuguesa acontece em Portugal
11:51 Faleceu o Padre Francisco Sanches Cardoso, antigo pároco da paróquia de São Salvador do Mundo nos Picos
11:13 Presidente da República recebe delegação do Parlamento Pan-Africano
11:12 Velejador Wesley Brito sagra-se campeão mundial de Wing Foil
11:10 Projeto “Menos lixo, mais azul” realiza campanhas de limpeza nas praias de São Vicente
11:03 São Vicente acolhe o V Congresso Internacional da Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos
22:15 Banco BAI Cabo Verde: Agência Monte Cara vai responder às demandas do crescimento de São Vicente
15:10 São Vicente: Grupo de bombeiros que aguarda reforma manifesta-se e promete levar câmara ao tribunal
13:52 Boxe: Dino D’Santiago ofereceu-se para ajudar a pagar as dívidas da pugilista Nancy Moreira
11:17 Cabo-verdiano estreia-se no The Voice Portugal e ganha apoio dos Calema
11:14 Futebol/Qualificação CAN 2024: Seleção Nacional Feminina joga amanhã a segunda mão na Libéria
1:06 São Nicolau: Agricultores apontam prejuízos causados pela galinha-do-mato
16:00 Santo Antão: CNDHC destaca trabalho da cadeia regional no bem-estar dos reclusos 
15:01 Grogue do Porto Novo em destaque no Abidjan Rhum Festival em Outubro 
12:30 Presidente da República felicita Guiné Bissau pelo seu Dia Nacional e endereça votos de prosperidade
1:00 Praia: Mudança na rota de recolha agrava situação do lixo em alguns bairros
18:40 Santa Cruz: Localidade de Saltos passa a contar com sinal da TDT 
18:36 Sismo em Marrocos: Governo de Cabo Verde acompanha situação dos cabo-verdianos 
14:43 Judocas Djamila Silva e Carolina Francês em competição no Campeonato Africano Sénior Individual
14:40 Andebol: Tarrafal de Santiago acolhe 2ª edição do “Tarrafal Cup 2023”
14:34 Mais de mil mortos após sismo em Marrocos: PR de Cabo Verde manifesta solidariedade 
7:29 Financiamento do desenvolvimento sustentável e a necessária cooperação fiscal
7:28 Vencer sem convencer
7:27 Cabo Verde: erro significativo de previsão para o crescimento do PIB em 2022 (oscilando entre 4 e 15%)
7:00 Nish Wadada actua este sábado no Sabura Festival em Portugal
1:00 Ronald Barboza: Uma vida em mil imagens
23:32 Brava: Últimas chuvas deixaram pelo menos cinco casas inundadas e três botes soterrados
16:43 Nuias Silva apela ao estado de contingência após estragos causados pela chuva
16:30 Porto Novo acolhe torneio nacional de andebol sub-19 a partir de hoje
16:00 Cremilda Medina sobe ao palco do Auditório Municipal de Gaia a 14 de Outubro
15:00 África Blue Wave: 1 Milhão de dólares para impulsionar a Sustentabilidade do Oceano e recursos hídricos em África
12:53 São Vicente: Detido homem de 64 anos suspeito de crime de abuso sexual
12:30 Prisão preventiva para indivíduo de 26 suspeito de roubo em São Vicente
12:30 Prisão preventiva para indivíduo de 26 anos suspeito de roubo em São Vicente
12:01 Qualificação CAN: Cabo Verde enfrenta Togo no Domingo
11:10 Electra suspende fornecimento de energia na Brava após danos causados pela chuva
10:36 Técnicos britânicos em Mindelo para estudar fenómenos meteorológicos formados nesta região
7:22 Strogonoff de Chocolate
7:05 Semana de 07 a 13 de Setembro de 2023
1:25 Ilian Leitão, um jovem multifacetado que divide o seu tempo entre o talento para as artes e o desporto
1:10 Jacira da Conceição, apresenta “Insularidade” no espaço público de Lisboa
16:00 Modelo cabo-verdiana Djenice Duarte brilha em desfile da Armani Privé em Veneza 
15:02 Santiago/Santa Catarina: ADAD promove campanha de plantação de árvores em Serra de Malagueta durante o dia de hoje
14:30 Exportações de Cabo Verde aumentam 36% e totalizam 490 mil contos
13:40 Ano Agrícola: Ministro da Agricultura diz que ainda é cedo para conclusões, mas revela-se otimista
12:58 Agentes da Polícia Nacional de Santo Antão exigem melhores condições laborais
10:54 Reintrodução da Calhandra do ilhéu Raso, em Santa Luzia, considerada “caso de sucesso” pela Biosfera I
10:48 Cortes de energia em Santiago: Electra promete resolução ainda esta semana
10:43 UNESCO pede regulação da Inteligência Artificial nas escolas e universidades
2:15 Destaques da edição 836 do Jornal A NAÇÃO
23:46 Campeonato Mundial Júnior de Natação: Cabo Verde bate record nacional na prova de estafeta 4×100 metros livres mistos 
23:31 Cabo Verde e Estados Unidos analisam na cidade da Praia cooperação entre os dois países e aspectos da política externa
17:16 Campeonato Inter-ilhas de Futsal Feminino: Selecção de São Vicente conquista título de Campeã Nacional e “arrasa” nos troféus individuais
12:19 Criança que perdeu o braço num deslizamento de pedras em Santo Antão: mãe pede apoio para tratamento nos EUA
11:11 Falecimento de Pires Ferreira: Câmara do Paul declara luto municipal à personalidadede de “elevado prestígio” e que prestou “serviços relevantes” ao Paul
10:32 Estado do tempo: Onda tropical desta Quarta-feira pode trazer chuva de “intensidade variável” e “ligeiro agravamento” do estado do mar
22:43 ABC da Praia é Campeão Nacional de Basquetebol júnior masculino no escalão sub-18
16:23 Equipa do Maracanã, cidade da Praia, é Campeã Nacional de Basquetebol sénior feminino em sub-18
15:52 Falso alarme: IGAE diz que, afinal, não havia ovos de borracha à venda no mercado 
12:18 Ulisses Correia e Silva desloca-se hoje à Estónia no âmbito da consolidação da economia digital em Cabo Verde
11:49 Ilha do Sal: Mulher de 70 anos morre atropelada por uma moto em Espargos
1:59 Escolas Porto Novo Basket e Djarmai Basket ‘Edy Tavares’ unem-se na promoção do basquetebol
1:00 2ª Edição do Prémio SCM: Elida Almeida foi a mais premiada da noite num “evento memorável” e com “casa cheia”
20:23 Ministro Fernando Elísio Freire desloca-se hoje à República de Moçambique para uma visita oficial de quatro dias
20:16 Porto Novo: Rúben Lopes vence corrida de ciclismo em comemoração aos 61 anos do município