Vencer sem convencer

Por: Germano Almeida

Um certo professor da faculdade de Direito de Lisboa, se lhe fosse dado acesso ao acórdão condenatório do advogado Amadeu Oliveira, certamente que diria dele ter coisas boas e também coisas originais. E concluiria que as coisas originais não são boas. E as boas não são originais.

Vejamos então uma primeira das muitas originalidades constantes desse acórdão: atribuir à Assembleia Nacional o poder de emitir despachos de pronúncia. Citando o acórdão: …”perante a imputação a um Deputado de indícios da prática de um crime, a Lei confere à Assembleia Nacional a faculdade de analisar a questão, verificar se ao caso existe a possibilidade de aplicação da medida de coação pessoal prisão preventiva, de verificar as razões que justificam ou não a manutenção dessa imunidade do respetivo parlamentar e, finalmente, deliberará se autoriza ou não a detenção do Deputado, deliberação essa que é fundamentada”. 

Continuando: “Desde que a Assembleia Nacional entender por justificadas as razões invocadas, pode autorizar a detenção de um Deputado, independentemente de estarmos ou não perante uma situação de flagrante delito ou de fora de flagrante delito – logo para que a AN autorize a detenção do Deputado não é necessário que tenha havido, previamente, um despacho de pronúncia, pois, nem a Constituição da República e nem o Estatuto dos Deputados estabelecem um prévio despacho de pronúncia como condição para que a Assembleia Nacional autorize a detenção de um Deputado”.

A gente lê, e a primeira coisa que sente é ser-se esmagado pelo terror, será que o que esses juízes dizem é a única verdade, todos eles já entendem esse pré-julgamento que é o despacho de pronuncia dessa forma tão perversa? Mas felizmente que não, logo depois vem a compreensão: Não, não é assim, isso que foi escrito é direito exclusivo dos magistrados escolhidos para julgar Amadeu Oliveira, é invenção exclusiva para o manter na cadeia!

Em princípio nós outros não temos que recear essa escabrosa manobra inventiva, pois que em verdade não se trata de uma interpretação, mas sim de uma invenção, o que temos é que fugir dos passos trilhados pelo Amadeu Oliveira, não repetir as suas andanças. E sobretudo fugir a sete pés do Tribunal da Relação de Barlavento.

Mas, bem vistas as coisas, o acórdão não podia ter decretado de outro modo. O único erro de palmatória foi dizer que sentenciava em nome do povo de Cabo Verde, na realidade o coitado do povo nada tem a ver com essas tropelias que começaram e continuam a ser cometidas nesse processo. Por exemplo, a justificação pelo desrespeito da exigência legal do juiz natural, certamente merecerá figurar numa antologia dos mais longos disparates judiciais, pois são seis páginas de incongruentes mistificações que concluem que a questão suscitada pelo arguido é destituída de base legal e sem dignidade.

Pudera! Todo esse edifício processual laboriosamente construído exclusivamente para lixar o Amadeu Oliveira, sequer chega a ter pés de barros. É antes uma construção na areia que nenhuma hermenêutica tem suficiência para salvar, e o mínimo solavanco o desmorona com estrondo.

Porém, a culpa é dos magistrados que em conjunto atuaram neste processo. Não agiram como juristas, com a missão de cumprir a lei e fazer justiça. Preferiram todos eles agir como polícias, talvez a famosa polícia política, cumprir ordens a qualquer custo, como disse o presidente da Assembleia Nacional, “conter” o Amadeu.  E nesse afã de conter o Amadeu, ninguém se preocupou com os princípios, os preceitos legais, as normas ínsitas na formulação legal, enfim, com aquilo que são chamados a arbitrar, a saber, o princípio e o primado do direito para fazer justiça. E por isso se viram obrigados a inventar sobre a hora, a criar interpretações que não lembram ao diabo, como essa de conceber e parir um despacho de pronuncia filho do Parlamento.

É em vão que se percorre as 90 páginas do acórdão em busca de um único facto capaz de fazer lembrar a eventualidade de um ataque ao chamado estado de direito democrático. De tal modo que quem queira insistir em encontrar algum senso (não tem que ser bom senso!) nessas 90 páginas, terá de regressar aos ensinamentos da igreja, lembrar o catecismo e aceitar que afinal se pode pecar somente por pensamentos e palavras. As obras são dispensáveis. E assim entender as palavras do procurador quando acusou o Amadeu de atentado contra o estado democrático de direito. Não contra o Estado de Cabo Verde, entidade concreta existente, Nação já antiga e Estado desde 5 de julho de 1975. Não, esse não conta.

O que realmente conta é o abstrato estado de direito democrático que existe na cabeça de cada um de nós e que ficará ofendido na medida da vontade de cada um de nós e conforme as nossas conveniências. Foi esse Estado que o Amadeu ofendeu com pensamentos e palavras. Porque não se lhe atribui um único facto, por ligeiro que fosse, capaz de configurar essa ofensa. Bem, na verdade o acórdão arrolou como facto a sua saída do país na companhia do Arlindo Teixeira que qualificou como um rapto, ainda que não violento. E o acórdão jura que cometeu esse rapto na qualidade de deputado. No entanto, nem nesse caso se poderá dizer que ele passou pau à Polícia, porque o que é evidente aqui é um caso de desleixo de alguém responsável e a quem as autoridades constituídas se calhar não querem tocar.

É pena o Amadeu não poder contar com o recurso a um tribunal com juízes isentos, ele só poderia beneficiar de isenção e imparcialidade se fosse possível importar juízes estrangeiros para o julgar. É que esse acórdão é tão mauzinho que seguramente ele seria logo anulado. D. Pedro I de Portugal inventou os “juízes de fora”, porém nesta aldeia nacional em que todos se conhecem, não há gente desta. 

O Irão está a julgar um homem que dizem incurso em pena de morte. O seu crime? Ser inimigo de Deus, estar em guerra contra Deus. A gente lê isso e espanta-se, Mas essa gente é maluca, matar um homem por ser inimigo de Deus! Mas vendo bem, não é muito diferente dessa acusação ao Amadeu de atentado contra o estado de direito democrático. O Irão é um Estado teocrático, ainda que ninguém o veja, Deus está ali quase fisicamente presente e, portanto, pode ter inimigos que o guerreiam.

Cabo Verde não, somos um Estado laico e então esse novo Deus criado na figura de Estado de Direito Democrático e que muito se assemelha ao Ser Supremo criado por Robespierre, parece mais um pretexto para condenar Amadeu Oliveira a sete anos de prisão.

Lembro-me das palavras do filósofo basco Miguel Unamuno dirigindo-se aos franquistas na guerra de Espanha: Vencereis, mas não convencereis; porque para convencer é preciso ter o que vos falta: o direito e a razão na luta! Não chega debitar sentenças em nome do povo para se fazer justiça. 

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 797, de 08 de Dezembro de 2022

PUB


Football news:

<!DOCTYPE html>
Kane on Tuchel: A wonderful man, full of ideas. Thomas in person says what he thinks
Zarema about Kuziaev's 350,000 euros a year in Le Havre: Translate it into rubles - it's not that little. It is commendable that he left
Aleksandr Mostovoy on Wendel: Two months of walking around in the middle of nowhere and then coming back and dragging the team - that's top level
Sheffield United have bought Euro U21 champion Archer from Aston Villa for £18.5million
Alexander Medvedev on SKA: Without Gazprom, there would be no Zenit titles. There is a winning wave in the city. The next victory in the Gagarin Cup will be in the spring
Smolnikov ended his career at the age of 35. He became the Russian champion three times with Zenit

2:15 Destaques da edição 843 do Jornal A NAÇÃO
1:49 II Edição da Feira Agropecuária de Cabo Verde decorre de 24 a 26 de Novembro
18:43 Cabo Verde reforça parceria com o ecossistema tecnológico macaense
18:30 TACV regressa aos voos domésticos e passa a ligar Praia ao Sal 
15:24 São Vicente: Mindelense e Académica do Mindelo disputam Supertaça da ilha 
12:40 Natação/Águas abertas: Associação Children´s Trust CV lança o projeto “Águas e Mentes Abertas – Nadar para Viver”
12:35 Rapaz 100 Juiz e Garry anunciam single em colaboração para “dominarem pistas da CPLP”
12:28 Brava: Ano agrícola “satisfatório”, apesar das pragas e falta de mão-de-obra
1:00 Salah Matteos: O “black panther” cabo-verdiano
15:58 Campanha Outubro Rosa: Mercado de Sucupira na Praia recebe acção de sensibilização sobre cancro da mama
15:30 Ilha do Sal acolhe, a 02 de Outubro, fórum da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais de África
15:23 Turismo de natureza: Governo anuncia 5 milhões até 2026 para sinalização e restauro de trilhas
12:53 CV Interilhas suspende actualização tarifária do transporte de mercadorias
7:29 O sistema de ensino em Cabo Verde
7:27 Educação em tempos de crise: Investir hoje para colher amanhã
7:27 O sistema educativo Cabo-Verdiano e a “Imaginação da Nação”
1:00 Willian Santos e Letícia Neves vencem primeira etapa do Santo Antão Triangle Trail
16:30 Mercado automóvel: Multimarcas diversifica oferta de eléctricos
15:00 Futebol Veteranos/Santiago Sul: Equipas finalistas conhecidas este fim-de-semana
13:17 Interceptada embarcação com 1 tonelada de cocaína em águas próximas de Cabo Verde
11:48 Porto Novo: Fundo do Turismo investe 34 mil contos na 2ª fase de requalificação da praia de Curraletes 
11:37 Presidente da Alemanha visita Cabo Verde na terça-feira
7:26 Semana de 29 de Setembro a 5 de Outubro de 2023
7:13 Bolo de cenoura recheado
1:00 Artur Barbosa, um jovem multifacetado
22:31 Portugal: Éllàh Barbosa, William Araújo e Djam Neguin atuam no Festival “MIL“
15:16 Cabo Verde acolhe Fórum Africano da Igualdade de Género no Desporto 
13:41 V Interilhas aumenta tarifário de transporte de mercadorias a partir de 1 de outubro
2:15 Destaques da edição 839 do Jornal A NAÇÃO
15:00 Santo Antão acolhe comemorações oficiais do Dia Mundial do Turismo 
14:21 Comité Olímpico Cabo-verdiano lança “primeiro pneu” para construção de sede sustentável 
11:06 Conselho de Ministros aprova Resolução que decreta Situação de Calamidade em São Filipe, Santa Catarina no Fogo e Brava
10:58 Tarrafal/ São Nicolau: “Número de casos de suicídio está acima da média nacional” – Delegado de Saúde
21:16 CAN 2024: Selecção feminina de futebol vence na Libéria e segue em frente na qualificação 
19:11 Sal: Associação de Táxis volta a pedir atualização do tarifário 
15:00 III Encontro de Jovens Escritores Africanos de Língua Portuguesa acontece em Portugal
11:51 Faleceu o Padre Francisco Sanches Cardoso, antigo pároco da paróquia de São Salvador do Mundo nos Picos
11:13 Presidente da República recebe delegação do Parlamento Pan-Africano
11:12 Velejador Wesley Brito sagra-se campeão mundial de Wing Foil
11:10 Projeto “Menos lixo, mais azul” realiza campanhas de limpeza nas praias de São Vicente
11:03 São Vicente acolhe o V Congresso Internacional da Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos
22:15 Banco BAI Cabo Verde: Agência Monte Cara vai responder às demandas do crescimento de São Vicente
15:10 São Vicente: Grupo de bombeiros que aguarda reforma manifesta-se e promete levar câmara ao tribunal
13:52 Boxe: Dino D’Santiago ofereceu-se para ajudar a pagar as dívidas da pugilista Nancy Moreira
11:17 Cabo-verdiano estreia-se no The Voice Portugal e ganha apoio dos Calema
11:14 Futebol/Qualificação CAN 2024: Seleção Nacional Feminina joga amanhã a segunda mão na Libéria
1:06 São Nicolau: Agricultores apontam prejuízos causados pela galinha-do-mato
16:00 Santo Antão: CNDHC destaca trabalho da cadeia regional no bem-estar dos reclusos 
15:01 Grogue do Porto Novo em destaque no Abidjan Rhum Festival em Outubro 
12:30 Presidente da República felicita Guiné Bissau pelo seu Dia Nacional e endereça votos de prosperidade
1:00 Praia: Mudança na rota de recolha agrava situação do lixo em alguns bairros
18:40 Santa Cruz: Localidade de Saltos passa a contar com sinal da TDT 
18:36 Sismo em Marrocos: Governo de Cabo Verde acompanha situação dos cabo-verdianos 
14:43 Judocas Djamila Silva e Carolina Francês em competição no Campeonato Africano Sénior Individual
14:40 Andebol: Tarrafal de Santiago acolhe 2ª edição do “Tarrafal Cup 2023”
14:34 Mais de mil mortos após sismo em Marrocos: PR de Cabo Verde manifesta solidariedade 
7:29 Financiamento do desenvolvimento sustentável e a necessária cooperação fiscal
7:28 Vencer sem convencer
7:27 Cabo Verde: erro significativo de previsão para o crescimento do PIB em 2022 (oscilando entre 4 e 15%)
7:00 Nish Wadada actua este sábado no Sabura Festival em Portugal
1:00 Ronald Barboza: Uma vida em mil imagens
23:32 Brava: Últimas chuvas deixaram pelo menos cinco casas inundadas e três botes soterrados
16:43 Nuias Silva apela ao estado de contingência após estragos causados pela chuva
16:30 Porto Novo acolhe torneio nacional de andebol sub-19 a partir de hoje
16:00 Cremilda Medina sobe ao palco do Auditório Municipal de Gaia a 14 de Outubro
15:00 África Blue Wave: 1 Milhão de dólares para impulsionar a Sustentabilidade do Oceano e recursos hídricos em África
12:53 São Vicente: Detido homem de 64 anos suspeito de crime de abuso sexual
12:30 Prisão preventiva para indivíduo de 26 suspeito de roubo em São Vicente
12:30 Prisão preventiva para indivíduo de 26 anos suspeito de roubo em São Vicente
12:01 Qualificação CAN: Cabo Verde enfrenta Togo no Domingo
11:10 Electra suspende fornecimento de energia na Brava após danos causados pela chuva
10:36 Técnicos britânicos em Mindelo para estudar fenómenos meteorológicos formados nesta região
7:22 Strogonoff de Chocolate
7:05 Semana de 07 a 13 de Setembro de 2023
1:25 Ilian Leitão, um jovem multifacetado que divide o seu tempo entre o talento para as artes e o desporto
1:10 Jacira da Conceição, apresenta “Insularidade” no espaço público de Lisboa
16:00 Modelo cabo-verdiana Djenice Duarte brilha em desfile da Armani Privé em Veneza 
15:02 Santiago/Santa Catarina: ADAD promove campanha de plantação de árvores em Serra de Malagueta durante o dia de hoje
14:30 Exportações de Cabo Verde aumentam 36% e totalizam 490 mil contos
13:40 Ano Agrícola: Ministro da Agricultura diz que ainda é cedo para conclusões, mas revela-se otimista
12:58 Agentes da Polícia Nacional de Santo Antão exigem melhores condições laborais
10:54 Reintrodução da Calhandra do ilhéu Raso, em Santa Luzia, considerada “caso de sucesso” pela Biosfera I
10:48 Cortes de energia em Santiago: Electra promete resolução ainda esta semana
10:43 UNESCO pede regulação da Inteligência Artificial nas escolas e universidades
2:15 Destaques da edição 836 do Jornal A NAÇÃO
23:46 Campeonato Mundial Júnior de Natação: Cabo Verde bate record nacional na prova de estafeta 4×100 metros livres mistos 
23:31 Cabo Verde e Estados Unidos analisam na cidade da Praia cooperação entre os dois países e aspectos da política externa
17:16 Campeonato Inter-ilhas de Futsal Feminino: Selecção de São Vicente conquista título de Campeã Nacional e “arrasa” nos troféus individuais
12:19 Criança que perdeu o braço num deslizamento de pedras em Santo Antão: mãe pede apoio para tratamento nos EUA
11:11 Falecimento de Pires Ferreira: Câmara do Paul declara luto municipal à personalidadede de “elevado prestígio” e que prestou “serviços relevantes” ao Paul
10:32 Estado do tempo: Onda tropical desta Quarta-feira pode trazer chuva de “intensidade variável” e “ligeiro agravamento” do estado do mar
22:43 ABC da Praia é Campeão Nacional de Basquetebol júnior masculino no escalão sub-18
16:23 Equipa do Maracanã, cidade da Praia, é Campeã Nacional de Basquetebol sénior feminino em sub-18
15:52 Falso alarme: IGAE diz que, afinal, não havia ovos de borracha à venda no mercado 
12:18 Ulisses Correia e Silva desloca-se hoje à Estónia no âmbito da consolidação da economia digital em Cabo Verde
11:49 Ilha do Sal: Mulher de 70 anos morre atropelada por uma moto em Espargos
1:59 Escolas Porto Novo Basket e Djarmai Basket ‘Edy Tavares’ unem-se na promoção do basquetebol
1:00 2ª Edição do Prémio SCM: Elida Almeida foi a mais premiada da noite num “evento memorável” e com “casa cheia”
20:23 Ministro Fernando Elísio Freire desloca-se hoje à República de Moçambique para uma visita oficial de quatro dias
20:16 Porto Novo: Rúben Lopes vence corrida de ciclismo em comemoração aos 61 anos do município