Um olhar crítico sobre as medidas de mitigação da crise de alimentos e energia anunciadas pelo Governo de Cabo Verde

Por: João Serra*

I. Breves considerações sobre a crise global de alimentos

Segundo um comunicado da Economist Intelligence Unit (EIU), da revista britânica The Economist, citado pela agência de notícias portuguesa LUSA, os preços de produtos agrícolas deverão manter-se elevados durante grande parte do ano em curso, devido ao conflito russo-ucraniano.

Com efeito, a Ucrânia e a Rússia são os principais países do mundo exportadores de cereais. Estes dois países juntos, são responsáveis por 30% do comércio global de trigo, 17% do milho e mais de 50% do óleo de girassol. 

De acordo com a EIU, a Ucrânia sozinha fornece cerca de um quarto das importações de cereais e óleos vegetais da União Europeia (UE) e cerca de metade das importações de milho.

Aproximadamente dois terços das exportações de grãos da Ucrânia e três quartos das exportações de óleo de semente de girassol saem através dos portos do Mar Negro do país, muitos dos quais estão fechados.

Além disso, grandes companhias marítimas como a Mediterranean Shipping Company, da Suíça, a Maersk, da Dinamarca, e a CMA CGM, da França, suspenderam temporariamente as remessas de carga de e para a Rússia, em resposta às sanções dos EUA e da UE ao país.

Por outro, a EIU prevê “mais interrupções no fornecimento na Ucrânia, especialmente porque as rotas terrestres também serão afetadas, devido a estradas intransitáveis por causa dos bombardeamentos, ao mesmo tempo que veículos pesados de mercadorias serão desviados para uso militar.”

Também as linhas ferroviárias “provavelmente serão danificadas e inoperantes”, o que, segundo a mesma fonte, “agravará a situação no Mar Negro, onde os portos provavelmente permanecerão inutilizáveis por muitos meses”.

Como resultado, os preços globais das mercadorias agrícolas dispararam e espera-se que permaneçam elevados enquanto o conflito continuar na Ucrânia. E, como tudo indica, a guerra na Ucrânia deve durar pelo menos vários meses, a EIU prevê que os preços dos produtos agrícolas permaneçam elevados durante grande parte do ano.

Neste quadro, a EIU estima que os preços médios dos grãos de cereais deverão subir quase um terço este ano, a acrescentar ao aumento de 40% registado em 2021.

Por sua vez, os preços do óleo de girassol deverão aumentar em 2022 – em vez de caírem, conforme estava previsto antes da invasão russa da Ucrânia –, indica a EIU, referindo que já em 2021 os preços subiram quase 60%.

“Preços mais altos de grãos e interrupções nas exportações também afetarão negativamente os mercados de gado e carne em todo o mundo”, alertam os analistas da EIU.

Por tudo isso, os consumidores enfrentam “fortes aumentos de preços de alimentos básicos”, diz a EIU. Esta situação, aliada às interrupções nas cadeias de produção, fornecimento e transporte de grãos e às restrições impostas às exportações da Rússia, “terá repercussões na segurança alimentar”, alerta o diretor-geral da FAO, Qu Dongyu.

Se a redução das exportações da Ucrânia e da Rússia perdurarem, “o número global de pessoas subnutridas poderá aumentar de 8 a 13 milhões em 2022/2023”, estima a FAO. E as regiões mais afetadas seriam Ásia-Pacífico, África Subsaariana, Médio Oriente e Norte de África.

A subida dos preços, que já estava em curso, veio agravar-se com a invasão russa à Ucrânia, tanto ao nível da energia e dos combustíveis, como das “commodities” agrícolas e outras matérias-primas. Um aumento que já se sente nos bolsos dos consumidores e com consequências para os rendimentos das famílias, sobretudo as mais desfavorecidas.

Na sequência do aumento dos preços dos alimentos e dos custos dos fatores de produção, como a energia e os fertilizantes, vários países, no mundo inteiro, vêm tomando uma série de ações a curto e médio prazo, visando reforçar a segurança alimentar, apoiar os agricultores e proteger os consumidores.

Por exemplo, a União Europeia realça que “o nosso setor agrícola é um importador líquido de produtos específicos, como por exemplo alimentos para animais ricos em proteínas. Esta vulnerabilidade, juntamente com o elevado custo dos fatores de produção, como os fertilizantes e a energia fóssil, está a ameaçar os níveis de produção dos agricultores e poderá provocar uma subida dos preços dos produtos alimentares”. Daí, a necessidade de se adotar um conjunto de ações, refere uma nota de imprensa da Comissão Europeia (CE), citada pelo jornal português Expresso.

Entre as medidas adotadas pela CE, está a possibilidade de os Estados-membros poderem aplicar taxas reduzidas do IVA sobre os produtos alimentares e incentivar os operadores económicos a controlar os preços de retalho, “para tornar o custo dos alimentos mais acessível”.

Os Estados-membros podem também recorrer a fundos da UE, tais como o Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas mais Carenciadas, que apoia as ações dos países da União para fornecer alimentos e/ou assistência material de base aos mais vulneráveis.

Neste contexto, foi criado, em Portugal, no quadro de um conjunto de apoios às famílias e empresas, um apoio extraordinário para as famílias mais vulneráveis para mitigação dos efeitos do aumento extraordinário dos preços dos bens alimentares de primeira necessidade.

A nova prestação social destina-se às famílias abrangidas pela tarifa social de eletricidade, que agregam cerca de 1,4 milhões de beneficiários. Será de 60 euros, pagos de uma só vez em abril, e as pessoas não terão de se candidatar ou de apresentar prova de que já beneficiam da tarifa social da eletricidade, porque a “Segurança Social fará o pagamento do apoio extraordinário a estas famílias de forma automática e oficiosa”, assegurou o Governo português em comunicado.

II. Medidas de mitigação da crise de alimentos e energia anunciadas pelo Governo de Cabo Verde

Conforme referido no meu último artigo, Cabo Verde vem sofrendo, grandemente, com a escalada dos preços dos alimentos e dos combustíveis no mercado internacional, na medida em que importa cerca de 90% desses produtos para o consumo interno.

Com efeito, segundo dados publicados recentemente pelo INE, os preços dos produtos importados aumentaram 3% em fevereiro de 2022. O aumento dos preços ocorreu nas seguintes categorias de grupo: “bens de consumo” (2,3%), devido à subida de preços de “produtos alimentares primários” (2,8%); “bens Intermédios” (1,6%), que se explica, essencialmente, com a subida dos preços de “produtos transformados para indústrias várias” (7,0%); e “combustíveis” (5,1%), justifica-se com a subida da única subcategoria denominada “combustíveis” (5,1%).

Em termos homólogos, os índices de preço da importação aumentaram 17,5%, relativamente ao mês de fevereiro de 2021.

Além disso, na sua última missão, ocorrida no mês de março corrente, o FMI considerou que “a situação económica de Cabo Verde será difícil”. Esta instituição prevê que “Cabo Verde vai crescer, em 2022, à volta dos 4%, com uma redução de dois pontos percentuais face à última previsão, que era de 6%.” Para a inflação, o FMI prevê “um aumento ‘histórico’ para 7%”, valor muito superior à previsão do Governo para a inflação em 2022 (entre 1,5% e 2,0%).

Entretanto, o Governo, que já tinha dito que não iria manter as medidas compensatórias para conter a subida de preços de determinados bens essenciais – por não serem sustentáveis, deixando o mercado funcionar livremente –, reconsiderou a sua decisão.

Assim, durante a sua intervenção no debate sob o lema “Governar em tempos de crise”, debate esse ocorrido no Parlamento, no dia 23 do corrente mês de março, o Primeiro Ministro (PM), José Ulisses Correia e Silva, anunciou que “o Governo vai implementar um conjunto de medidas, visando a estabilização de preços de combustíveis, do trigo, milho, arroz, óleos alimentares e leite em pó, devido aos impactos da guerra na Ucrânia nos principais parceiros comerciais de Cabo Verde.”

Entre outras medidas mitigadoras da crise que o Governo vai adotar, o PM apontou as seguintes:

– Reforço da capacidade de stockagem de cereais a granel;

– Extensão do período de oferta de refeições nas escolas e aumento de bonificação de alimento para gado;

– Reforço de ações de fiscalização para evitar o açambarcamento de produtos de primeira necessidade e a especulação de preços;

– Incentivos aos importadores na realização de compras agrupadas;

– Mobilização externa de ajuda alimentar;

– Aumento de beneficiários do RSI; e

– Linhas de crédito agrícola e à pesca semi-industrial em condições favoráveis, no montante de 600 milhões de escudos.

A estas medidas acrescem às em vigor, implementadas no âmbito da proteção de Covid-19.

Outrossim, o PM informou que um novo pacote plurianual de infraestruturas irá ser implementado, visando dinamizar a construção civil e o seu impacto no emprego de população de baixo rendimento. No Turismo, setor mais atingido pela crise da pandemia, vai-se proceder à extensão de moratórias e reestruturação das dívidas.

José Ulisses Correia e Silva avançou ainda que o Governo irá tomar outras medidas relacionadas à contenção de gastos do Estado, designadamente o reforço da fiscalização no cumprimento da lei quanto ao uso de viaturas do Estado.

As medidas, em concreto, seriam anunciadas após serem aprovadas pelo Conselho de Ministros (CM).

Efetivamente, na sexta-feira, dia 26, foram anunciados dois pacotes de medidas, aprovados em sede do CM.

O primeiro pacote tem a ver com as medidas para redução da carga fiscal sobre o leite e manutenção dos preços dos cereais. Estas medidas foram anunciadas pelo Ministro da Agricultura e Ambiente. Gilberto Silva informou que o Governo decidiu, em reunião do CM, reduzir a carga fiscal sobre o leite em pó, por forma a “que os preços possam baixar em relação aos níveis atuais”. Também referiu que, através da intervenção decidida pelo Governo, os preços em vigor do milho, trigo e óleos alimentares, serão mantidos, durante os próximos três meses, “através de compensação financeira”, tendo como base o preço médio das últimas importações pelo país. “Trata-se de uma medida válida por três meses, mas que poderá ser renovada por iguais e sucessivos períodos, se a conjuntura internacional assim justificar”, anunciou ainda. 

O Ministro explicou que as medidas para mitigação da escalada de preços no setor alimentar visam assegurar o acesso aos alimentos “para que não haja rutura nos produtos alimentares de primeira necessidade”, como é o caso do milho, trigo, arroz, açúcar, feijão, leite e óleo alimentar. 

Para além disso, o Governo vai estabelecer acordos com silos privados para aumentar a capacidade de armazenamento de cereais no país, no caso do milho, de 14 para 32 mil toneladas, visando, também, garantir a “continuidade da atividade pecuária em condições de rendimento”, tendo em conta a importância que representa “pela disponibilidade de alimentos e rendimentos para a famílias”. 

O segundo pacote refere-se a medidas para mitigação da subida de preços dos combustíveis e que consistem no congelamento do preço do gás e do fuel para produção de eletricidade e no estabelecimento do limite máximo de 5% para aumento do preço da gasolina e gasóleo.  Foram anunciadas pelo Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro.

Conforme anunciou, o gás butano e o fuel para a produção de eletricidade vão manter o preço atual até junho. Neste quadro, os preços máximos de venda ao público referentes ao mês de abril permanecem fixos, ou seja, nos níveis atuais vigentes (preços em vigor no corrente mês de março). Esta medida tem por objetivo reduzir o impacto que se tem feito sentir com a subida continuada dos preços dos combustíveis. 

Alexandre Monteiro informou, ainda, que aos demais preços dos combustíveis regulados, nomeadamente gasóleo e gasolina, é fixado um limite de 5% como aumento máximo no mês de abril. Nos restantes meses (maio e junho), poderão também ser introduzidos ajustes em função da avaliação do evoluir da conjuntura internacional. 

As medidas anunciadas foram, entretanto, publicadas no BO, através da Resolução n.º 28/2022, de 25 de março.

No cômputo geral, as medidas com maior impacto social e económico, de imediato percetível, já tinham sido aprovadas em sede do Orçamento do Estado para o ano em curso (OE2022), tais como:

– A redução da taxa do IVA, na eletricidade e água, de 15 para 8% (279 milhões de escudos);

– O aumento da comparticipação do Estado, no valor da fatura de consumo da eletricidade para as famílias beneficiárias da tarifa social, de 30 para 50% (200 milhões de escudos);

– O aumento dos beneficiários do Rendimento Social de Inclusão para cerca de 4.500 famílias (430 milhões de escudos) e da Pensão Social para cerca de 23.825 beneficiários (1.724 milhões de escudos); e

– A majoração em 30% dos custos de eletricidade em sede de IRPC.

Igualmente, no OE2022, para o agro-negócio estão destinados 300 milhões de escudos e para a pesca semi-industrial estão disponíveis também 300 milhões de escudos, perfazendo um total de 600 milhões de escudos, tal qual anunciado, no Parlamento, pelo PM.

Também, até dezembro de 2021 havia as chamadas medidas compensatórias, aprovadas durante a pandemia, para conter a subida de preços de determinados bens essenciais, as quais foram descontinuadas a partir de janeiro de 2022, como suprarreferido. São mais ou menos essas mesmas medidas que vão ser agora retomadas para determinados bens de primeira necessidade (incluindo o gás butano).

Assim sendo, a única medida realmente “nova” e de impacto persistente no tempo tem que ver com a redução da carga fiscal sobre o leite em pó, cuja competência para aprovação é reservada ao Parlamento. Trata-se, porém, de uma medida com impacto marginal no poder de compra das famílias. As demais medidas visam, meramente, estancar o eventual aumento dos preços em vigor do milho, trigo, óleos alimentares, gás butano e do fuel para a produção de eletricidade, durante os próximos três meses, “através de compensação financeira”, tendo como base o preço médio das últimas importações pelo país. Isto é, pretende-se que não haja atualizações em alta dos preços desses produtos, a partir do próximo mês de abril e até ao mês de junho inclusive.

As medidas adotadas pelo Governo, no sentido de manutenção dos preços em vigor para determinados produtos de primeira necessidade, podem ser consideradas razoáveis, tendo em consideração, sobretudo, as dificuldades financeiras do país para fazer aumentos salariais, que acompanham a evolução da inflação. Pois, tratam-se de medidas de eventual subsidiação de preços que abrangem toda a população, mitigando, em parte, a erosão do poder de compra que venha a ocorrer a partir de 01 de abril.

No entanto, embora todos nós, independentemente do nosso nível de rendimento, estejamos a pagar mais pelos bens e serviços que consumimos, é dever ético-moral do Estado proteger, sobretudo, os consumidores mais carenciados, que são quem tem mais dificuldade em absorver esta situação e quem, também, corre sérios riscos de subnutrição grave ou mesmo de fome.

Assim, para além das medidas anunciadas pelo Governo, penso que se impõe uma outra medida de aplicação seletiva, para efeitos de reposição das perdas do poder de compra entretanto ocorridas. Refiro-me à atribuição de um apoio extraordinário para as famílias mais desfavorecidas, à semelhança do que fez o Governo português.

É imperioso, em nome da dignidade da pessoa humana e do respeito institucional pelo seu sofrimento com a carência de meios de sobrevivência básicos, que sejam adotadas as medidas de transferência definitiva de rendimentos compensatórios às famílias mais vulneráveis à inflação. São cerca de 78.000 pessoas que se estima viver, atualmente, em extrema pobreza. São cidadãos que vivem em agregados familiares com rendimentos que permitem consumos “per capita” abaixo de 136 escudos diários, no meio urbano, ou menos de 135 escudos diários, no meio rural.

Praia, 31 de março de 2022

*Doutor em Economia

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 762, de 07 de Abril de 2022

PUB


Football news:

<!DOCTYPE html>
Kane on Tuchel: A wonderful man, full of ideas. Thomas in person says what he thinks
Zarema about Kuziaev's 350,000 euros a year in Le Havre: Translate it into rubles - it's not that little. It is commendable that he left
Aleksandr Mostovoy on Wendel: Two months of walking around in the middle of nowhere and then coming back and dragging the team - that's top level
Sheffield United have bought Euro U21 champion Archer from Aston Villa for £18.5million
Alexander Medvedev on SKA: Without Gazprom, there would be no Zenit titles. There is a winning wave in the city. The next victory in the Gagarin Cup will be in the spring
Smolnikov ended his career at the age of 35. He became the Russian champion three times with Zenit

2:15 Destaques da edição 843 do Jornal A NAÇÃO
1:49 II Edição da Feira Agropecuária de Cabo Verde decorre de 24 a 26 de Novembro
18:43 Cabo Verde reforça parceria com o ecossistema tecnológico macaense
18:30 TACV regressa aos voos domésticos e passa a ligar Praia ao Sal 
15:24 São Vicente: Mindelense e Académica do Mindelo disputam Supertaça da ilha 
12:40 Natação/Águas abertas: Associação Children´s Trust CV lança o projeto “Águas e Mentes Abertas – Nadar para Viver”
12:35 Rapaz 100 Juiz e Garry anunciam single em colaboração para “dominarem pistas da CPLP”
12:28 Brava: Ano agrícola “satisfatório”, apesar das pragas e falta de mão-de-obra
1:00 Salah Matteos: O “black panther” cabo-verdiano
15:58 Campanha Outubro Rosa: Mercado de Sucupira na Praia recebe acção de sensibilização sobre cancro da mama
15:30 Ilha do Sal acolhe, a 02 de Outubro, fórum da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais de África
15:23 Turismo de natureza: Governo anuncia 5 milhões até 2026 para sinalização e restauro de trilhas
12:53 CV Interilhas suspende actualização tarifária do transporte de mercadorias
7:29 O sistema de ensino em Cabo Verde
7:27 Educação em tempos de crise: Investir hoje para colher amanhã
7:27 O sistema educativo Cabo-Verdiano e a “Imaginação da Nação”
1:00 Willian Santos e Letícia Neves vencem primeira etapa do Santo Antão Triangle Trail
16:30 Mercado automóvel: Multimarcas diversifica oferta de eléctricos
15:00 Futebol Veteranos/Santiago Sul: Equipas finalistas conhecidas este fim-de-semana
13:17 Interceptada embarcação com 1 tonelada de cocaína em águas próximas de Cabo Verde
11:48 Porto Novo: Fundo do Turismo investe 34 mil contos na 2ª fase de requalificação da praia de Curraletes 
11:37 Presidente da Alemanha visita Cabo Verde na terça-feira
7:26 Semana de 29 de Setembro a 5 de Outubro de 2023
7:13 Bolo de cenoura recheado
1:00 Artur Barbosa, um jovem multifacetado
22:31 Portugal: Éllàh Barbosa, William Araújo e Djam Neguin atuam no Festival “MIL“
15:16 Cabo Verde acolhe Fórum Africano da Igualdade de Género no Desporto 
13:41 V Interilhas aumenta tarifário de transporte de mercadorias a partir de 1 de outubro
2:15 Destaques da edição 839 do Jornal A NAÇÃO
15:00 Santo Antão acolhe comemorações oficiais do Dia Mundial do Turismo 
14:21 Comité Olímpico Cabo-verdiano lança “primeiro pneu” para construção de sede sustentável 
11:06 Conselho de Ministros aprova Resolução que decreta Situação de Calamidade em São Filipe, Santa Catarina no Fogo e Brava
10:58 Tarrafal/ São Nicolau: “Número de casos de suicídio está acima da média nacional” – Delegado de Saúde
21:16 CAN 2024: Selecção feminina de futebol vence na Libéria e segue em frente na qualificação 
19:11 Sal: Associação de Táxis volta a pedir atualização do tarifário 
15:00 III Encontro de Jovens Escritores Africanos de Língua Portuguesa acontece em Portugal
11:51 Faleceu o Padre Francisco Sanches Cardoso, antigo pároco da paróquia de São Salvador do Mundo nos Picos
11:13 Presidente da República recebe delegação do Parlamento Pan-Africano
11:12 Velejador Wesley Brito sagra-se campeão mundial de Wing Foil
11:10 Projeto “Menos lixo, mais azul” realiza campanhas de limpeza nas praias de São Vicente
11:03 São Vicente acolhe o V Congresso Internacional da Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos
22:15 Banco BAI Cabo Verde: Agência Monte Cara vai responder às demandas do crescimento de São Vicente
15:10 São Vicente: Grupo de bombeiros que aguarda reforma manifesta-se e promete levar câmara ao tribunal
13:52 Boxe: Dino D’Santiago ofereceu-se para ajudar a pagar as dívidas da pugilista Nancy Moreira
11:17 Cabo-verdiano estreia-se no The Voice Portugal e ganha apoio dos Calema
11:14 Futebol/Qualificação CAN 2024: Seleção Nacional Feminina joga amanhã a segunda mão na Libéria
1:06 São Nicolau: Agricultores apontam prejuízos causados pela galinha-do-mato
16:00 Santo Antão: CNDHC destaca trabalho da cadeia regional no bem-estar dos reclusos 
15:01 Grogue do Porto Novo em destaque no Abidjan Rhum Festival em Outubro 
12:30 Presidente da República felicita Guiné Bissau pelo seu Dia Nacional e endereça votos de prosperidade
1:00 Praia: Mudança na rota de recolha agrava situação do lixo em alguns bairros
18:40 Santa Cruz: Localidade de Saltos passa a contar com sinal da TDT 
18:36 Sismo em Marrocos: Governo de Cabo Verde acompanha situação dos cabo-verdianos 
14:43 Judocas Djamila Silva e Carolina Francês em competição no Campeonato Africano Sénior Individual
14:40 Andebol: Tarrafal de Santiago acolhe 2ª edição do “Tarrafal Cup 2023”
14:34 Mais de mil mortos após sismo em Marrocos: PR de Cabo Verde manifesta solidariedade 
7:29 Financiamento do desenvolvimento sustentável e a necessária cooperação fiscal
7:28 Vencer sem convencer
7:27 Cabo Verde: erro significativo de previsão para o crescimento do PIB em 2022 (oscilando entre 4 e 15%)
7:00 Nish Wadada actua este sábado no Sabura Festival em Portugal
1:00 Ronald Barboza: Uma vida em mil imagens
23:32 Brava: Últimas chuvas deixaram pelo menos cinco casas inundadas e três botes soterrados
16:43 Nuias Silva apela ao estado de contingência após estragos causados pela chuva
16:30 Porto Novo acolhe torneio nacional de andebol sub-19 a partir de hoje
16:00 Cremilda Medina sobe ao palco do Auditório Municipal de Gaia a 14 de Outubro
15:00 África Blue Wave: 1 Milhão de dólares para impulsionar a Sustentabilidade do Oceano e recursos hídricos em África
12:53 São Vicente: Detido homem de 64 anos suspeito de crime de abuso sexual
12:30 Prisão preventiva para indivíduo de 26 suspeito de roubo em São Vicente
12:30 Prisão preventiva para indivíduo de 26 anos suspeito de roubo em São Vicente
12:01 Qualificação CAN: Cabo Verde enfrenta Togo no Domingo
11:10 Electra suspende fornecimento de energia na Brava após danos causados pela chuva
10:36 Técnicos britânicos em Mindelo para estudar fenómenos meteorológicos formados nesta região
7:22 Strogonoff de Chocolate
7:05 Semana de 07 a 13 de Setembro de 2023
1:25 Ilian Leitão, um jovem multifacetado que divide o seu tempo entre o talento para as artes e o desporto
1:10 Jacira da Conceição, apresenta “Insularidade” no espaço público de Lisboa
16:00 Modelo cabo-verdiana Djenice Duarte brilha em desfile da Armani Privé em Veneza 
15:02 Santiago/Santa Catarina: ADAD promove campanha de plantação de árvores em Serra de Malagueta durante o dia de hoje
14:30 Exportações de Cabo Verde aumentam 36% e totalizam 490 mil contos
13:40 Ano Agrícola: Ministro da Agricultura diz que ainda é cedo para conclusões, mas revela-se otimista
12:58 Agentes da Polícia Nacional de Santo Antão exigem melhores condições laborais
10:54 Reintrodução da Calhandra do ilhéu Raso, em Santa Luzia, considerada “caso de sucesso” pela Biosfera I
10:48 Cortes de energia em Santiago: Electra promete resolução ainda esta semana
10:43 UNESCO pede regulação da Inteligência Artificial nas escolas e universidades
2:15 Destaques da edição 836 do Jornal A NAÇÃO
23:46 Campeonato Mundial Júnior de Natação: Cabo Verde bate record nacional na prova de estafeta 4×100 metros livres mistos 
23:31 Cabo Verde e Estados Unidos analisam na cidade da Praia cooperação entre os dois países e aspectos da política externa
17:16 Campeonato Inter-ilhas de Futsal Feminino: Selecção de São Vicente conquista título de Campeã Nacional e “arrasa” nos troféus individuais
12:19 Criança que perdeu o braço num deslizamento de pedras em Santo Antão: mãe pede apoio para tratamento nos EUA
11:11 Falecimento de Pires Ferreira: Câmara do Paul declara luto municipal à personalidadede de “elevado prestígio” e que prestou “serviços relevantes” ao Paul
10:32 Estado do tempo: Onda tropical desta Quarta-feira pode trazer chuva de “intensidade variável” e “ligeiro agravamento” do estado do mar
22:43 ABC da Praia é Campeão Nacional de Basquetebol júnior masculino no escalão sub-18
16:23 Equipa do Maracanã, cidade da Praia, é Campeã Nacional de Basquetebol sénior feminino em sub-18
15:52 Falso alarme: IGAE diz que, afinal, não havia ovos de borracha à venda no mercado 
12:18 Ulisses Correia e Silva desloca-se hoje à Estónia no âmbito da consolidação da economia digital em Cabo Verde
11:49 Ilha do Sal: Mulher de 70 anos morre atropelada por uma moto em Espargos
1:59 Escolas Porto Novo Basket e Djarmai Basket ‘Edy Tavares’ unem-se na promoção do basquetebol
1:00 2ª Edição do Prémio SCM: Elida Almeida foi a mais premiada da noite num “evento memorável” e com “casa cheia”
20:23 Ministro Fernando Elísio Freire desloca-se hoje à República de Moçambique para uma visita oficial de quatro dias
20:16 Porto Novo: Rúben Lopes vence corrida de ciclismo em comemoração aos 61 anos do município