“Ké Bêtôdô – idealizando um futuro construtivo sustentável em STP”

Construir em São Tomé e Príncipe, sem Destruir

São Tomé e Príncipe (STP) é um Pequeno Estado Insular em Desenvolvimento, cuja superfície não ultrapassa os 1001 Km². No entanto, acolhe uma população estimada em mais 223 mil habitantes (dados do Instituto Nacional de Estatística de 2021), um número que aumenta cerca de 2% anualmente, segundo dados do Banco Mundial e que representa um aumento da pegada ecológica e consequente pressão sobre os recursos naturais.

Tradicionalmente, a maioria das casas em STP é construída à base de madeiras (estima-se empiricamente que mais de 90% das habitações) ou com recurso a blocos de concreto que, neste caso, para além de ser caros, utilizam cimento importado e carecem de areia, que é extraída das praias, causando sérios danos ecológicos.

Assim sendo, o grande desafio de STP sobre a sustentabilidade de suas construções, parece girar em torno da redução do uso desses dois materiais naturais – madeira e areia – cujos manejos e consumo, no formato e intensidade atuais, têm causado grandes impactos ambientais nas florestas e zonas costeiras.

Tornou-se então necessária a implementação de políticas habitacionais adaptadas, com técnicas inovadoras e ambientalmente amigáveis, seguindo uma abordagem ampla de todas as questões que garantirão a continuidade e sustentabilidade, e um alcance e impacto social contínuos.

“Interessa-nos bastante saber que temos alternativas para a construcao das habitacoes no país, o que vem ajudar no combate ao abate e destruicao das nossas florestas.” – Jukisia Salvador, Assessora do Presidente da República

Foi assim que surgiu o “Ké Bêtôdô, Construir sem Destruir”, atividade implementada pela BirdLife em STP e a empresa de construção Natural Arquitetura, no âmbito do projeto Paisagem/Landscape, financiado pela União Europeia, que visa contribuir para uma mais abrangente visão do uso de técnicas e materiais alternativos na construção, reduzindo o impacto nos recursos naturais.

A iniciativa Ké Bêtôdô

A iniciativa Ké Bêtôdô, que em dialeto local significa “Casa Inteligente” começou em 2022 com uma campanha de advocacia e comunicação abrangendo participativamente diferentes stakeholders, como instituições estatais representativas do setor construtivo, o setor privado e a sociedade civil, onde foram apresentadas diversas oportunidades de utilização de materiais alternativos e as suas vantagens. Por exemplo:

  • Podemos reduzir a desflorestação, usando a técnica de Taipa de mão, no qual se utiliza a madeira como material nobre apenas na estrutura das habitações, e massa composta por barro, fibras vegetais (capim seco, serradura e/ou fibras de coco) no preenchimento das paredes;
  • O uso da areia na confecção de tijolos para construção pode também ser substituída por barro e fibras vegetais secas, criando blocos de adobe. Desta forma, criamos vários benefícios de sustentabilidade socioambiental e viabilidade técnica/económica, como (i) a leveza dos blocos para não sobrecarregar as fundações; (ii) a sua capacidade de isolar o calor do exterior e assim tornar os ambientes internos naturalmente confortáveis, reduzindo a necessidade de equipamentos artificiais para arrefecimento de interiores e consequentemente do consumo de energia da rede elétrica;
  • Esta iniciativa impulsiona também a gestão adequada dos resíduos sólidos, através do reaproveitamento de materiais, como transformar garrafas de vidro em pó e plástico triturado em placas para construir, ou integrado nas paredes como suporte ou decoração.

“Acredito que a percepção dos benefícios que o uso eficiente destes materiais naturais e técnicas alternativas proporcionam na vida das pessoas, através da sua prática continuada ao longo do tempo, tem o potencial de criar novos hábitos na população santomense e, gradualmente, transformar a cultura construtiva nacional. Percebi nas pessoas com quem trabalhei em São Tomé, que aquele habitual medo do novo rapidamente dá lugar a um encantamento pela beleza, facilidade e eficiência construtiva das técnicas apresentadas, com uso de materiais tão simples e naturais como a terra e as fibras vegetais.”

Márcio Holanda – CEO da empresa Natural Arquitetura.

Este ano, a segunda fase do Ké Bêtôdô focou-se na formação teórico-prática de arquitetos, engenheiros e construtores locais, que culminou numa exposição aberta ao público dos produtos realizados pelos formandos e no lançamento de um manual explicativo de técnicas já adaptadas à realidade de STP.

“Inicialmente havia uma sensação de estranheza quanto ao material (…) mas neste workshop pudemos ver as possibilidades que o barro nos oferece em combinação com outros materiais [e como], paulatinamente podemos ir reduzindo a quantidade de madeira que se usa na construção civil.”

Waldemar Figueiredo, arquiteto e formando do Ké Bêtôdô.

O que vem por ai

Esta iniciativa deu uma nova ênfase à importância da sustentabilidade no setor contrutivo de STP, como forma de proteger os recursos naturais. É já visível, o interesse de alguns representantes da sociedade civil como a Oikos (parceira da BirdLife em STP) ao usar estas técnicas de construção nas suas atividades, além de vários interesses privados buscando alternativas para a construção direccionada ao ecoturismo.

O próximo passo da BirdLife em STP será focado nos potenciais consumidores através de mecanismos de sensibilização fazendo com que as pessoas sintam o interesse de construir com essas técnicas criando uma procura. De seguida trabalhar-se-á em assegurar que os interessados (já identificados durante a mencionada formação) tenham meios (materiais, recursos humanos e capacidades) necessários à sua disposição para implementar estas técnicas. Este trabalho será feito em parceria com o governo local, estimulando assim a adoção de novas e mais sustentáveis políticas habitacionais e sobretudo garantindo um enquadramento legal para a implementação destas técnicas.

Esta iniciativa tem a capacidade de influenciar a economia nacional em diversas frentes, tanto no setor primário, com o fornecimento de fibras vegetais diversas, como no setor secundário com a produção de blocos naturais, e no setor terciário com a prestação de serviços dos pedreiros e ajudantes capacitados nesta matéria.

O setor capacitação profissional é também uma área prevista de expansão desta iniciativa, através da inserção das técnicas apresentadas no Manual de Técnicas Alternativas no lecionamento de cursos relacionados à construção civil. Este manual, que também conta com o apoio da Fondation Prince Albert II do Monaco, poderá agora ser consultado em formato digital através da seguinte ligação: https://biodiversidade-chm.st/index.php/biblioteca/documentos/file/284-manual-de-tecnicas-alternativas-de-construcao-em-stp?start=20.

Acreditamos ser este o caminho a percorrer de modo a suprir as necessidades da crescente população santomense, sem no entanto pôr em risco os recursos naturais e a rica biodiversidade destas maravilhosas ilhas.

“Quanto mais cedo se despertar o interesse das pessoas por técnicas de construção civil ambientalmente sustentáveis, melhor elas estarão preparadas para “construir sem destruir” e, por conseguinte, para deixar um país e um ambiente saudáveis para as gerações futuras. É este o propósito final da iniciativa “Ké Bêtôdo”.

Agostinho Fernandes, Chefe de Gabinete de Projetos da BirdLife International em São Tomé e Príncipe.

Autoras: Marquinha Martins, Vânia Trovoada

Editor: Agostinho Fernandes


Football news:

<!DOCTYPE html>
Kane on Tuchel: A wonderful man, full of ideas. Thomas in person says what he thinks
Zarema about Kuziaev's 350,000 euros a year in Le Havre: Translate it into rubles - it's not that little. It is commendable that he left
Aleksandr Mostovoy on Wendel: Two months of walking around in the middle of nowhere and then coming back and dragging the team - that's top level
Sheffield United have bought Euro U21 champion Archer from Aston Villa for £18.5million
Alexander Medvedev on SKA: Without Gazprom, there would be no Zenit titles. There is a winning wave in the city. The next victory in the Gagarin Cup will be in the spring
Smolnikov ended his career at the age of 35. He became the Russian champion three times with Zenit

20:09 Presidente do Gabão, General Brice Oligui Nguema pede apoio político de STP
19:56 Nações Unidas anunciam novo capítulo na cooperação com STP
19:52 Importação de mais geradores a gasóleo para aliviar a crise de energia
19:46 Novamente, compra de geradores eléctricos?
18:40 Foi levanda na noite desta segunda-feira a greve geral do sector da saúde
18:36 São Tomé vai ter uma Casa de amizade São Tomé e Príncipe – Cabo Verde
9:20 Governo de Cabo Verde alarga a cobertura de pensão social aos cabo-verdianos radicados em STP
21:08 Poluição Marítima: “dor de Cabeça” para as autoridades
20:57 A XIª Edição dos Prémios Lusófonos da Criatividade traz novas categorias
13:19 TANAKA leva para o Japão o encanto do cacau de São Tomé
13:19 Estado santomense vai retirar terras a quem não as trabalha
13:13 “Ké Bêtôdô – idealizando um futuro construtivo sustentável em STP”
18:59 São Tomé e Príncipe pode atingir o record de fluxo turístico  em 2023
17:24 China quer STP no “Cinturão e Rota” para o desenvolvimento partilhado
17:07 “Nós estamos interessados em andar junto com a China …Nós queremos ir longe com a China”
12:09 Novo livro de Rafael Branco “Abraços nos caminhos da Vida”
10:21 PAFAE – Alargamento do prazo para apresentação de propostas às subvenções a atividades geradoras de rendimento
8:19 Vitória da China na luta contra a pobreza pode inspirar São Tomé e Príncipe
8:19 Novo presidente do Tribunal de Contas promete trabalhar para fortalecer o controlo das finanças públicas
20:32 Vitória do Riboque vence UDRA de Angolares por 2-1 no escalão principal do campeonato de futebol
20:25 Polémica na abertura do julgamento do alegado golpe de Estado
20:17 São Tomé e Príncipe prepara-se para o FIRST GLOBAL CHALLENGE 2023, em Singapura
20:04 Juiz, réu e macaco na “inventona” golpista de 25 de Novembro
0:16 O Julgamento dos 8 suspeitos de alteração violenta do Estado de Direito
0:16 Guadalupe e Kê Morabeza sagram-se campeões da 2ª e Divisão de Honra
0:16 Líder sofre mas não foge na corrida à “Finalíssima”
9:40 As duas Pistolas de “Pajo”
9:28 STP dá passos para o cumprimento do objetivo 6 dos ODS
9:23 Administração Pública cheia de vícios, bloqueia a iniciativa privada, e a reforma é urgente
20:56 Trabalhadores independentes são obrigados a descontar para a segurança social
20:30 Planeta Terra teve o trimestre mais quente já registrado
13:09 Governo Santomense lança obras de construção do campo de futebol de Angolares
12:46 FAO – Contratação de dois especialistas nacionais
8:39 MLSTP diz que convite parlamentar de Patrice Trovoada é contrário a lei da república
8:19 Projeto do Liceu de Caué vai dar lugar ao Centro de Formação Profissional
23:01 Dia das Forças Armadas de STP
21:10 São Tomé no cronicando de Victor Hugo Mendes
21:00 Mangal de praia das conchas está a ser restaurado
14:08 Gabão suspenso da  Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) 
13:59 Fortuna de BONGO em França atinge 460 milhões de euros quando o PIB do Gabão é de 20 milhões de euros
13:59 Fortuna de BONGO em França atinge 460 milhões de euros
13:00 São Tomé e Príncipe persegue o objectivo de ter uma agricultura 100% biológica
1:35 1º e 2º escorregam e Ôque-del-rei aproxima-se da “promoção”
1:31 CAN’2024′:STP defronta Nigéria e selecionador chama 22 “estrangeiros”
1:30 Seis de Setembro passa no teste e Monte Café fica mais confortável na 2ª posição
11:49 Ilha do Príncipe palco da celebração do dia da Cultura Chinesa
21:31 Estradas da capital estão a ser reabilitadas com financiamento de Angola
13:55 Parlamento altera a lei orgânica e de processo do Tribunal de Contas
7:40 Empresários chineses procuram café e chocolate de São Tomé e Príncipe
7:22 Água Izé palco do seminário reINVENTAR as roças
8:46 Primeira escola de turismo e hotelaria de STP já tem formadores
14:29 STP conquista 3 medalhas de ouro, 11 de prata e 6 de bronze na copa africana de canoagem
7:55  Rádio Jubilar transmite Jornada Mundial da Juventude
7:51 Marinheiros e pescadores vão ser formados pelo centro profissional de Budo-Budo
7:48 Revista transatlântica Brasil -STP “KWA KU ZUNTA NON”
11:42 Quinta da Ellyzé – Transladação da urna
10:22 “Tribunal Constitucional coloca STP num estado de subversão da ordem interna constitucional”
10:19 RIDUX diz que evitou um Banho de Sangue na ROSEMA
10:14 “ROSEMA” abre crise entre o Tribunal Constitucional e o Supremo Tribunal de Justiça
10:10 Caso Rosema e as relações entre STP e Angola
7:19 PNUD – Contratação de serviço de apoio a rede de incubadoras e aceleradoras de negócios de STP
12:57 MNE demitiu-se após declarações polémicas
0:06 Chefe da diplomacia santomense critica Angola e Portugal
0:00 Greve dos magistrados judiciais de STP
22:38 PNUD – Contratação de gabinete/empresa jurídica para a atualização do regime Jurídico do regulamento sobre o processo de avaliação do Impacto Ambiental de STP
22:35 PNUD – Prestação de serviços de formação para conservacionistas em conservação e gestão sustentável dos recursos naturais de STP
22:33 PNUD – Plano Nacional de Formação no domínio da conservação da Biodiversidade.
1:35 Bombom escorrega e militares regressam a liderança
1:32 STP presente nos jogos mundiais universitários
1:28 Está a ser elaborada a estratégia nacional de Ciber Segurança
9:51 “Amigos da Cidade” homenageados pelo trabalho cívico em São Tomé
8:23 Vera Lombá substituiu Gastão Ferreira na lidarença do SINPRESTP
16:14 Príncipe precisa de 2 milhões de euros para instalar nova rede eléctrica
23:33 Ajuste do Governo desce vice-CEMFA para chefe da Guarda Costeira
23:32 Governo quer o envolvimento dos deputados na reforma da Função Pública
6:40 Jurista Hamilton Vaz denuncia 4 juízes do Tribunal Constitucional
6:46 Alcoolismo compromete a nutrição em STP e alimenta a pobreza
10:15 FAO lança projecto “STP 100% BIO”
10:11 Professores do ensino básico com deficiências na prática pedagógica
6:04 OMS lançou nova estratégia para Saúde em STP
5:04 STP e Paraguai assinaram protocolo de relações diplomáticas
5:04 STP e Angola assinam novo programa de cooperação na área de administração parlamentar
20:22 Cabaz mínimo mensal em STP calculado em 10 mil dobras(400 euros)
20:22 Jornalistas preocupados com o estatuto de carreira e pedem a clarificação da taxa audiovisual
20:21 Sector das energias renováveis em STP em destaque na Semana dos Países da ALER
10:41 Carlos Vila Nova recebeu mensagem escrita de João Lourenco de Angola
9:34 Governo vai emitir obrigações do tesouro para pagar dívida com os empresários
13:10 STP leva “POVO” à Lisboa
21:26 Ventos fortes no alto mar levaram 3 pescadores santomenses para a Nigéria
21:22 Falta de peixe no mercado – Pescadores responsabilizam ventos fortes  
21:13 Estudo de marcação, libertação e recaptura de mosquitos realizado pela UCMI
22:28 Comité Nacional para as mudanças climáticas reativado 11 anos depois
0:32 Garimpo de areia continua a provocar crime ambiental na porta de entrada de STP
21:31 Docentes da pré-escolar estão a ser capacitados
7:55 “Caminho de São Tomé” álbum da artista, Kátia Semedo, que une São Tomé e Cabo Verde 
0:03 Gás é uma solução que o governo apresenta para a crise energética
22:49 Rússia forma agentes da polícia de STP em Peritagem Forense
20:04 Soldados da paz espancados pela população
20:53 Primeira eleição na Universidade de STP elegeu uma mulher como reitora
20:22 BAD defende reforma da EMAE e a subida da taxa de energia