Quinta da Ellyzé – Transladação da urna

Meu cunhado! Você já está acordado. Abra bem olhos à consciência e puxe cadeira ou melhor, acomode-se no sofá cinzento. Sente-se por favor!

É difícil acreditar nesta sexta-feira. Não estou a conseguir pôr língua nas palavras apropriadas que possam apalpar meu nervosismo e acalmar deriva deste dia. Não sei e nem imagino como reagirá minha irmã. Ellyzé morreu!

Embora margem de desconfiança fosse mínima das mínimas, fiquei surdo. Não tinha perceção de que surdez pudesse albergar quarto mesmo ao lado da embriaguez. Ficou assim por digerir um só toque de soluço que foi intermediando irrisória pausa às linhas desafiantes da cunhada, infelizmente culminadas de duas palavras pesadas de emoção e bem possíveis de romper ondas invisíveis e ler nitidamente brisas de companhia carregadas de oportunas lágrimas.

Envolvi-me na nítida sensação de que circunstância extraviou os meus cinco sentidos de comunicação: visão, audição, olfato, paladar e tato. De semblante contagiado, sem resistência, cedi-me ao jogo sedutor da interlocutora londrina. Na verdade, momentos sem perspetiva de compreensão, não há como dar mãos de casamento aos fatos que nos saqueiam vocábulo à garganta.

Após lavar esmagamento de azafama do hotel, inquietante, a dona da menina havia uma vez mais e em repetição de dias enfileirados como quem ganhasse algum fôlego perdido do rasto de filha da mãe, assumisse ela própria encontro indesejado ou no mínimo alguma suspeita envolvesse paradeiro juvenil. Obra específica de cordão umbilical, antes de jogar-se ao lençol, ela resmungou-se com ecrã do computador.

Longe de vista, perto do coração. Meu Deus! Algo de mal estará a atormentar minha filha? Parece pesadelo mas não entendo porquê do telemóvel da Ellyzé já nem dá sinal. Senhor, dê-me voz da minha menina quando manhã despertar-me de sono!”

Já nem era imperativo que noite fosse escura e pouca importava aos meus ombros gesticulando sobe-desce ao impacto do estrondo. Em sequência, embriagada circunstância impulsionou aceleração rítmica da caixa torácica inundando uma nuvem gigantesca cinzenta, sem fio de luz, para profunda escuridão cobrir-me por completo olhos da consciência.

Amargo, sagaz e drástico pouco-a-pouco gole da informação britânica furando mudez da sala são-tomense, foram-me de tempero alcoólico e perspicaz trepando cabeça despertada do sono francês para embate com insensível e da mais poderosa realidade a tocar sentimento humano.

A esposa por instante dispensada do cenário mantinha-se no diálogo com o subconsciente ressonar, longe de adivinhar em que gemido questionável lentamente infernizava madrugada trágica ao marido. Quando? Aonde! Ás que horas? Como? Acidente? Homicídio? Houve lesão craniana, torácica ou de todo corpo?

Sem resposta, nem censura a apontar insignificância à minha insatisfação, gemido imitava suspiro a pesar tonelada melancólica e crítica de transbordar-se pelo choro. Disponível a ressentir da anestesia compassada e completa, ingerida de cabeça aos pés, a ensurdecedora sentença sem como cumprir pena, prosseguiu-se dentro de mim palpitando falsidade à estrondosa aurora.

Sem pernas de fuga e apesar dos soberbos tentáculos da madrugadora brutalidade ao casal africano de “Blackiére”, bairro árabe encravado nos Alpes mediterrânicos franceses, eu dispunha de missão facilitada pela sociedade. Homem não chora!

Embalado no tráfico engarrafado pelo episódio do tabuleiro da vida, havia missão que pudesse testar nível à alma embriagada, partilhando dor de luto ao público e, em especial, familiares e convívio mais próximo cujos terraços digitais passaram a ser itinerário essencial e mais curto. Bastaria copiar mensagem londrina a estalar paciência dos meus ouvidos e arrasar olhos colados à madrugada, “Morreu Ellyzé!

A acalmar-se no final de Agosto após meses atrás de investida da alta temperatura do ano com cadáveres sem conta em Pedrogão Grande e conselhos fronteiriços portugueses para desastroso balanço de 64 vítimas mortais e mais de duas centenas e meia de feridos causados pelas chamas florestais, qualquer observador meditaria na noite de sexta-feira de Verão a transformar-se na madrugada chuvosa de lágrimas do casal são-tomense.

Todavia, a caixa encefálica suporte inimaginável de peregrinação constante quis contrariar percurso à prova da aurora ou adiar notícia pública recuperando viva voz de alguém que já não existia à especial e festiva manhã de sábado de Nossa Senhora de Nazaré, a deusa-patrona quem recebeu bebé pouco mais de duas dezenas de anos atrás.

O sacerdote da paróquia, padre Domingos, encarregou-se do batismo da menina em tenra idade para mais tarde dotar espírito infantil de fé católica para confrontos do percurso pelo mundo.

Desde que estreei Londres, aonde no primeiro teste em casa da minha tia comemorei maioridade, os dezoito anos, que senti pertença de Inglaterra. Nem vossa França e perfume de Paris, nem Portugal e fado de Lisboa, esta que me fez mais de uma década travessia adolescente à mulher conseguiram impor-se à Londres.

Meu pai, vê só! Apesar de árdua batalha juvenil, picadas de baixa moral e longe de vocês, a família, meus mestres de London University com humanismo, aplicação e exigência desafiadora reforçaram na vossa menina paixão londrina.

Inglaterra país de auto-adoção, é terra da minha felicidade. Vocês entendem isso? Algo inexplicável! Terei de voltar à São Tomé e Príncipe para pôr fim ao conflito de domínio territorial.”

Lembranças entulhadas na memória apressaram-se ao presente como que tudo estivesse pré-destinado pelo divino. Enquanto isso, dono do mundo em prós e contras do Estado de Direito democrático, sem rotas do norte e com consciência a patinar horizonte, eu fiquei sem bússola de chegar à estrela polar. Todas promessas para festividades com champanhe francês diluíram-se na curta mensagem “Morreu Ellyzé!

Condenado ao purgatório, diferentes ziguezagues de desestabilizar e estabilizar itinerários da vida embateram-se no STOP que depois de cerimonial fúnebre de Londres, após 1001 imbróglios, restou-nos transladação do pó da vida aos pés de “ulululu” na terra sagrada à qual foi erguido jazigo para incrédula leitura: “Aqui jaz Ellyzé D’Alva Teixeira Cardoso”.

Por mais trapalhada de poeiras no espírito embaciado de luto pela morte de própria filha, pela primeira vez, sucumbido ao fôlego engasgado, eu merecia recolher condimento de rogar ao mundo de alegria ou tristeza, coesa simples e ao alcance de todos. Silêncio!

No cumprimento fiel aos desígnios de existência relâmpago, pais e irmãos da malograda Ellyzé D’Alva Teixeira Cardoso, jovem de 26 anos, antiga finalista na Universidade London University falecida em Londres-Inglaterra, levam ao conhecimento público de familiares, amigos e ademais de que, finalmente, a urna transportando cinza da defunta, será transladada no próximo mês de Agosto para São Tomé e Príncipe.

A cerimónia fúnebre terá lugar na igreja da Trindade e a urna rumará à última morada no cemitério da mesma cidade, esta que arquiva aos olhos de ontem tão próximo, primeiros passos da criatura cujo embarque precoce roubou vida na flor da idade juvenil.

José Maria Cardoso


Football news:

<!DOCTYPE html>
Kane on Tuchel: A wonderful man, full of ideas. Thomas in person says what he thinks
Zarema about Kuziaev's 350,000 euros a year in Le Havre: Translate it into rubles - it's not that little. It is commendable that he left
Aleksandr Mostovoy on Wendel: Two months of walking around in the middle of nowhere and then coming back and dragging the team - that's top level
Sheffield United have bought Euro U21 champion Archer from Aston Villa for £18.5million
Alexander Medvedev on SKA: Without Gazprom, there would be no Zenit titles. There is a winning wave in the city. The next victory in the Gagarin Cup will be in the spring
Smolnikov ended his career at the age of 35. He became the Russian champion three times with Zenit

20:09 Presidente do Gabão, General Brice Oligui Nguema pede apoio político de STP
19:56 Nações Unidas anunciam novo capítulo na cooperação com STP
19:52 Importação de mais geradores a gasóleo para aliviar a crise de energia
19:46 Novamente, compra de geradores eléctricos?
18:40 Foi levanda na noite desta segunda-feira a greve geral do sector da saúde
18:36 São Tomé vai ter uma Casa de amizade São Tomé e Príncipe – Cabo Verde
9:20 Governo de Cabo Verde alarga a cobertura de pensão social aos cabo-verdianos radicados em STP
21:08 Poluição Marítima: “dor de Cabeça” para as autoridades
20:57 A XIª Edição dos Prémios Lusófonos da Criatividade traz novas categorias
13:19 TANAKA leva para o Japão o encanto do cacau de São Tomé
13:19 Estado santomense vai retirar terras a quem não as trabalha
13:13 “Ké Bêtôdô – idealizando um futuro construtivo sustentável em STP”
18:59 São Tomé e Príncipe pode atingir o record de fluxo turístico  em 2023
17:24 China quer STP no “Cinturão e Rota” para o desenvolvimento partilhado
17:07 “Nós estamos interessados em andar junto com a China …Nós queremos ir longe com a China”
12:09 Novo livro de Rafael Branco “Abraços nos caminhos da Vida”
10:21 PAFAE – Alargamento do prazo para apresentação de propostas às subvenções a atividades geradoras de rendimento
8:19 Vitória da China na luta contra a pobreza pode inspirar São Tomé e Príncipe
8:19 Novo presidente do Tribunal de Contas promete trabalhar para fortalecer o controlo das finanças públicas
20:32 Vitória do Riboque vence UDRA de Angolares por 2-1 no escalão principal do campeonato de futebol
20:25 Polémica na abertura do julgamento do alegado golpe de Estado
20:17 São Tomé e Príncipe prepara-se para o FIRST GLOBAL CHALLENGE 2023, em Singapura
20:04 Juiz, réu e macaco na “inventona” golpista de 25 de Novembro
0:16 O Julgamento dos 8 suspeitos de alteração violenta do Estado de Direito
0:16 Guadalupe e Kê Morabeza sagram-se campeões da 2ª e Divisão de Honra
0:16 Líder sofre mas não foge na corrida à “Finalíssima”
9:40 As duas Pistolas de “Pajo”
9:28 STP dá passos para o cumprimento do objetivo 6 dos ODS
9:23 Administração Pública cheia de vícios, bloqueia a iniciativa privada, e a reforma é urgente
20:56 Trabalhadores independentes são obrigados a descontar para a segurança social
20:30 Planeta Terra teve o trimestre mais quente já registrado
13:09 Governo Santomense lança obras de construção do campo de futebol de Angolares
12:46 FAO – Contratação de dois especialistas nacionais
8:39 MLSTP diz que convite parlamentar de Patrice Trovoada é contrário a lei da república
8:19 Projeto do Liceu de Caué vai dar lugar ao Centro de Formação Profissional
23:01 Dia das Forças Armadas de STP
21:10 São Tomé no cronicando de Victor Hugo Mendes
21:00 Mangal de praia das conchas está a ser restaurado
14:08 Gabão suspenso da  Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) 
13:59 Fortuna de BONGO em França atinge 460 milhões de euros quando o PIB do Gabão é de 20 milhões de euros
13:59 Fortuna de BONGO em França atinge 460 milhões de euros
13:00 São Tomé e Príncipe persegue o objectivo de ter uma agricultura 100% biológica
1:35 1º e 2º escorregam e Ôque-del-rei aproxima-se da “promoção”
1:31 CAN’2024′:STP defronta Nigéria e selecionador chama 22 “estrangeiros”
1:30 Seis de Setembro passa no teste e Monte Café fica mais confortável na 2ª posição
11:49 Ilha do Príncipe palco da celebração do dia da Cultura Chinesa
21:31 Estradas da capital estão a ser reabilitadas com financiamento de Angola
13:55 Parlamento altera a lei orgânica e de processo do Tribunal de Contas
7:40 Empresários chineses procuram café e chocolate de São Tomé e Príncipe
7:22 Água Izé palco do seminário reINVENTAR as roças
8:46 Primeira escola de turismo e hotelaria de STP já tem formadores
14:29 STP conquista 3 medalhas de ouro, 11 de prata e 6 de bronze na copa africana de canoagem
7:55  Rádio Jubilar transmite Jornada Mundial da Juventude
7:51 Marinheiros e pescadores vão ser formados pelo centro profissional de Budo-Budo
7:48 Revista transatlântica Brasil -STP “KWA KU ZUNTA NON”
11:42 Quinta da Ellyzé – Transladação da urna
10:22 “Tribunal Constitucional coloca STP num estado de subversão da ordem interna constitucional”
10:19 RIDUX diz que evitou um Banho de Sangue na ROSEMA
10:14 “ROSEMA” abre crise entre o Tribunal Constitucional e o Supremo Tribunal de Justiça
10:10 Caso Rosema e as relações entre STP e Angola
7:19 PNUD – Contratação de serviço de apoio a rede de incubadoras e aceleradoras de negócios de STP
12:57 MNE demitiu-se após declarações polémicas
0:06 Chefe da diplomacia santomense critica Angola e Portugal
0:00 Greve dos magistrados judiciais de STP
22:38 PNUD – Contratação de gabinete/empresa jurídica para a atualização do regime Jurídico do regulamento sobre o processo de avaliação do Impacto Ambiental de STP
22:35 PNUD – Prestação de serviços de formação para conservacionistas em conservação e gestão sustentável dos recursos naturais de STP
22:33 PNUD – Plano Nacional de Formação no domínio da conservação da Biodiversidade.
1:35 Bombom escorrega e militares regressam a liderança
1:32 STP presente nos jogos mundiais universitários
1:28 Está a ser elaborada a estratégia nacional de Ciber Segurança
9:51 “Amigos da Cidade” homenageados pelo trabalho cívico em São Tomé
8:23 Vera Lombá substituiu Gastão Ferreira na lidarença do SINPRESTP
16:14 Príncipe precisa de 2 milhões de euros para instalar nova rede eléctrica
23:33 Ajuste do Governo desce vice-CEMFA para chefe da Guarda Costeira
23:32 Governo quer o envolvimento dos deputados na reforma da Função Pública
6:40 Jurista Hamilton Vaz denuncia 4 juízes do Tribunal Constitucional
6:46 Alcoolismo compromete a nutrição em STP e alimenta a pobreza
10:15 FAO lança projecto “STP 100% BIO”
10:11 Professores do ensino básico com deficiências na prática pedagógica
6:04 OMS lançou nova estratégia para Saúde em STP
5:04 STP e Paraguai assinaram protocolo de relações diplomáticas
5:04 STP e Angola assinam novo programa de cooperação na área de administração parlamentar
20:22 Cabaz mínimo mensal em STP calculado em 10 mil dobras(400 euros)
20:22 Jornalistas preocupados com o estatuto de carreira e pedem a clarificação da taxa audiovisual
20:21 Sector das energias renováveis em STP em destaque na Semana dos Países da ALER
10:41 Carlos Vila Nova recebeu mensagem escrita de João Lourenco de Angola
9:34 Governo vai emitir obrigações do tesouro para pagar dívida com os empresários
13:10 STP leva “POVO” à Lisboa
21:26 Ventos fortes no alto mar levaram 3 pescadores santomenses para a Nigéria
21:22 Falta de peixe no mercado – Pescadores responsabilizam ventos fortes  
21:13 Estudo de marcação, libertação e recaptura de mosquitos realizado pela UCMI
22:28 Comité Nacional para as mudanças climáticas reativado 11 anos depois
0:32 Garimpo de areia continua a provocar crime ambiental na porta de entrada de STP
21:31 Docentes da pré-escolar estão a ser capacitados
7:55 “Caminho de São Tomé” álbum da artista, Kátia Semedo, que une São Tomé e Cabo Verde 
0:03 Gás é uma solução que o governo apresenta para a crise energética
22:49 Rússia forma agentes da polícia de STP em Peritagem Forense
20:04 Soldados da paz espancados pela população
20:53 Primeira eleição na Universidade de STP elegeu uma mulher como reitora
20:22 BAD defende reforma da EMAE e a subida da taxa de energia