Angola

Aberto concurso público no sector da Educação do Bengo

De acordo com uma nota do Governo Provincial do Bengo chegada à Angop, o concurso público de ingresso terá como modalidade de apuramento a prova de conhecimento teórico e prático.  

As candidaturas devem ser apresentadas a partir de hoje, segunda-feira, nas escolas da província do Bengo no prazo de 16 dias úteis.

Para o preenchimento das vagas a prioridade vai para os candidatos habilitados com o curso de formação de professores efectuado nas Escolas de Magistério e/ou no Instituto/Escola Superior Pedagógica (para o ensino primário e secundário).

Os requisitos exigidos aos candidatos são ter nacionalidade angolana, idade entre os 18 e os 35 anos, habilitações literárias (técnico médio, bacharelato e licenciatura obtidas nas Escolas de Formação de Professores), agregação pedagógica e qualificações específicas na disciplina que se candidata.

Já na província do Cuanza Norte, os habitantes do município da Banga defenderam hoje a necessidade do concurso público da Educação ser realizado em cada municipalidade priorizando os candidatos locais e evitar transferências de professores para outras regiões.

Para Sabino Dala Culucuto, 23 anos, candidato a uma vaga de professor, o Governo da Província do Cuanza Sul devia realizar os concursos de ingressos a nível dos municípios, para se evitar que os lugares disponíveis sejam ocupados por cidadãos de outras regiões do país.

O jovem Pinto Miguel, também candidato a uma vaga no sector da Educação, é de opinião que o concurso se efectua localmente para garantir emprego para os técnicos da circunscrição.

Apelou, por outro lado, à comissão responsável pela avaliação dos concorrentes a pautar pela transparência e isenção, obedecendo estritamente o princípio da legalidade exigido nesse tipo de concurso.

Por sua vez, o director municipal da Educação da Banga, Gomes Cussei, esclareceu que foi criada localmente uma comissão, composta por técnicos da administração municipal e da Educação para a recepção dos documentos dos candidatos.

O responsável não confirmou uma eventual realização do concurso público localmente.

Gomes Cussei fez saber que o município da Banga beneficiou de 45 vagas, sendo 10 para professores do ensino primário, 15 para professores do I ciclo e 20 para o II ciclo, número insuficiente para as necessidades da região.

O município da Banga, localizado a 154 quilómetros a norte da cidade de Ndalatando, capital do Cuanza Norte, possui uma rede escolar constituída por 45 estabelecimentos de ensino.

O município conta com nove mil 493 habitantes e ocupa uma superfície territorial de mil e 259 quilómetros quadrados.

Football news:

Hoffenheim Director on leaving juniors for Bayern: It hurts us because we do all the work at the Academy for them
Atalanta President: PSG is a very strong team. It will be like going to school for us
Bruno was named player of the month in the Premier League for the second time in a row
Giovanni van Bronckhorst: I can't imagine Barcelona without Messi
Zlatan on the future in Milan: Ibra is not a player for the Europa League
Fiorentina wants to get Higuain as part of Chiesa's exchange to Juventus
Direct shots from a corner are a deliberate technique of the team from Portugal. Scored the winning goal in the 91st and moved closer to the Europa League