Angola
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Bélgica quer intensificar cooperação com Angola

O Governo da Bélgica manifestou a intenção em incrementar a cooperação com Angola nos sectores portuário, ferroviário e diamantífero, informou nesta quinta-feira o embaixador cessante daquele país europeu, Josef Smets.

Segundo o diplomata belga, que falava à imprensa, à saída de uma audiência que lhe foi concedida pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, no sector portuário o foco é a formação de quadros angolanos e da região Austral de África.

O diplomata disse tratar-se de uma formação de quadros voltada para o relançamento do corredor do Lobito que atravessa Angola de Oeste a Este, passando pelas províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico.

Josef Smets, que após quatro anos termina a sua missão diplomática em Angola, sublinhou que as exportações de Angola para Bélgica estão avaliadas em 600 milhões de euros, enquanto no sentido inverso ascendem os 300 milhões de euros.

Relações político-diplomáticas

As relações político-diplomáticas entre a República de Angola e o Reino da Bélgica tiveram início em 1979.

No topo dessa parceria está o Acordo de Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultural, assinado a 26 de Abril de 1983.

O documento definiu o quadro jurídico regulamentador da cooperação bilateral e instituiu a Comissão Mista.

Destaca-se o Acordo Geral de Cooperação rubricado a 26 de Julho de 1983, em vigor desde a data da assinatura.

A 4 de Julho de 1988 foi selado um Memorando de Entendimento sobre Serviços Aéreos.

Seguiu-se um acordo relativo ao apoio da Bélgica à luta contra a tripanossomíase em Angola, particularmente, na província do Cuanza Norte.

Cooperação económica

No ramo económico sobressai o contrato entre a empresa belga International Care Service e a angolana Unitel, subscrito em Outubro de 2013.

Trata-se do primeiro contrato 4G roaming firmado por uma companhia angolana.

Em Outubro (2013) foi celebrado o Memorando de Entendimento entre BBVA Brevisco e a empresa angolana GEFI – Sociedade de Gestão e Participações Financeiras.

O referido memorando estabeleceu as linhas para a construção de uma fábrica para o processamento de pescado, em Benguela.

Indústria

No segmento industrial existe um contrato entre a Cuca e a Planet Europe, para o financiamento da confecção da farda de trabalho e protecção pessoal.

Os dois países também cooperam no campo da Assistência Mútua Administrativa em Matéria Aduaneira e no segmento da Promoção e Protecção Recíproca de Investimentos.

As relações político-diplomáticas entre a República de Angola e o Reino da Bélgica tiveram início em 1979. AFL/AL/ADR