Angola
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Brasil está em negociações para obter US$ 2 bilhões em financiamento para impulsionar terras agrícolas

O Brasil está em negociações com investidores internacionais para obter 10 bilhões de reais (US$ 2 bilhões) em financiamento antes do final do ano para recuperar pastagens degradadas para aumentar a área cultivada.

O plano é usar o dinheiro para conceder empréstimos aos agricultores a partir de 2024, disse Roberto Perosa, secretário de comércio e relações internacionais do Ministério da Agricultura do país, em entrevista à margem de uma conferência do setor em São Paulo. As negociações em curso para financiamento incluem conversações com fundos soberanos, bem como outras entidades controladas pelo governo na Ásia e no Médio Oriente, disse ele.

A meta de 10 anos do Brasil de recuperar 40 milhões de hectares (cerca de 99 milhões de acres) de pastagens degradadas, ou terras antes usadas para pastagem que não são mais produtivas, faz parte do plano do país para continuar expandindo a sua produção de culturas como milho e soja, enquanto contem o desmatamento da Amazônia. A Europa proibiu recentemente as importações de produtos agrícolas provenientes de áreas desmatadas.

O ministério disse recentemente que o fundo estatal da Arábia Saudita, Saudi Agricultural and Livestock Investment Co., estava entre as partes interessadas em contribuir com financiamento.

Segundo Perosa, o governo brasileiro busca recursos que os produtores possam tomar emprestado a taxas de juros inferiores às linhas de crédito tradicionais. Mais de 200 mil propriedades potenciais que poderiam beneficiar de financiamento já foram mapeadas. O Banco do Brasil poderia participar, estruturando os empréstimos aos produtores, disse.