Angola
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Eslovacos vão às urnas escolher entre primeiro-ministro pró-russo ou pró-ocidental

Dia de legislativas antecipadas na Eslováquia, numa eleição que tem como favoritos o ex-primeiro-ministro populista pró-russo, Robert Fico, e o liberal e pró-Ocidente Michal Simecka. Nenhum partido deve conseguir a maioria dos assentos parlamentares.

Segundo uma sondagem, a maioria dos jovens quer votar.

“Penso que estas eleições são muito importantes para o nosso futuro e para o futuro dos nossos jovens cidadãos. Por isso, estou muito curiosa para saber como será no final”, diz uma mulher.

“É uma decisão entre a democracia e a orientação para o leste, para a Rússia”, realça outra jovem.

“O velho partido, o SMER… há muita corrupção e muita crise. E a Eslováquia Progressista realmente quer fazer grandes mudanças, por exemplo, para as pessoas LGBT”, afirma um jovem.

Numa referência ao adversário, Fico disse desejar que a Eslováquia não seja governada por “amadores sem experiência em política.“

“Cada voto é importante”, disse o líder da Eslováquia Progressista, Michal Simecka.

A Eslováquia Progressista é o partido mais popular entre os jovens, enquanto o SMER é o partido mais popular entre os mais velhos. Se apenas os jovens com menos de 30 anos pudessem votar, o partido de Robert Fico nem sequer chegaria ao parlamento e o partido de Simecka venceria facilmente. Qualquer que seja o partido que vença as eleições, o próximo governo dependerá de negociações para formar uma coligação”, conclui o enviado da Euronews a Bratislava, Attila Magyar.