Angola

Gabinete reintegra crianças no seio familiar

23 Maio de 2020 | 18h39 - Actualizado em 23 Maio de 2020 | 18h39

Gabinete reintegra crianças no seio familiar

Matala - O gabinete provincial da acção social e igualdade de género na Huila começou nesta sexta-feira a desenvolver um programa de localização e reunificação familiar de crianças em situação de risco, que estão sob controlo dos centros de acolhimento de crianças de rua.

Técnicos do referido gabinete trabalharam neste sábado no município da Matala, para localizar as famílias de seis crianças que estavam sob tutela dos centros "Criança Feliz" e "Betsaida", do município do Lubango, uma acção desenvolvida com o apoio da direcção dos assuntos sociais da administração local.

Em declaração à Angop, a técnica do gabinete provincial de acção social e igualdade de género na Huíla, Arlete da Conceição, disse que foram reintegradas quatro crianças, das seis, porque depois de uma análise feita, verificou-se que as famílias das outras duas crianças não tinham condições sociais para ficarem com os menores.

Informou que as duas crianças, com as idades compreendidas entre sete a 12 anos, voltaram novamente ao centro de acolhimento, onde já estão há dois anos, com o apoio e acompanhamento do gabinete provincial de acção social e igualdade de género na Huíla.

Já o director do centro “Criança Feliz”, Anderson Castro, disse que a instituição controla 50 crianças, algumas são órfãos de país e mães e outras foram recolhidas nas ruas por causa de maus-tratos e fome.

Por sua vez, a directora para os assuntos sociais da administração municipal da Matala, Eunice Nadia, disse que a instituição vai fazer o acompanhamento das famílias onde as crianças foram reintegradas e dar todo o apoio possível, social e psicológico no âmbito do programa de localização e reunificação familiar.

De Janeiro a Maio do ano em curso, mais de 100 crianças foram reintegradas pelo gabinete provincial da acção social e igualdade de género na Huíla, em colaboração com os centros de acolhimento de crianças em situação de risco, no âmbito do programa de localização e reunificação familiar.

Football news:

The next season of La Liga wants to start on September 12
In Austria, the club was stripped of 6 points for violating the training Protocol. This may deprive him of the championship
Matches of the 1/4 final of the FA Cup will be held on June 27-28, the final – on August 1
Jamie Carragher: Manchester City are the Champions League favourites. Liverpool relegated, Barcelona is not the same
Barcelona agreed with Lautaro's agents on a salary of 12 million euros
The Bundesliga was lucky with the President: 5 times increased TV revenue, invested in technology (vertical broadcasts!), and returned the first after the pandemic
The Champions League can be played in the Final four format in Germany, not in Turkey (Sky Sport Italia)