Angola

Guiné-Bissau presta últimas homenagens a Serifo Nhamadjo

Cerimónias fúnebres do antigo Presidente de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, são realizadas este sábado (23.05) em Bissau.

As cerimónias fúnebres de Serifo Nhamadjo tiveram início na manhã deste sábado (23.05) na residência do antigo Presidente de transição da Guiné-Bissau, seguindo depois a urna funerária para a Assembleia Nacional Popular, onde lhe é prestada homenagem com a presença de diversos políticos e autoridades guineenses.

Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o voo que transportava a urna com os restos mortais de Serifo Nhamadjo aterrou ao final da sexta-feira (22.05) em Bissau.

As cerimónias fúnebres estavam marcadas para a sexta-feira, mas foram adiadas para este sábado – depois que uma avaria mecânica no avião, proveniente de Lisboa, que transportava o corpo do ex-Presidente de transição, obrigou o aparelho a regressar à capital portuguesa.

Serifo Nhamadjo morreu a 17 de Março, aos 62 anos, em Lisboa, vítima de doença.

Vida política e paixões

Nascido em 25 de Março de 1958, Serifo Nhamadjo, dirigente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), foi Presidente de transição da Guiné-Bissau entre maio de 2012 e Junho de 2014.

Assumiu a liderança do período transitório na Guiné-Bissau, na sequência de um golpe de Estado, protagonizado por militares. Antes desempenhou as funções de primeiro vice-presidente do parlamento guineense.

Político que se assumia como amante da paz, justiça e estabilidade, Serifo Nhamadjo era formado em Contabilidade e Análises em Portugal, e era também um assumido amante do futebol, particularmente do Benfica, tendo chegado a ser presidente da casa daquele clube em Bissau.

Foi ainda fundador e primeiro presidente do Clube Desportivo de Mansaba, no interior norte da Guiné-Bissau.

Football news:

There is a real chance that 50-60 clubs will go bankrupt. The owner of Huddersfield about the consequences of the pandemic
Valverde about the game with Manchester City: we Want to play so that we can go further. Real is ready to do anything for this
Great selection from Roma: KAFU opens up in the box and waits for a pass, but instead Totti and Batistuta score masterpieces
Sabitzer has been exposed to coronavirus in April
In the 90s, the Russian club played in the Finnish championship: the players carried cigarettes, the President went on the field. It ended because of the default
Flick about Holand: it is the first season, so it is too early to compare it with Levandovsky
Felix sprained a knee ligament in training. This is his 3rd injury of the season at Atletico