Angola

PIIM acelera crescimento sócio-económico da comuna da Cumbila

19 Maio de 2020 | 13h25 - Actualizado em 19 Maio de 2020 | 13h24

PIIM acelera crescimento sócio-económico da comuna da Cumbila

Huambo - As acções do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) vislumbram-se como uma das principais soluções para acelerar o crescimento sócio-económico da comuna Cumbila, município do Londuimbali (Huambo).

Esta constatação veio do soba grande do município do Londuimbali, Ernesto Chinduli, em declarações esta terça-feira à ANGOP, tendo, na ocasião, destacado que este plano de iniciativa do Presidente da República, João Lourenço, vai resolver as dificuldades da população local, com a construção e requalificação de várias infra-estruturas.

Aquela autoridade tradicional destacou, entre outros, a terraplenagem de 26 quilómetros da estrada, que liga a sede municipal à comuna da Cumbila, como uma das estratégias para estimular o crescimento, ao tornar a circulação de pessoas e bens mais segura e fluida, principalmente no que tange ao escoamento de produtos agrícolas.

“Esta é, na verdade, uma das soluções que os seus habitantes há muito esperavam, por enfrentarem enormes dificuldades para circular no troço, que se encontra em avançado estado de degradação”, disse.

Para além desde projecto, o soba Ernesto Chinduli apontou a construção de uma escola de sete salas de aulas, cujas obras iniciaram a 15 deste mês, como sendo um dos factores do crescimento da localidade.

Sublinhou que, com a conclusão deste empreendimento, ver-se-á melhorado o processo de ensino/aprendizagem da população estudantil local, que conta apenas com uma única escola definitiva de sete salas de aulas.

Não obstante a estes projectos, o soba grande do Londuimbali solicita também a construção de uma unidade sanitária, para encurtar as distâncias percorridas pelos 15 mil habitantes da Cumbila em busca de cuidados médicos e medicamentosos de qualidade.

Por sua vez, o administrador do município do Londuimbali, Celestino Mela, informou que as obras de terraplenagem iniciam em breve, assim como a construção de uma escola de sete salas de aulas, cujas obras devem terminar em seis meses.

No âmbito da execução do PIIM, o município do Londuimbali conta com 14 projectos, dez dos quais com o concurso público já lançado, onde constam, entre outros, a construção de dois postos de saúde, a reabilitação das valas de drenagem, a ampliação da rede de captação de água, a conclusão das obras de construção da nova sede da administração municipal e da casa protocolar.

Localizado a 126 quilómetros da cidade do Huambo, o território da comuna da Cumbila, com uma extensão acima dos 200 quilómetros quadrados, é composto por seis Ombalas e 38 aldeias.

Football news:

Jurgen Klopp: We are not thinking about next season, but about this one. There is much more to come
Inter is ready to buy out Sanchez from Manchester United for 20 million euros (Goal)
Werder fans are the best: they supported the team with a tractor emblem and thanked the Union with a hundred cases of beer
Flick about the Cup final with Bayer: It will not be like in the championship. They can hurt us
Holland will play in Dortmund and under 9-m number from the next season
Solskjaere and Lampard are among the contenders for the title of best coach in June in the Premier League
Umtiti injured his left knee. He won't have surgery