Angola
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Preços do gás na Europa aumentam enquanto a Chevron não consegue evitar greves

Os preços do gás natural na Europa dispararam quando os trabalhadores de duas instalações importantes da Chevron Corp. na Austrália iniciaram greves parciais na sexta-feira, após o fracasso das negociações.

Os contratos futuros holandeses de referência subiram até 11%, para € 36,20 por megawatt-hora. A ação industrial abrange as instalações de gás natural liquefeito de Gorgon e Wheatstone, que forneceram cerca de 7% do GNL global no ano passado.

A disputa abalou o mercado global desde o início de agosto, embora pareça bem abastecido por enquanto. Dada a fraca procura e o facto de os stocks na Europa estarem quase cheios e bem acima das metas, os comerciantes não esperam um impacto considerável da disputa. No entanto, o risco de perturbações prolongadas manteria a pressão num mercado volátil que ainda não recuperou totalmente da crise energética do ano passado.

Os sindicatos iniciaram as greves parciais a partir das 13h na plataforma Wheatstone da Chevron, nas instalações Wheatstone Downstream e Gorgon, disse a Offshore Alliance num comunicado na sexta-feira.