Angola
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Presidente do parlamento zambiano visita Angola

Uma delegação parlamentar da Zâmbia, chefiada pela Presidente da Assembleia Nacional, Nelly Butete Kashumba Mutti, vem a Angola, esta terça-feira, no quadro do reforço da cooperação.

De acordo com o programa de visita de quatro dias a que a ANGOP teve acesso, a Presidente do parlamento zambiano vai manter um encontro de cortesia com a sua homóloga angolana, Carolina Cerqueira, na Assembleia Nacional, bem como conversações e troca de experiências entre as duas instituições.

O programa reserva ainda uma visita guiada ao Palácio da Assembleia Nacional, seguido do almoço oficial, a ser oferecido pela Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.

Para o dia 11, os parlamentares zambianos vão estabelecer conversações com 6 das 10 comissões de trabalhos especializadas da Assembleia Nacional, nomeadamente a Comissão de Assuntos Constitucionais e Jurídicos, Comissão de Defesa, Segurança, Ordem Interna, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Comissão de Relações Exteriores, Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas no Estrangeiro, Comissão de Administração do Estado e Poder Local, Comissão de Economia e Finanças, bem como a Comissão de Saúde, Educação, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia.

Antes do regresso, os representantes do povo zambiano vão efectuar uma visita ao Memorial Dr. António Agostinho Neto e ao Ministério da Cultura e Turismo.

Em Janeiro deste ano, durante a Reunião Plenária Solene, por ocasião da visita de Estado a Angola do Presidente da República da Zâmbia, Hakainde Hichilema, a Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, prometeu proporcionar todas as condições para, ainda este ano, criar o Grupo de Amizade Parlamentar Angola e Zâmbia, no quadro da diplomacia parlamentar.

Carolina Cerqueira assegurou, na ocasião, que a Assembleia Nacional está disponível para trabalhar na definição de uma nova estratégia de reforço da cooperação Interparlamentar com o Parlamento da Zâmbia.

A líder do parlamento angolano expressou o desejo dos legisladores angolanos no fortalecimento das relações de cooperação entre os parlamentos dos dois países, para a troca de experiências e boas práticas “na busca das melhores soluções para resolver os reais problemas dos nossos povos e países”.FMA/VM