Angola
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Putin diz que conflito Israel-Hamas pode se espalhar e condena bombardeio em Gaza

O presidente russo, Vladimir Putin, alertou nesta quarta-feira que o conflito entre Israel e Hamas pode se espalhar para muito além do Oriente Médio e disse que é errado que mulheres, crianças e idosos inocentes em Gaza estejam sendo punidos pelos crimes de outras pessoas.

Putin, que fez os comentários em reunião do Kremlin com diferentes líderes religiosos russos, disse que o derramamento de sangue na região precisa parar. Ele contou ainda que afirmou a outros líderes mundiais por telefone que, se isso não acontecer, há risco de uma conflagração muito mais ampla.

“Nossa tarefa hoje, nossa principal tarefa, é parar o derramamento de sangue e a violência”, disse Putin, de acordo com uma transcrição da reunião do Kremlin.

“Caso contrário, uma nova escalada da crise estará repleta de consequências graves, extremamente perigosas e destrutivas. E não apenas para a região. Ela poderá se alastrar para muito além das fronteiras do Oriente Médio.”

Em comentários que criticaram o Ocidente, Putin disse que certas forças não identificadas procuravam provocar uma nova escalada e atrair, o quanto fosse possível, outros países e povos para o conflito.

O objetivo, disse ele, era “lançar uma verdadeira onda de caos e ódio mútuo não só no Oriente Médio, mas também muito além das suas fronteiras. Para isso, entre outras coisas, estão tentando jogar com os sentimentos nacionais e religiosos de milhões de pessoas.”

Putin transmitiu suas condolências às famílias dos israelenses e dos cidadãos de outros países que foram mortos ou feridos pelo Hamas no violento ataque de 7 de outubro.

Por Andrew Osborn