Angola
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Rússia atinge base aérea da Ucrânia e Kiev derruba mísseis balísticos

A Rússia atingiu uma base aérea no oeste da Ucrânia, danificando cinco aeronaves e a pista, e atingiu a capital do país com mísseis balísticos no segundo ataque massivo de foguetes e drones em dois dias.

Equipes de resgate trabalharam para extinguir um incêndio na base aérea na região de Khmelnytskyi, onde um depósito de combustível e um depósito militar foram atingidos junto com a aeronave e a pista.

As forças de defesa aérea em Kiev derrubaram 11 mísseis balísticos Iskander na manhã de hoje, disse o porta-voz Yuriy Ihnat na televisão, uma demonstração das capacidades aprimoradas da Ucrânia para se defender de ataques aéreos. Foi o 16º ataque à capital desde 1º de maio.

A Rússia aumentou os ataques aéreos contra instalações militares e infraestrutura em todo o país neste mês, enquanto a Ucrânia prepara uma contra-ofensiva para tentar retomar o território ocupado pelas forças russas.

Enquanto as sirenes aéreas soavam em Kiev e a televisão local mostrava crianças gritando correndo para abrigos antiaéreos, as autoridades ucranianas disseram que mais foguetes russos estavam caindo em outras partes do país.

O ataque balístico a Kiev ocorreu após uma barragem noturna na qual as forças ucranianas derrubaram mais de 37 mísseis de cruzeiro e 30 drones, de acordo com o Estado-Maior das Forças Armadas de Kiev. A Rússia disse que atingiu aeródromos, aeronaves, vigilância de rádio e postos de comando, de acordo com um relatório do serviço de notícias RIA Novosti que não pôde ser verificado imediatamente.

A interceptação dos Iskanders ilustra o reforço das defesas aéreas ucranianas, com armas recém-doadas de parceiros internacionais, incluindo baterias antiaéreas Patriot de longo alcance.

Há apenas um mês, a Ucrânia lutou para derrubar os mísseis, que são capazes de carregar ogivas nucleares, mataram dezenas de civis e devastaram blocos de apartamentos inteiros carregando cargas explosivas convencionais no início da guerra.

Quando questionado se os Patriots derrubaram os Iskanders, Ihnat, o porta-voz da defesa aérea disse que “se estamos abatendo-os, temos algo que é capaz de fazer isso”.