Angola

Selecção do Brasil é contra Copa América

A selecção do Brasil declarou-se “contra a organização da Copa América” num manifesto conjunto partilhado nas redes sociais por vários jogadores, incluindo o capitão e maior estrela da equipa, Neymar.

A Copa América está marcada para começar no Brasil no domingo.

“Somos contra a organização da Copa América, mas nunca diremos não à selecção brasileira”, lê-se no comunicado, endereçado “aos mais de 200 milhões de torcedores” brasileiros.

“Somos um grupo coeso, porém com ideias distintas. Por diversas razões, sejam elas humanitárias ou de cunho profissional, estamos insatisfeitos com a condução da Copa América pela Conmebol, fosse ela sediada tardiamente no Chile ou mesmo no Brasil”, explicam os atletas da ‘canarinha’.

“Todos os factos recentes nos levam a acreditar num processo inadequado”, frisaram os jogadores.

Ainda assim, os jogadores lembram que são trabalhadores e profissionais de futebol e que têm “uma missão a cumprir com a histórica camisa verde-amarela pentacampeã do mundo”.

“Somos contra a organização da Copa América, mas nunca diremos não à selecção brasileira”, concluíram.

A próxima edição da Copa América seria organizada de forma conjunta pela Argentina e pela Colômbia, mas os dois países, por diversas razões, desistiram de organizar o torneio, pelo que a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) confiou então a missão ao Brasil, embora seja um dos países mais afectados pela pandemia em todo o mundo.

O Governo do Brasil, presidido por Jair Bolsonaro, apoiou essa decisão, que gerou uma onda de críticas de toda a oposição de esquerda e até de direita, e de especialistas em saúde pública que alertam para o risco que representa.

Organizações científicas também alertaram que o Brasil está à beira de uma nova vaga da pandemia, quando ainda apresenta elevadas taxas de mortalidade, sendo que nas últimas duas semanas registou uma média de mais de 1.600 óbitos por dia.

Porém, o ministro da Saúde do Brasil, Marcelo Queiroga, afirmou ontem que a celebração da Copa América não acarreta “riscos” para a população, já que os protocolos de saúde que vêm sendo desenvolvidos para o evento “são seguros”.

Football news:

Denmark has an unusual coach-philosopher: he turned children's football around, looked for the principles of the national team with the former prime Minister
Football has become uninteresting. 60% of the time, players roll the ball in their own half. Honorary President of the Russian Federation Vyacheslav Koloskov shared his opinion about the entertainment of Euro 2020
Coach of Finland before Belgium: We can even take the first place in the group. Just fantastic
Atalanta can offer 20 million euros to Bologna for the defender of the Japanese national team Tomiyasu
De Bruyne, Eden Hazard and Witzel will start against Finland, Thorgan Hazard will not play due to injury
Chalhanoglu on Euro exit: Turkey has a young team, it will progress
Vladimir Petkovic: Switzerland is upset with third place. We can only wait