Angola
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Soberano Kanhanga com nova obra literária

O escritor angolano Soberano Kanhanga lança, a 26 deste mês, a sua nova obra literária denominada “ Kitotas Recuos e Avanços“.

A obra, em crónica, aborda as peripécias vividas em tempo de guerra no Libolo (Cuanza Sul), até a assinatura de paz, em 2022.

Em declarações à ANGOP, o escritor avançou ainda que a obra retrata três periódos da sua vida, nomeadamente dos 8 aos 10, dos 13 aos 16, numa leitura simples de assuntos verdadeiros e que podem ser elencados como literatura complementar da história recente de Angola.

“Desta vez não é ficção e as pessoas citadas com nomes de registo oficial, nomes de guerra ou de casa. Nas aldeias temos nomes de casa e nome da escola. Estão muitas ainda presentes.

Conforme o autor, apesar de ainda “quase jovem” decidiu trazer as memórias em livro, pois a vida é curta e os miúdos de hoje a começar pelos seus filhos e sobrinhos acham determinadas narrativas verdadeiras como se de ficção se tratasse.

O escritor esclareceu que esta obra vai contribuir para que a nova geração saiba de facto preservar a paz.

“A guerra comeu pessoas e não capim.A paz deve ser preservada e no universo da triste história de guerra civil, quem fez o quê ou quem esteve em que lado é necessário saber os factos nú e cru, para que se possa guiar no futuro”, reforcou.

Para o escritor, os jovens hoje, os nascidos depois da “paz do Kamorteiro” agem de forma muito emocional, fazendo apelos à rebelião, à guerra como se fossem assistir a um filme.

“É um livro com uma média de 80 páginas. Pequeno em volume rico em conteúdo. Os trechos de tempo vivido e trazido à prosa”, avançou.

Apelou aos leitores, principalmente aos jovens, que leiam, comentem e partilhem o que conseguirem reter e saibam o quanto custou a paz e quanto se deve esforçar para preservá-la.

O escritor Luciano Kanhanga tem nove obras literárias já públicas, nomeadamente O Sonho de Kauia (2010), Manongonongo (2011), 10 encantos (2012), O relógio do Velho Trinta (2014), O caçador de pirilampos (2014), Canções ao vento (2015), As travessuras de Jack (2017), Amor sem pudor (2018).FMA/VM