Angola
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Vice-PR enaltece acção da mulher nas transformações sociais

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, considerou, mulher angolana, “guerreira” e “protagonista das transformações políticas e sociais”.

Numa mensagem de felicitações em alusão ao Dia Internacional da Mulher Africana, que hoje se assinala, Esperança da Costa, considerou, igualmente, a mulher africana protagonista das transformações económicas e histórico-culturais nas suas comunidades.

Destacou o facto de a mulher africana continuar determinada na luta pela igualdade, respeito e na preservação da família.

“Dirijo-me a todas as mulheres do continente berço, especialmente à mulher angolana, para manifestar o meu reconhecimento e apreço por tudo o que elas são e representam nesta sociedade em transformação”, lê-se no documento.

A Vice-Presidente da República lembrou que há 61 anos, o continente africano celebra esse dia, o qual, mais do que uma data comemorativa, abre espaço para a reflexão.

Trata-se de uma reflexão “sobre como remover barreiras para privilegiar o seu sustentável avanço nas diferentes áreas da vida e como consolidar conquistas alcançadas”, refere a mensagem.

Desejo a todas as mulheres africanas, prossegue o documento, um feliz Dia da Mulher Africana, augurando que o sucesso cresça cada vez mais e as conquistas no espaço laboral, familiar e social se consolidem.

O Dia da Mulher Africana celebra-se, anualmente, a 31 de Julho. A sua institucionalização remonta ao ano de 1962 na Conferência das Mulheres Africanas, em Dar-Es-Salaam, na Tanzânia.

Na mesma Conferência foi criada a organização Panafricana das Mulheres.

A data visa enaltecer a mulher, pelo importante papel na preservação e transmissão de valores cívicos, bem como morais, assim como no fortalecimento da coesão e unidade das famílias, enquanto núcleo fundamental da sociedade.