Cape Verde
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

João Gomes Cravinho: “Santo Antão é uma ilha diferenciada e com grande potencial”

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho, disse que a sua viagem a Cabo Verde lhe permitiu conhecer uma parte diferente do país, a ilha de Santo Antão, que descreveu como “diferenciada” e com grande potencial, mas, também, com grandes desafios.

Em declarações à imprensa, após encontro com o Presidente da Assembleia Nacional, João Gomes Cravinho referiu que a sua visita a Cabo Verde visa identificar o que é preciso fazer para materializar as novas ambições depois da última cimeira entre os dois países.

“Era importante para mim vir a Cabo Verde, logo no início das minhas funções, para atestar aquilo que é a importância de Cabo Verde na nossa política externa. Para identificar o que é preciso fazer depois de uma recente cimeira, em que se assinaram um conjunto de novos instrumentos, e o que é preciso fazer para materializar essas novas ambições”, sublinhou.

Problemas da conjuntura

Para além de identificar o que se vai fazer para materializar a nível de relacionamento entre os dois países, explicou, a visita também serviu para identificar os problemas da conjuntura.

“Infelizmente temos problemas graves, que resultam da conjuntura internacional, nomeadamente a invasão da Ucrânia pela Rússia, e esse foi objecto de diálogo já aqui na Praia, com os responsáveis pelo sector da Energia, da Agricultura, da Alimentação e também das Finanças”, garantiu.

O ministro manteve, segundo disse, um conjunto de encontros “muito diversificado, correspondente à diversidade e intensidade do relacionamento Portugal-Cabo Verde” e que permite planear o trabalho para os próximos tempos.

C/ Inforpress

PUB