Cape Verde
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

“Mar Liso”, documentário de José J. Cabral, estreia hoje no Mindelo

A história de Mar Liso, a última embarcação com casco de madeira ainda em operação em Cabo Verde, vai ser hoje contada numa versão “cinema”, no Mindelo. Trata-se de “resgate de uma história não guardada”, iniciativa de José J. Cabral.

O Auditório Luís Morais do Centro Cultural do Mindelo acolhe na noite desta quinta-feira,22, a estreia de “Mar-Liso”, documentário de José J. Cabral, uma produção cinematográfica que conta com direção e realização de Jean Gomes.

Em nota de imprensa, a organização do evento adianta que “Mar-Liso” simboliza o “crepúsculo de uma época”, sendo por isso representativa de emblemáticas chalupas, palhabotes, faluchos e escunas que sulcam os mares de Cabo Verde, governados por não menos notáveis timoneiros.

O documentário evoca os 95 anos da construção do navio na Dinamarca, e os 42 da sua chegada a Cabo Verde, dos quais 40 foram dedicados à cabotagem entre as ilhas do Norte. 

Como fazem notar, “Mar-Liso” é a “única” e, provavelmente, a última embarcação com casco de madeira, ainda em operação.

Património a preservar

A película serve de pretexto para um regresso, uma revisitação aos anais da cabotagem, e do inestimável património marítimo cabo-verdiano, do qual apenas escassos registos sobejaram.  

Em plena “Década dos Oceanos” instituída por resolução das Nações Unidas, os promotores acreditam estar “agregar valor e contribuição” à Literacia do Oceano que nos cerca, nas suas dimensões histórica e cultural, enquanto activo de promoção do Turismo Marítimo e Costeiro, bem como de desenvolvimento local e de coesão social das comunidades costeiras.

O documentário tem estreia marcada hoje, às 19 horas, no Centro Cultural do Mindelo.

PUB