Cape Verde
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Praia/Castelão: Projecto “Barberu Komunitario” aposta na integração social

Enquadrado na implementação do projeto “Nha Zona Siguru I Inkluzivu”, a associação “Donu Nha Distinu”, do bairro de Castelão, Praia, lança, na tarde deste domingo, 12, o projecto “Barberu Komunitario”. O projecto consiste na entrega de quites de Barbearia a dois jovens ex-reclusos, para prestarem serviços ao domicílio.

Admilson Mendes, coordenador executivo da associação “Donu Nha Distinu”, do bairro de Castelão, explicou ao A NAÇÃO online que a associação está presente na comunidade desde 2020, com foco nos jovens e famílias em situações de risco.

“Somos uma associação que dá atenção à camada em situação de risco, principalmente no que diz respeito à criminalidade. Assim, trabalhamos directamente com ex-reclusos, famílias e outros em eminência de prisão”, explicou Admilson Mendes.

Segundo a mesma fonte, foi neste sentido que nasceram vários projectos, entre eles, “Nha Zona Siguru I Inkluzivu”, financiado pela Câmara Municipal da Praia e que na primeira fase empoderou os jovens e as famílias da comunidade, com formações para independência financeira.

Empoderamento dos jovens e das famílias

“Consideramos o empoderamento dos jovens e das famílias um aspecto fundamental para diminuir a criminalidade em Castelão e não só. Isto porque sabemos que, quanto mais ocupados estes jovens estiverem, menos direcionados para o mundo da criminalidade eles estarão”, considerou o coordenador da associação.

Foi no âmbito do projecto “Nha Zona Siguru I Inkluzivu”, que nasceu o projecto “Barberu Komunitário” em que a associação entregou a um jovem ex-recluso, um quite de barbearia para este iniciar o seu negócio.

“Um dos jovens desta iniciativa, regressou da cadeia com uma formação em Barbearia, e nós, para incentivar-lhe no mercado de trabalho, entregamos-lhe um kit onde ele poderá trabalhar e ter o seu próprio rendimento”, explicou Admilson, realçando que um outro jovem também beneficiou do kit para prestarem serviços a domicílio.

Após barbeiros, seguem os lavadores de carros

“A ideia é lançar 4 barbeiros para a comunidade de Castelão e Coqueiro para prestarem serviços ao domicílio, sem terem um espaço físico de trabalho. Primeiramente, pretendemos lançar a experiência com estes dois, cujo acto oficial de entrega de kits acontece esta tarde”, avançou o nosso entrevistado.

Após esta fase que é experimental, mais dois barbeiros farão parte do projecto.

A ideia da associação  “Donu Nha Distinu” é, também, numa segunda fase, lançar o projecto “Lavadoris Komunitárius” que constite em criar um espaço físico, e entrega de quites de lavagem de viaturas, dando mais oportunidade de trabalho aos jovens de Castelão e Coqueiro, desviando-lhes das más influências.

“Temos estado a realizar várias actividades de empoderamento de jovens, sensibilização e acompanhamento psíquico entre outros, além destas oportunidades de terem os seus próprios rendimentos”, referiu o coordenador da associação.

O ato de lançamento oficial de “Barberu Komunitario” está marcado para as 16 horas deste domingo,12, no Street Basket, arredores do campo relvado no bairro de Castelão.

PUB