Cape Verde
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Sal: Festival Literatura Mundo com mais de 20 escritores convidados

A IV edição do Festival Literatura Mundo da Ilha do Sal (FLMSal), agendado de 16 a 19 de junho, na ilha do Sal, vai contar com a participação de 12 escritores e professores cabo-verdianos e 13 estrangeiros.

Após dois anos de cancelamento, por causa da covid-19, o Festival Literatura Mundo da Ilha do Sal (FLMSal) regressa para a sua IV edição que decorre de 16 a 19 de junho, em homenagem aos escritores João Vário (Cabo Verde) e Amadou Hampâté Bá (Mali).

Este ano, o evento promovido pela Câmara Municipal do Sal, com a Curadoria Científica da Professora Inocência Mata e a Organização da Rosa de Porcelana Editora vai contar com sessões de elogio oficiadas respetivamente pelo poeta José Luiz Tavares e pelo filósofo senegalês Hamidou Kassé, conforme nota de imprensa.

 A IV edição do FLMSal, além de escritores e professores cabo-verdianos, conta ainda com a presença de autores, estudiosos e investigadores da Alemanha, Brasil, Itália, Portugal e Senegal.

Actividades programadas

O evento conta com sessões científicas, palestras; sessões de diálogos temáticos (Reflexões e Debates); exposição de livros e de artes plásticas; exibição de documentário; leituras diversas e encontros com estudantes da ilha.

De entre as palestras programadas, o poeta, escritor e ex-Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca vai proferir “Arménio Vieira, João Vário e Mário Fonseca: poetas que são literatura-mundo” .

Abertura

A abertura da IV edição do FLMSal no próximo dia 16 de junho vai ser presidida pelo actual Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves.

As actividades decorrem sobretudo no auditório do Hotel Belorizonte, para além de visitas de escritores ao Complexo Educativo Manuel António Martins e ao Colégio das Letrinhas.

Tradição Oral, Ponto Focal deste ano

Tal como nas edições anteriores, o festival realiza algumas atividades de extensão este ano, a começar pela cidade da Praia, numa parceria com a Universidade de Cabo Verde, o Camões -Centro de Língua Portuguesa na Cidade da Praia e a Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa.

Vários convidados estarão na capital para a “tematização” da Literatura-Mundo, tomando como ponto focal a tradição oral.

Prevê-se ainda uma extensão em Itália, com o protocolo e a programação ainda por ultimar com uma universidade italiana.

Transformar Sal numa “Ilha Literária”

De relembrar que o FLMSal, projeto criado por Filinto Elísio, José Luís Peixoto, Márcia Souto e Patrícia Pinto, cujo a primeira edição aconteceu em 2017, tem por objectivo, ajudar a consolidar a ilha do Sal como centralidade literária em Cabo Verde e inscrevê-la como Ilha Literária reconhecida internacionalmente.

Isto, além de promover a reflexão e o debate sobre o tema da Literatura-Mundo, pleitear o alargamento dos Cânones Literários face aos plurais e diversos fazeres literários internacionais e, através de parcerias e redes de contactos, fazer circular e dialogar autores e suas obras numa plataforma externa alargada.

PUB