Paraguay

3 dicas infalíveis para lidar com a pele no isolamento social

Com o aumento de casos de covid-19, novas medidas de lockdown foram tomadas em diversas capitais do país. Desta forma, os longos períodos de reclusão, como o que estamos vivendo, acabam abalando o emocional, causando um estresse que impacta diversas áreas do corpo, principalmente a pele.

“A mudança no estilo de vida deste período e o estresse provocado pela quarentena acaba refletindo na saúde da nossa pele, sendo um gatilho para algumas dermatoses. Além disso, o uso das máscaras faciais também contribui para a piora de algumas lesões cutâneas, como acne e rosácea”, afirma Dra Paula Voltarelli, médica dermatologista da Clínica MV Dermatologia, em São Paulo.

Para melhorar essa área do corpo, confira dicas essenciais para manter a pele – e a mente – um pouco mais saudável:

1. Mantenha uma rotina

Um dos grandes segredos de manter a pele bonita e a mente sã é manter uma rotina saudável. Mantenha horários regulares para dormir e acordar, evitando se deixar levar pela madrugada. “O segredo de uma pele jovem e radiante começa com o sono, passa pela alimentação balanceada, por exercícios físicos e é complementada com uma rotina básica de skincare”, afirma Dra Paula.

“O ideal é que se mantenha o passo a passo de cuidados com a pele, com a limpeza, hidratação e, claro, o filtro solar. O ideal é manter a sua aplicação mesmo para ficar dentro de casa, para proteger da radiação indireta de janelas e varandas. Preferencialmente, opte pelo uso de filtros que também protejam da luz azul dos aparelhos eletrônicos”.

2. Garanta sua vitamina D

Ficar em casa significa, quase sempre, limitar a exposição à luz solar e, com isso, reduzir a síntese de vitamina D, que é fundamental para o bom funcionamento do nosso sistema imune – nosso sistema de defesa.

Seguindo as recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a Dra. Paula orienta a exposição solar direta de áreas cobertas, como pernas, costas, barriga, ou ainda palmas e plantas, por 5 a 10 minutos todos os dias. Se morar em apartamento, aproveite a varanda ou uma área em que bata sol em casa ou no apartamento, sem esquecer, novamente, do protetor solar.

“A síntese de vitamina D depende de doses muito baixas de UVB em pequenas áreas do corpo, por isso não é necessário deixar de passar o filtro solar, especialmente em áreas nobres, como o rosto. O protetor solar deve ser usado diariamente para prevenir queimaduras solares, câncer de pele, manchas e fotoenvelhecimento”, comenta.

3. Evite excessos

A ansiedade é um dos maiores transtornos psicológicos relatados nessa fase, em todo o mundo. “Sabemos que um dos gatilhos para buscarmos uma alimentação não saudável está no aumento da ansiedade. Alimentos como doces, carboidratos e ricos em gordura tendem a provocar uma sensação imediata de bem-estar, algo que buscamos quando nos sentimos estressados”, explica a dermatologista.

Além disso, com a Páscoa, aumentamos a ingestão de chocolates e isso acaba sendo uma “bomba” para o corpo e, claro, para a pele, favorecendo a piora da oleosidade e o aparecimento da acne em pessoas predispostas. “A dica aqui é simples: equilíbrio. Encontre maneiras de curtir as delícias deste momento sem exageros. O chocolate amargo possui menos açúcar que o chocolate ao leite, além de ser rico em antioxidantes e promover maior sensação de saciedade”, orienta.

Se ainda você não resistir e exagerar na alimentação e no chocolate, algumas estratégias rápidas de skincare podem ajudar para que sua pele “sofra” menos. “As máscaras faciais são interessantes para ajudar nessa recuperação, mas sem deixar de lado a rotina habitual de autocuidado. Máscaras purificadoras como a de chá verde, revitalizantes como as feitas com mel, e cheias de antioxidantes, como a de açaí, são ótimas para dar revitalizar e acalmar a pele nessa fase”, afirma Paula.

Consultoria: Dra Paula Voltarelli, médica dermatologista da Clínica MV Dermatologia, em São Paulo e FOREO.

Football news:

Griezmann spoke with Hamilton and visited the Mercedes boxes at the Spanish Grand Prix
Barcelona feels that Neymar used it. He said that he wanted to return, but extended his contract with PSG (RAC1)
Aubameyang to the Arsenal fans: We wanted to give you something good. I am sorry that we could not
Atletico did not lose at the Camp Nou. Busquets' injury is the turning point of the match (and the championship race?)
Verratti injured his knee ligaments in PSG training. Participation in the Euro is still in question
Neymar's contract in one picture. Mbappe wants the same one
Manchester United would like to sign Bellingham in the summer, not Sancho. Borussia do not intend to sell Jude