Paraguay
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Campo Grande é eleita pela quarta vez a ‘Cidade Árvore do Mundo

As ações de preservação, inovação, manejo e proteção das Florestas Urbanas desenvolvidas pela Prefeitura Municipal oportunizaram pela quarta vez consecutiva o reconhecimento de Campo Grande como uma “Tree City of de World”, em tradução livre “Cidade Árvore do Mundo”, título concedido anualmente pela Arbor Day Foundation e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU).

Para permanecer como integrante na rede de Cidades Árvores do Mundo é necessário atender a cinco padrões que ilustram o compromisso de cuidar de suas árvores e florestas, os quais tem por objetivo conectar cidades ao redor do mundo em uma nova rede dedicada a compartilhar e adotar as abordagens mais bem-sucedidas para o manejo de árvores e florestas urbanas.

Mais do que nunca, árvores e florestas são um componente vital de comunidades saudáveis, habitáveis ​​e sustentáveis ​​em todo o mundo para a rede. O programa Tree Cities of the World está empenhado em inspirar cidades a cuidar e celebrar a copa das árvores urbanas.

A prefeita Adriane Lopes destaca o trabalho realizado pela gestão em prol da preservação e manejo da arborização “Campo Grande passou a ser referência mundial como uma cidade biofílica; que possibilita aos seus habitantes maior integração com a natureza e compromete-se com seu cuidado. É com imensa alegria que recebemos essa notícia, esse reconhecimento é o resultado do trabalho de todos os servidores que atuam diariamente na preservação das nossas florestas, bem como dos cidadãos que defendem a permanência das árvores em seus quintais e avenidas”.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Kátia Sarturi, enfatizou o apoio da população e os esforços da administração municipal nas ações voltadas à arborização “Muito além de preservar e manter nossas florestas urbanas, também investimos na capacitação dos nossos técnicos, estamos revisando nossas legislações e modernizando nossos procedimentos. Para nós da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, esse reconhecimento nos ajuda a permanecer motivados a trabalhar incessantemente para manter esse status, a continuar integrando essa rede mundial de excelência em arborização”.

O reconhecimento não tem relação apenas com a quantidade de árvores existentes na cidade e sim com a forma como a cidade planeja, realiza e mantém a gestão de suas florestas urbanas.

Dentro do conceito de Florestas Urbanas estão contemplados: a arborização urbana; o sistema de parques e áreas verdes; as áreas de preservação permanente; os remanescentes de vegetação nativa; os bosques e as formações de maciços vegetais secundários.

Para permanecer na rede, a cidade deve comprovar anualmente que cumpre os requisitos exigidos pelas instituições e nesta edição 168 cidades, de 21 países foram reconhecidas ao lado de Campo Grande, integrando uma importante rede global que lidera o caminho em silvicultura urbana e comunitária. No Brasil o número saltou de oito para 20 cidades que receberam o reconhecimento. Um crescimento de 250%.