Paraguay
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Ciclone-bomba avança do RS para outras regiões do país a partir desta sexta-feira

A chegada de uma intensa frente fria nesta sexta-feira (31) no Rio Grande do Sul, vai gerar impacto em diversas regiões do país. Conforme o Climatempo, o sistema que começa espalhando fortes chuvas já pelo Estado gaúcho está em rápido deslocamento e conta com um ciclone extratropical com possibilidade de formação de um ciclone bomba.

O fenômeno deve se intensificar até o início deste sábado, 1º de abril, ampliando o alerta para intensas tempestades no Sul e Sudeste do País.

De acordo com o Climatempo, o ciclone bomba é um fenômeno meteorológico caracterizado por um ciclone extratropical intenso com ventos muito fortes, que pode causar estragos e danos materiais. “Recebe esse nome por conta da rápida queda de pressão atmosférica que ocorre no centro do ciclone, causando um ‘efeito bomba’. O ciclone bomba pode ocorrer em diversas regiões do País, especialmente no Sul e Sudeste”, afirma.

No sábado, o sistema frontal, constituído pelo ciclone e pela frente fria, avança para a costa do Sudeste, e, até domingo, atinge São Paulo e Rio de Janeiro, levando chuva forte, especialmente no período da tarde. Há previsão de ventanias e grande aumento no nível do mar, que deve ficar agitado.

A chegada desta nova frente fria também impacta em outras regiões já nesta sexta-feira, último dia do mês de março, de acordo com a Climatempo.

“O ar quente e úmido predomina sobre o Norte, parte do Nordeste e do Centro-Oeste e facilita a formação das nuvens de chuva. A ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) aumenta a chuva na costa Norte do Brasil”, afirma a empresa de meteorologia.

O fenômeno pode provocar ainda ventania e grande subida de mar no litoral do Sul do país neste sábado e de São Paulo e do Rio até domingo.

Neste fim de semana, a chuva associada à passagem do sistema frontal também tende a ser intensa em todo leste dos Estados do Sul, de São Paulo e Rio de Janeiro, de acordo com a empresa de meteorologia.

Em razão da entrada da massa de ar frio que vem na retaguarda do sistema frontal, as temperaturas tendem a diminuir no centro-sul do País no domingo.

Defesa Civil de SP prorroga Operação Chuvas de Verão

A Defesa Civil do Estado paulista prorrogou até 15 de abril o fim da Operação Chuvas de Verão, devido à previsão de uma frente fria na primeira quinzena do mês, que pode provocar fortes chuvas em todas as regiões.

A operação teve início em 1º de dezembro de 2022 e terminaria nesta sexta-feira. A decisão foi tomada em conjunto com todos os coordenadores e diretores das Defesas Civis estaduais e regionais, IPA (Instituto de Pesquisa Ambiental) e IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológica).

“Entendemos que é importante termos a plena condição de darmos pronta resposta aos municípios diante de alguma ocorrência em virtude das chuvas”, afirmou o coronel PM Henguel Ricardo Pereira, coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil.

Até o momento, durante a operação, foram registradas 400 ocorrências, que resultaram em 98 mortes, cinco pessoas desaparecidas, 58 feridas, 20.025 desalojados e 3.410 desabrigados.

R7