Paraguay
This article was added by the user . TheWorldNews is not responsible for the content of the platform.

Com temor global e eleição presidencial, dólar fecha cotado a R$ 5,396

O dólar comercial fechou em alta de 0,86%, cotado a R$ 5,396 na sessão desta quinta-feira (29), com investidores ainda temendo possível recessão global, enquanto a aproximação do primeiro turno das eleições presidenciais no Brasil colaborava para a cautela.

Investidores alertavam para a possibilidade de volatilidade devido à formação da Ptax —taxa de câmbio calculada pelo Banco Central usada como referência para operações financeiras — de fim de mês, que acontecerá na sexta. Esse evento tradicionalmente traz instabilidade às negociações, conforme operadores tentam direcionar a taxa a níveis mais interessantes para suas posições.

Além do dólar, o cenário do outro lado do Atlântico também é desafiador, com a inflação crescente na zona do euro forçando o BCE (Banco Central Europeu) a aumentar os custos dos empréstimos acentuadamente mesmo diante de uma desaceleração econômica, enquanto, no Reino Unido, um polêmico pacote fiscal do governo recentemente abalou os mercados financeiros.

No Brasil, todos os holofotes estavam sobre a reta final da corrida eleitoral. Investidores aguardam o debate entre os candidatos à Presidência que será promovido pela TV Globo nesta noite, após a divulgação de nova sondagem Datafolha.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem mostrado vantagem nas pesquisas de intenção de voto, com chances de conquistar a vitória já no primeiro turno, no próximo domingo, apontam institutos de pesquisa.

“Independentemente de quem ganhar, há muita incerteza sobre a política econômica dos principais candidatos, o que ajuda a exacerbar a cautela de investidores diante do cenário externo já difícil”, disse à Reuters Gustavo Sung, economista-chefe da Suno Research.

Ibovespa fecha em queda

Já o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), fechou em queda na sessão de hoje. A Bolsa encerrou o pregão caindo 0,73%, aos 107.664,35 pontos.

Durante a sessão desta quinta-feira, as ações da Azul (AZUL4), Gol (GOLL4) e Americanas (AMER4) figuraram entre as maiores baixas do dia.

*Com Reuters